A produção em série do novo Peugeot 208 já arrancou na fábrica de El Palomar, de onde vai começar a sair aquele que é o primeiro veículo a entrar em produção após uma vasta transformação industrial operada naquela unidade de produção na Argentina, a qual se tornou numa das unidades mais inovadoras do Groupe PSA. Estamos assim perante aquele que é o primeiro veículo, na América Latina, a utilizar a plataforma CMP, a mais recente e uma das mais modernas do Groupe PSA a nível mundial através da qual chega à Europa este novo Peugeot 208, um modelo distinguido com o troféu "Carro do Ano 2020" que se revela como um automóvel inovador no segmento das berlinas compactas.

A produção em série do novo Peugeot 208 na fábrica de El Palomar, na Argentina, já arrancou. Trata-se de um dos mais importantes lançamentos da história da marca, quer na Argentina, quer na América Latina. Estamos assim perante o novo Peugeot 208, um automóvel global cujo lançamento foi anunciado no âmbito do plano de crescimento sustentável "Push to Pass", que se prolonga até 2021. O seu lançamento na Argentina marca a estreia local (América Latina) da plataforma CMP (Common Modular Platform), a nova plataforma modular e multi- energias dedicada à produção de veículos urbanos compactos (segmento B), de berlinas de acesso à gama e de gama média (segmento C), bem como SUV compactos. Esta plataforma constitui um importante elemento de diferenciação, pois confere ao novo Peugeot 208 níveis de desempenho, robustez e conforto que resultam numa experiência de condução única.

Peugeot 208 A04

Peugeot 208 A01

Entre os equipamentos que caracterizam o novo Peugeot 208 – amplamente elogiado pela imprensa mundial e eleito "Carro do Ano 2020" na Europa - estão a sua tecnologia de bordo de última geração, que inclui uma nova geração do Peugeot i-Cockpit com painel de instrumentos elevado 3D e uma gama de ajudas à condução, sem precedente no segmento das berlinas compactas.

“O novo Peugeot 208 resulta de um trabalho intenso das nossas equipas, em estreita colaboração com o setor de peças para automóveis e com os nossos parceiros sociais. Este lançamento marca uma nova era para o Groupe PSA na América Latina, reafirmando o nosso compromisso com a região, os parceiros sociais e os nossos colaboradores. Vamos continuar a investir com o objetivo de oferecer aos nossos clientes uma gama de produtos cada vez mais modernos e tecnológicos. Para nós, este compromisso é a longo prazo e projeta-se no futuro”, declarou Patrice Lucas, presidente e membro do Conselho Executivo do Groupe PSA América Latina. 

Ao longo dos últimos anos, cerca de 600 colaboradores trabalharam em conjunto, na América Latina e na Europa, no desenvolvimento deste projeto, com mais de 8.000 horas consagradas à formação de equipas de produção e cerca de 620.000 horas de trabalho para desenvolvimento do projeto. Além disso, o modelo foi sujeito a mais de 1,5 milhões de quilómetros de testes em diversos países, como Argentina, Brasil, Alemanha, Áustria, Espanha, França e Suécia.

Peugeot 208 A02

Peugeot 208 A03

Desde 2016, e com um investimento de 320 milhões de dólares, o centro de produção de El Palomar teve uma transformação importante que o tornou numa "fábrica de excelência", em termos industriais, em linha com os padrões do Groupe PSA. 

Vários fornecedores foram também integrados no local, tornando os processos de produção ainda mais eficientes. Esta adaptação possibilitou o fabrico de produtos cada vez mais competitivos, como o novo Peugeot 208 na plataforma global CMP, e o enfoque na execução de processos destinados a aumentar a robustez e o desempenho de um produto sofisticado, com tecnologia de ponta, indo ao encontro das expetativas dos clientes.

“A transformação do centro de produção de El Palomar envolveu a otimização e a renovação de muitos dos nossos processos, aumentando os níveis de qualidade exigidos pela nova plataforma CMP. Ao mesmo tempo, exigiu a recolocação de alguns fornecedores no interior da nossa unidade industrial, o que aumentou a eficiência das nossas operações e da logística. O novo Peugeot 208 e a plataforma CMP trouxeram uma revolução para a fábrica de El Palomar, que agora se situa entre as melhores do grupo a nível mundial", afirmou Jean Mouro, vice-presidente sénior de operações do Groupe PSA Monozukuri para a América Latina.

©LusoMotores

Pin It