Modelos vencedores entre as propostas, a gama do Fiat Tipo — 4 e 5 portas e Station Wagon — acaba de ser completamente renovada e ampliada com o “Novo Tipo Cross”, o crossover que faltava, pleno de emoção, com uma imagem inconfundível e dinâmica, resultando em uma proposta automóvel ideal para jovens e para famílias. Depois, e para esta gama, o destaque de um novo pacote de motores mais ecológicou e com melhores performances.

O Fiat Tipo foi assim renovado, surgindo com uma remodelação completa da gama, novo design – mais atraente, mais jovem e mais dinâmico –, mais tecnologia e motores com melhores performances e mais amigos do ambiente, numa gama que se desenvolve em torno de dois temas: “Life”, com três níveis de equipamento – Tipo, Life e City Life, disponíveis em três variantes de carroçaria (4 Portas, 5 Portas e Station Wagon) – e “Cross”, com dois níveis de equipamento – City Cross e Cross, uma variante crossover na carroçaria de 5 Portas.

Esta aposta surge na sequência do sucesso conseguido pelo versátil e cativante Panda Cross, variante que assumiu o papel de chave estratégica para o sucesso do modelo em toda a Europa, dotado de um visual ‘crossover’ que aproximou o Panda de um novo cliente-alvo, mais jovem, que procura uma viatura que, além de funcional, ideal para a cidade, pudesse ser também irreverente e com design contemporâneo. Esta mesma estratégia foi agora adotada para o Fiat Tipo, com a ampliação da respetiva família através do desenvolvimento do novo Fiat Tipo Cross em torno deste conceito, surgindo assim o novo crossover Tipo, também ele dirigido a um novo público-alvo, mais abrangente no que se refere a idade, preferências estéticas e exigências de mobilidade.

Logótipo em destaque e luzes “full LED”

No novo visual do Fiat Tipo o primeiro destaque vai para o logótipo, numa frente definida por um conjunto óptico completamente redesenhado, agora “full LED”, característica presente à frente mas também na retaguarda que, além de realçar as linhas da viatura, confere um visual mais moderno e aumenta a segurança ativa e passiva. Graças à melhor visibilidade proporcionada e em linha com a procura de melhor sustentabilidade nos mais ínfimos pormenores, esta assinatura luminosa reduz o consumo de eletricidade da viatura e, logo, as emissões de CO2 em conformidade.

O para-choques na secção mais baixa da viatura, completamente remodelado com a adição de elementos com acabamento cromado escovado em Branco Ice Mate, é associado a novas jantes com corte adiamantado de 16” ou 17” de novo desenho.

Passando para o interior, também o habitáculo é novo. Os bancos são revestidos de tecido com exclusivos padrões. O painel de instrumentos TFT de 7” totalmente configurável substitui o analógico painel de instrumentos convencional. Um sistema com tecnologia claramente mais avançada, para que se possa manter sob controlo as condições do veículo, a faceta multimédia e o telemóvel. O painel de instrumentos dispõe do novíssimo rádio UConnect 5 com ecrã tátil de 10,25", mais uma estreia para o FCA Group no Novo 500 e agora disponível no Tipo.

Até o volante – mais elegante e desportivo – foi objeto da atenção dos designers da Fiat, surgindo mais compacto e reduzido para proporcionar melhor ergonomia e oferecer perfeita visibilidade do painel de instrumentos TFT de 7”. Depois, e nos que diz respeito ao painel central, este mereceu um cuidado especial dos engenheiros do construtor transalpino, ficando evidentes as revisões das configurações do ar condicionado e as aplicações cromadas e pretas que permitem agora um aspecto mais distinto.

Novo Tipo Cross, o crossover segundo o Tipo

Inovador na estética, o Novo Tipo Cross é quase 7 cm mais alto que o Tipo, e beneficia da adição de pormenores ‘cross’, a começar pelo rebordo das cavas das rodas lateralmente e à frente, onde também há espaço para uma exclusiva placa de proteção inferior e para o para-choques com uma proeminente barra de proteção que confere ao modelo um aspeto mais sólido e musculado, passando pelas saias laterais e pelo extrator traseiro até chegar às práticas barras no tejadilho, até agora só disponíveis na versão Station Wagon. 

