A Suzuki apresentou o novo Swace, uma elegante e versátil station wagon com um design atlético a prometer, segundo o construtor, um suave e estável conforto de condução e um avançado desempenho híbrido. Estamos assim perante o Suzuki Swace, o segundo veículo a ser fornecido à Suzuki pela Toyota Motor Corporation sob um acordo de colaboração entre as duas empresas e cujas vendas deverão começar a ser efectivas para o mercado da Europa já no Inverno deste ano.

Sobre este novo Suzuki Swace, a marca reclama a presença de um estilo exterior dinâmico e atlético para um modelo concebido com um centro de gravidade baixo, destacando-se o Swace pela sua ampla atitude, onde sobressaem as linhas da carroçaria a fluir para a traseira do veículo, combinadas com uma frente desportiva com faróis de LED de dois feixes afiados e uma grande grelha dianteira em formato de favo de mel.

Suzuki Swace 02

Suzuki Swace 03

Suzuki Swace 04

Desenvolvido a pensar no conforto e na funcionalidade, o interior pretende oferecer uma sensação de espaço aberto e confortável, e uma generosa capacidade de bagagem para se adequar a uma variedade de estilos de vida e de necessidades lúdicas. Já em relação ao desempenho dinâmico, ao oferecer uma distribuição de potência ideal entre o motor elétrico e o motor de acordo com as condições de condução, o sistema híbrido fornece uma estimulante aceleração de resposta direta, enquanto mantém um baixo consumo de combustível e de emissões de CO2.

Estilo exterior dinâmico e atlético

O design exterior do Swace visa combinar o estilo estável e funcional de uma wagon com uma estética desportiva. Para tal, a sua postura de proporções compactas da parte superior do corpo e os pára-choques alargados transmitem estabilidade na estrada, enquanto que as linhas dinâmicas fluindo para trás nas janelas e ombros dão uma impressão de um verdadeiro atleta.

O design exclusivo da dianteira está centrado em torno dos faróis de LED de dois feixes e da grande grelha hexagonal em formato de favo de mel. Os faróis e a grelha superior são colocados em uma única curva contínua para uma aparência ampla e desportiva, enquanto que o pára-choques, a grelha inferior e a moldura do farol de nevoeiro são posicionadas próximas do solo, enfatizando ainda mais as suas proporções compactas.

Suzuki Swace 07

Suzuki Swace 12

Outras características exteriores incluem as barras de tejadilho integradas para uma montagem simples do suporte de tejadilho, uma porta traseira esculpida construída em resina leve para aumentar a economia de combustível e jantes de liga leve de 16 polegadas desportivas e sofisticadas.

O Suzuki Swace irá estar disponível em sete cores diferentes – Branco Pérola Cristal, Branco Superior, Prata Precious, Preto Mica, Azul Escuro Mica, Castanho Phantom Metalizado e Óxido Bronze Metalizado.

Funcionalidade e versátil design interior

No interior do habitáculo, a abordagem "menos é mais" foi adotada para este Suzuki Swace, com um design elegante e simples que se concentra no espaço, conforto e funcionalidade.

Contribuindo para uma sensação de amplitude dentro do interior, está um painel de instrumentos projetado com linhas contínuas que fluem dinamicamente para o acabamento das portas. Um revestimento dos bancos macio e detalhes cromados ou prateados em todo o interior pretendem destacar a qualidade geral e a sua elegância.

Suzuki Swace 15

Suzuki Swace 16

Ainda no habitáculo, o Swace está equipado com um sistema de áudio multimédia assente sobre um ecran de oito poleagadas com rádio AM/FM/DAB, função Bluetooth e comandos no volante. O sistema é compatível com Apple CarPlay para iPhone, bem como Android Auto e MirrorLink para smartphones compatíveis.

Uma base Qi wireless está disponível na consola frontal para carregar smartphones, em conjunto com dois terminais USB e um terminal AUX de fácil acesso quer para o condutor quer para o passageiro.

Em destaque no interior estão também os bancos e volante aquecidos, um sistema de ar condicionado S-Flow com deteção de ocupantes e iluminação ambiente em todo o habitáculo.

O construtor destaca ainda a propósito do habitáculo deste novo Suzuki Swace o facto do habitáculo proporcionar versatilidade e conforto, indo ao encontro do estilo de vida ativo quer do condutor, quer dos passageiros. Com uma generosa distância de 928mm entre os bancos dianteiros e traseiros, o espaço para as pernas nos bancos traseiros surge como um dos melhores da sua classe.

