Sob o título “Porsche Unseen”, a Porsche publica, pela primeira vez, estudos de design criados entre 2005 e 2019 sobre verdadeiras máquinas que foram mantidas em segredo até agora. O construtor de automóveis desportivos apresenta visões espetaculares sobre 15 diferentes veículos. Os estudos mais recentes cobrem os segmentos “Spin-offs“, “Little rebels“, “Hyper cars“ e “What’s next?”. Desta forma, a Porsche oferece uma imersão exclusiva pelos seus processos de design – desde o primeiro rascunho até ao modelo pronto para a produção.

“Pessoas por todo o mundo adoram o design intemporal e inovador dos nossos automóveis desportivos,” afirma Oliver Blume, Presidente do Conselho Executivo da Porsche AG. “Os concepts visionários são o alicerce deste sucesso: oferecem um conjunto de ideias sobre o design Porsche de amanhã e combinam a nossa forte tradição com as tecnologias pioneiras do futuro.”

S20 5314

Os estudos de design nunca antes publicados estão a ser apresentados pela Porsche Newsroom numa série de artigos. A 911:Magazine – em formato web TV – dedica também um episódio a alguns dos estudos e examina a ligação entre os estudos e os modelos atualmente em produção em conjunto com o Chief Designer da Porsche, Michael Mauer.

Para os aficionados da marca, o livro intitulado “Porsche Unseen” vai ser lançado hoje pela editora alemã Delius Klasing. Os leitores interessados serão presenteados com um olhar sobre os bastidores da Style Porsche. Uma seleção com alguns estudos será também exibida em direto para os fãs poderem admirar: o Museu Porsche irá integrar os modelos na sua exposição em 2021.

S20 5000

O processo de design

O processo de design começa com um esboço, que é visualizado no próximo passo como um modelo 3D. Assim que uma ideia fica mais desenvolvida, são produzidos pequenos modelos numa escala de 1:3, seguindo-se os modelos à escala 1:1.

“O mundo virtual é o primeiro passo, mas temos de experienciar os modelos na realidade de forma a entender quando um automóvel é pequeno, grande ou tem proporções surpreendentes,” afirma Michael Mauer, Vice-Presidente da Style Porsche. Em contraste com o desenvolvimento de um modelo de produção, onde vários modelos são sempre desenvolvidos tendo em conta diferentes formatos de estilo, os projetos de visão, por outro lado, concentram-se apenas na visão de um modelo, o qual serve de protagonista da ideia principal.

S20 5317

“Intencionalmente, a Porsche possui apenas um estúdio de design – localizado nas proximidades do de Desenvolvimento,” afirma Michael Mauer. “Weissach é o nosso epicentro. Ao invés de criarmos estúdios de design em metrópoles distantes na América do Norte e Ásia, os nossos designers chegam de todo o mundo à Porsche em Weissach, de forma a criar os últimos modelos de automóveis desportivos e visões sobre o automóvel diretamente no coração da marca.”

“Quando chegamos ao desenvolvimento das nossas visões, não se trata apenas de trazer cada automóvel para a estrada. Pelo contrário, é mais uma questão de estabelecer espaço criativo e uma relação com o futuro,” afirma Michael Mauer. Baseando-se nesta ideia, a Porsche desenvolve os produtos e a identidade da marca, a qual carateriza e assegura a imagem de todos os modelos ao longo do tempo.

Três exemplos ímpares

O Porsche 919 Street (2017; 1:1 clay model) foi desenvolvido com base numa tecnologia utilizada no Porsche 919 Hybrid, prometendo a emocionante experiência de condução do modelo de competição de LMP1 disponível para pilotos amadores.

Sob a carroçaria surge a monocoque em carbono e um poderoso sistema de propulsão híbrido de competição com 900 cv que ajudou o Porsche 919 a alcançar numerosas vitórias em Le Mans.

Com o seu habitáculo espartano e purista, a caraterística grelha do radiador sobre o motor central, elementos gráficos em vermelho e barbatanas na traseira, o compacto Porsche Vision Spyder (2019; 1:1 hard model) evoca claramente o Porsche 550-1500 RS Spyder de 1954.

O Porsche vision “Renndienst” (2018; 1:1 hard model) é a interpretação livre de um concept espaçoso para a família, capaz de transportar até seis pessoas.

A equipa de design criou um “space shuttle“futurista com proporções entusiasmantes. O estudo demonstra como o ADN do design da Porsche pode ser transferido para um segmento desconhecido para a marca.

O “Porsche Unseen” está agora disponível em alguns revendedores autorizados. Os estudos de design são apresentados em detalhe ao longo de 328 páginas com fotografias impressionantes de Stefan Bogner e textos de Jan Karl Baedeker. É publicado pela Delius Klasing Verlag e está também disponível na loja do Museu Porsche.

Pin It