A fábrica de Bremen da Mercedes-Benz celebra um aniversário especial – 9 milhões de veículos produzidos, tendo este número sido alcançado por um EQC, um modelo Mercedes-Benz da família de veículos elétricos. O EQC é um dos dez modelos que são produzidos nestas instalações.

No seio da rede de produção global da divisão Mercedes-Benz Cars, Bremen é o centro de competências para a produção mundial do Classe C, que tem sido o modelo com maior volume de produção da Mercedes-Benz durante mais de dez anos. Bremen é também a fábrica responsável pela produção global do GLC. Com uma flexível produção de veículos com diferentes variantes de cadeias cinemáticas, a fábrica de Bremen contribui para a eficiência e a produtividade de toda a rede de produção.

A história da fábrica de Bremen da Mercedes-Benz começou há mais de 40 anos. A produção de veículos ligeiros de passageiros Mercedes-Benz em Bremen começou em fevereiro de 1978 com a variante Station da série de modelos 123. Desde então, a fábrica já lidou com sucesso 25 arranques de produção de veículos e prossegue a longa tradição de fabrico de automóveis na cidade Hanseática. Até hoje, os trabalhadores da fábrica de Bremen foram distinguidos pela sua elevada experiência em arranques de produção e integração flexível de novos modelos. 

O EQC foi o primeiro veículo puramente elétrico a ser integrado na produção contínua em 2019. É produzido nestas instalações na mesma linha de produção utilizada no fabrico das variantes Classe C Limo e Station, bem como dos modelos GLC e GLC Coupé. Isto só foi possível porque a divisão Mercedes-Benz Cars investiu desde cedo em equipamento tecnologicamente avançado com soluções pioneiras da indústria 4.0, em toda a rede de produção.

Com uma força de trabalho superior a 12,500 colaboradores, a fábrica de Bremen da Mercedes-Benz é o maior empregador privado da região.

Conversão bem-sucedida da produção do Classe E

A fábrica de Bremen também demonstrou total flexibilidade durante o último arranque de produção. A conversão da produção da intensamente renovada série de modelos do novo Classe E ocorreu em julho de 2020. Em Bremen são produzidos os modelos Mercedes-Benz Classe E Coupé e Cabriolet. Neste caso, a flexibilidade também é um fator fundamental de sucesso.

O Classe E é produzido numa linha de montagem juntamente com o Classe C Coupé e o Classe C Cabriolet, num processo que utiliza tecnologias inovadoras e sofisticadas: um dos exemplos é a gestão digital do chão de fábrica, que permite monitorizar os dados atuais de produção em tempo real. O sistema Quality Live permite aos colaboradores verificarem a qualidade de cada veículo em tempo real numa interface do utilizador claramente organizada e estruturada.

O sistema Quality Live e a gestão digital do chão de fábrica são componentes do ecossistema digital de produção MO360 da divisão Mercedes-Benz Cars. A vantagem reside no facto do MO360 possibilitar um significativo aumento da eficiência. 

Mercedes Benz Bremen 01

Sobre a fábrica de Bremen da Mercedes-Benz

Atualmente estão a ser produzidos dez modelos na fábrica: Classe C Limousine, Station, Coupé e Cabriolet; Classe E Coupé e Cabriolet; os modelos SUV GLC, GLC Coupé bem como o SL Roadster e o EQC. Mais de 360,000 veículos foram produzidos em Bremen no ano de 2019.

Na qualidade de centro de competências para o fabrico do Classe C, a fábrica de Bremen da Mercedes-Benz controla a produção das séries de modelos Mercedes-Benz com maior volume de produção, de todas as fábricas da empresa espalhadas pelo mundo. A produção do GLC também é controlada a partir de Bremen na qualidade de principal fábrica de produção. Os veículos "Fabricados em Bremen" abrangem toda a gama de cadeias cinemáticas inteligentes – desde veículos convencionais equipados com motor de combustão interna, híbridos plug-in, até aos veículos elétricos.

LusoMotores

Pin It