Suzuki Swace 14

Suzuki Swace 13

Convenientes espaços de armazenamento podem ser encontrados em todo o habitáculo, disponibilizando um amplo espaço para pequenos itens, como telefones e bebidas, em todo o seu interior.

Capacidade da bagageira de 596 litros

Uma ampla bagageira, de 596 litros, oferece espaço para uma variedade de bagagens ou itens recreativos. Para uma maior versatilidade, o tampo inferior pode ser colocado numa posição mais baixa para guardar objetos com maior altura, sendo também reversível com uma parte traseira de resina que pode ser usada para guardar itens molhados ou sujos.

Rebatendo os bancos traseiros, o compartimento pode ser facilmente expandido para um espaço totalmente plano. O compartimento da bagageira esta equipado com auto iluminação e um acessório DC12V para uma maior conveniência.

Suzuki Swace 22

Suzuki Swace 21

Motorização... Hybrid performance

Na apresentação deste Suzuki, o construtor destaca o facto do sistema híbrido do Swace combinar um motor elétrico potente com um motor a gasolina de 1,8 litros projetado exclusivamente para utilização com o sistema híbrido, proporcionando uma sensação de direção perfeita com aceleração potente, bem como uma asssinalável economia de combustível e baixas emissões.

O sistema híbrido conduz o Swace de forma otimizada com o motor térmico, o motor elétrico, ou ambos, dependendo das condições de condução.

Aproveitando o seu motor de elevado rendimento e a grande capacidade da bateria, o Swace é equipado com uma função de modo de direção EV, sendo que neste modo o veículo é movido exclusivamente pelo seu motor com energia fornecida pela bateria.

O modo EV pode ser usado para distâncias curtas sem ter que se preocupar com ruído ou emissões, especialmente em áreas residenciais de manhã cedo, à noite ou em garagens e estacionamentos internos.

Suzuki Swace 17

Suzuki Swace 20

Conforto de condução

A Suzuki garante para este Swace uma direção suave, com um manuseamento estável e ágil, um centro de gravidade baixo e uma suspensão bem ajustada. O capô baixo e a colocação da bateria híbrida sob os assentos traseiros pretendem ajudar a conseguir o seu centro de gravidade baixo, reduzindo a oscilação da carroceria nas curvas, melhorando a estabilidade e contribuindo para uma condução suave e fácil.

A suspensão dianteira MacPherson e a suspensão traseira tipo braço duplo foram projetadas para oferecer excelente estabilidade e conforto de direção. A função de seleção do modo de direção permite ao condutor escolher entre três modos de direção de acordo com a sua preferência ou necessidades de condução.

Suzuki Swace 18

Suzuki Swace 24

A função de seleção do modo de direção permite que o condutor ajuste o desempenho do veículo para se adequar às condições de condução, encontrando-se o Suzuki Swace equipado com três modos — Normal, ECO ou Sport –, respectivamente para um equilíbrio ideal entre conforto de condução, estabilidade e economia de combustível visando uma condução normal, para ajudar o condutor a acelerar de forma mais ecológica e aumentar a economia de combustível por meio de uma resposta mais gradual do acelerador e uso reduzido do ar-condicionado, útil numa condução mais citadina, e ainda para se tornar capaz de controlar o sistema híbrido para fornecer aceleração rápida e potente, sendo adequado para quando se pretende uma rápida e ágil resposta, como em estradas sinuosas.

O novo Suzuki Swace surge equipado também com sistemas de segurança avançados, permitindo nomeadamente o sistema S-IPA de assistência ao estacionamento inteligente, também o sistema PCS que auxilia a prevenir colisões com outros veículos, peões e ciclistas monitorizando a estrada mediante um radar de onda milimétrica e uma câmara monocular, aplicando assistência à travagem e travagem automática se necessário.

Conta ainda esta proposta da Suzuki com assistente de faixa (LTA) para assistir o condutor perante uma saída não intencional da faixa numa via rápida ou numa via pública marcada, assistente de sinais de trânsito (RSA), controle de velocidade dinâmico (DRCC), deteção de Ângulo morto (BSM), alerta de tráfego posterior (RCTA) que ajuda o condutor a evitar colisões ao sair de um estacionamento, sistema eCall que alerta os serviços de emergência caso o Swace se envolva num acidente de trânsito, permitindo uma mensagem telefónica que inclui a localização precisa do veículo.

Suzuki Swace 25

Suzuki Swace 26

LusoMotores

Pin It