Para quem quiser apostar na competição enquanto cliente Opel, está pronto a correr já na temporada de 2021 o novo Opel Corsa Rally4, um modelo que teve já oportunidade de impressionar durante os testes realizados em França e que sucede ao vitorioso Adam R2. Com este novo Corsa Rally4, a Opel pretende dar início a um novo capítulo de uma bem sucedida história da competição automóvel, fazendo-o através de um modelo projetado para clientes que pretendam disputar ralis de âmbito nacional e internacional, surgindo na esteira do Adam R2.

Para aqueles que estão menos familiarizados com o automobilismo desportivo será bom recordar que o Opel Adam R2 serviu à marca germânica para a conquista de quatro títulos europeus de ralis consecutivos da categoria júnior, entre 2015 e 2018. Aliás, desde a sua estreia, em 2014, o Opel Adam R2 obteve mais de 220 vitórias na sua classe, 530 pódios e 32 títulos em diversos campeonatos nacionais.

Agora, em relação ao Opel Corsa Rally4, estamos perante um modelo desenvolvido segundo o regulamento técnico da categoria “Rally4”, a qual substitui a classe “R2”, e ao invés do motor ‘atmosférico’ de quatro cilindros que equipava o Adam R2, estamos no Corsa Rally4 perante um bloco 1.2 Turbo, a gasolina, com três cilindros, baseado no motor de produção em série dotado de uma gestão eletrónica Magneti Marelli, alcançando a potência de 208 cv e 290 Nm de binário máximo.

Opel Corsa R4 001

Opel Corsa R4 002

Opel Corsa R4 003

A tração é feita às rodas dianteiras, através de um diferencial autoblocante ajustável, de três vias e uma caixa sequencial de cinco velocidades. Específica para ralis, a suspensão recorre a molas Eibach e amortecedores Öhlins, sendo totalmente ajustável.

Entretanto, após vários meses de desenvolvimento, a Opel Motorsport e a PSA Motorsport realizaram, ao longo das últimas semanas, no sul da França, um conjunto adicional de testes, mais exigentes, com o Corsa Rally4, somando mais de mil quilómetros em estradas de terra e asfalto sob diferentes condições. Os pilotos Yoann Bonato e Marijan Griebel, encarregados dos testes, ficaram impressionados com o desempenho da nova máquina de competição, tendo Griebel dado nota alta à nova máquina: “O Corsa Rally4 é muito fácil de pilotar, reage bem às alterações de afinações e dá imediatamente muita confiança. Com uma distância entre eixos mais longa, o Corsa é mais estável em curvas rápidas do que o Adam R2, mantendo-se muito ágil.”

“O motor sobrealimentado é ótimo, sentindo-se toda a sua força, especialmente em subidas. Graças ao binário mais elevado e a uma faixa de rotação muito mais ampla, o condutor tem de recorrer menos à caixa de velocidades do que num modelo ‘atmosférico’ equivalente. A tração também é muito boa. Em resumo, o Corsa Rally4 é um carro de ralis rápido e eficaz. Os testes foram muito produtivos”, acrescentou Marijan Griebel.

Opel Corsa R4 005

Opel Corsa R4 006

Opel Corsa R4 007

A homologação do Opel Corsa Rally4 está agendada para o próximo dia 1 de dezembro, devendo começar logo depois a produção das unidades destinadas a clientes por forma a poderem ser abertas as encomendas. “Os nossos clientes poderão contar com um carro de ralis rápido e fiável, à semelhança do Adam R2”, afirmou o Diretor da Opel Motorsport, Jörg Schrott, segundo o qual este Corsa Rally4 “foi também desenvolvido levando em conta a necessidade de se obterem os menores custos de utilização possíveis, minimizando-se, assim, as necessidades orçamentais das equipas, e garantindo uma ótima relação preço/performance.”

Com a revelação do preço deste Opel Corsa Rally4 a ser prometida para mais tarde, sabe-se para já que o Corsa Rally4 irá representar o segundo nível de promoção conjunta entre a Opel e a ADAC na promoção de jovens talentos. A ação iniciar-se-á através da ADAC Opel e-Rally Cup, onde os melhores talentos poderão progredir para o ADAC Opel Rally Junior Team, acedendo ao “cockpit” de um Opel Corsa Rally4. Os pilotos poderão, depois, ambicionar aceder a um exigente programa internacional, no qual poderão continuar a estruturar a sua carreira e desenvolvimento enquanto pilotos.

 Opel Corsa Rally4 – Características Técnicas

Motor:

Três cilindros, Turbo, EB2

Cilindrada:

1199 cm3

Diâmetro x curso:

75.0 x 90.5 mm

Opel Corsa R4 008

Gestão do motor:

ECU Magneti Marelli, injeção direta

Potência máxima:

~ 208 cv (153 kW) às 5450 rpm

Binário máximo:

290 Nm @ 3000 rpm

Opel Corsa R4 009

Transmissão:

Tração às rodas da frente, caixa de cinco velocidades sequencial Sadev, diferencial autoblocante de três vias, embraiagem de duplo disco cerâmico (183 mm)

Travões:

Discos ventilados de 330 mm à frente, com pinças de quatro pistões (290 mm para pisos de terra). Discos traseiros de 290 mm, com pinças de dois pistões. Travão de mão hidráulico do tipo “fly-off”

Suspensão:

Molas Eibach e amortecedores Öhlins reguláveis

Opel Corsa R4 010

Jantes:

7 x 17 polegadas à frente, 6 x 15 polegadas atrás

Chassis:

Carroçaria de baixo peso, com roll-bar soldado. Proteções para motor e caixa de velocidades. Extintor de incêndio. Sistema de abertura exterior para capô e tampa da bagageira. Anéis de reboque

Sistema elétrico:

Display XAP com “Datalogger”, “Tripmaster”, faróis adicionais de longo alcance

Opel Corsa R4 012

Dimensões:

Comprimento: 4065 mm; Largura: 1727 mm; Distância entre eixos: 2550 mm

Peso:

1080 kg (de acordo com o regulamento Rally4)

LusoMotores 

Pin It