A Renault Portugal acaba de anunciar oficialmente a reestruturação da sua organização com a apresentação dos novos responsáveis nas direções de vendas, marketing e comunicação, mas também com a criação de uma direção geral para a marca Dacia.
Vendas
Assim, à frente da Direccção de Vendas da Renault Portugal surge Ricardo Lopes, elemento que está há 16 anos no Grupo Renault, com 39 anos, casado e licenciado em gestão de empresas (ISCTE).
Com um percurso sempre ligado às áreas de marketing e vendas, durante três anos, chegou a liderar a marca Dacia na Península Ibérica.
Desde o início de 2018 que ocupava as funções de diretor de marketing da Renault Portugal.
Marketing
Na área do marketing surge agora Ana Mendes, licenciada em gestão de empresas pelo ISEG – Lisbon School of Economics & Management, com 48 anos e uma filha, ela que é assim a nova diretora de marketing da Renault Portugal.
O ingresso na Renault Portugal deu-se em 1995, ainda como estagiária. Mas dois anos depois já integrava os quadros da empresa, desempenhando funções no marketing pós-venda, comunicação, qualidade, marketing (“brand manager” durante oito anos: gama veículos comerciais ligeiros 2 anos + gama veículos passageiros 6 anos) e vendas. Desde outubro de 2018 que Ana Mendes exercia funções de responsável de coordenação e animação da rede de concessionários e responsável veículos elétricos.
Comunicação / Transformação
Outra Direcção que ganha um novo rosto é a que diz respeito á Comunicação, que fica agora a cargo de Joana Cardoso.
Com 48 anos, licenciada em marketing e publicidade pela Escola Superior de Arte e Design de Lisboa, Joana Cardoso passa a acumular as funções de diretora de comunicação da Renault Portugal com as funções de diretora de transformação, cargo que desempenhava desde o início de 2020. Este foi também o ano em que regressou à Renault Portugal, organização em que ingressou em 1997, depois de uma carreira associada à comunicação de marketing da equipa Renault G9 Europa e, nos últimos anos, como responsável da Península Ibérica, em Madrid.
Dacia
Por fim, a criação de uma nova direcção geral, para a liderança dos destinos da marca Dacia, cargo que é entregue a José Pedro Neves, ele que aos 55 anos, casado e com dois filhos, é licenciado em engenharia informática e assume a partir do dia 1 de março a marca Dacia.
Desde 1988 na Renault Portugal, nos primeiros 16 anos de carreira José Pedro Neves desempenhou funções diversas na área de informática, nomeadamente tendo sido diretor de Organização e Sistemas de Informação, de 1998 a 2004.
Entre 2004 e 2008 foi diretor de frotas e de automóveis usados e, nos últimos 13 anos, exerceu as funções de diretor de vendas e rede da Renault Portugal.