A juntar ao design e ao estilo, foi feita uma importante remodelação em termos de tecnologia, com um objetivo: chegar ao topo do segmento C. O Novo Tipo é equipado com uma ampla série dos mais recentes Advance Driver-Assistance Systems(ADAS), nomeadamente:

  • “Reconhecimento de Sinais de Trânsito” para identificar a velocidade máxima permitida na estrada onde se está a circular 
  • “Assistência Inteligente à Velocidade” que recomenda ao condutor que observe o limite de velocidade 
  • “Controlo de Faixa de Rodagem” para manter a viatura na respetiva faixa, desde que as marcações na estrada possam ser devidamente detetadas
  • “Sensor de Deteção de Fadiga” que sugere ao condutor que faça uma pausa quando se sentir demasiado cansado para continuara viagem 
  • “Luzes de Máximos Adaptativas” para assegurar melhor visibilidade durante a condução noturna, ao ligar automaticamente os máximos quando a via em sentido contrário está vazia 
  • “Assistência de Ângulo Morto” que usa sensores de ultrassons para monitorizar ângulos mortos e alertar para a existência de quaisquer obstáculos por meio de uma luz de aviso, em forma de triângulo, no retrovisor exterior
  • Sensores de estacionamento dianteiros, sistema de Entrada/Arranque sem Chave e carregador sem fios de 15 kW para que se possa pôr o telemóvel a carregar sem necessidade de cabos

Sem fios para o Apple CarPlay ou Android Auto

Restará referir que, no capítulo do infoentretenimento, o Tipo é o primeiro modelo da FCA, desde o Novo 500, a ser equipado com o sistema de infoentretenimento de quinta geração UConnect 5, a plataforma conectada projetada para o futuro, disponível com ecrã de 10,25”, através da qual, sem fios, é possível usar as funcionalidades CarPlay ou Android Auto no ecrã tátil do rádio sem necessidade de cabos, com perfis personalizáveis e a opção de guardar até 5 configurações.

Torna-se assim possível com este novo sistema de infoentretenimento conectar dois telemóveis via Bluetooth ao mesmo tempo, gerindo simultaneamente chamadas recebidas e chamadas efetuadas, agora sem necessidade de ‘saltar’ de uma ligação para outra para responder a uma chamada no telemóvel não conectado na altura.

Nota ainda para o novo fundo branco usado para todos os comandos no habitáculo, que pretende oferecer uma estética mais moderna, e a porta USB nos lugares de trás, funcionalidade particularmente útil para viagens longas com a família, entre outras coisas para as crianças poderem usar os seus tablets.

Novos motores, mais eficientes e mais amigos do ambiente

Importante destaque merecerá o facto da gama de motores do Novo Tipo ter sido completamente renovada. Para já, e na altura do lançamento, é constituída por um novo motor a gasolina e um motor diesel, especificando a opção a gasolina, um novo motor de 100 CV 1.0 GSE T3, um bloco de três cilindros capaz de oferecer 190 Nm de binário máximo logo às 1500 rpm, em vez das 4500 rpm do atual motor 1.4 a gasolina de 95 cv, que só chega a 127 Nm.

Como opcional, a gama cada vez mais ecológica do Novo Tipo pode ainda ser equipada com o novo Pack D-Fence by Mopar, constituído por três dispositivos: um filtro que visa impedir a entrada na viatura de impurezas provenientes do exterior, sendo capaz de bloquear partículas e praticamente 100% dos alérgenos, além de reduzir a formação de bolor e de bactérias em 98%; um purificador do ar dentro do habitáculo que filtra micropartículas, como pólen e bactérias; e uma lâmpada UV para higienizar as superfícies de contacto dos nossos carros: volante, comando da caixa de velocidades e bancos.

LusoMotores

Pin It