Marca inegavelmente de topo, a Bentley está a comemorar a produção da unidade 200.000 desde o nascimento da marca, em 1919. Já com 101 anos de história, tem um percurso ao longo do qual mais de 75 por cento dos modelos foram produzidos artesanalmente na fábrica de Crewe, nos últimos 18 anos, tendo agora como unidade que comemora este marco histórico um Bentayga Hybrid, destinado a um cliente chinês, sinalizando, em simultâneo, a mudança da Bentley para a era da eletrificação.

Para assinalar a ocasião, o Bentley mais antigo – o EXP 2 – esteve orgulhosamente exposto ao lado do carro 200.000, com os colaboradores há mais tempo na marca a testemunharem o momento. O sucesso contínuo do Grand Tourer Continental GT e do SUV Bentayga são a chave para esta conquista histórica de uma marca cuja produção diária atual é de 85 unidades/dia, igual aos números da produção mensal de há duas décadas.

Planos ambiciosos, visando a liderança em mobilidade sustentável entre os construtores de luxo, foram revelados no ano passado, com a inovadora estratégia Beyond100, isto para uma marca cuja fábrica é a primeira no Reino Unido a ser neutra em carbono. A partir de 2030, a Bentley vai deixar de comercializar veículos de combustão interna, passando a ser uma marca totalmente eletrificada.

Bentley motores1950

Este marco histórico é ainda mais notável considerando que esta unidade 200.000 é o mais recente de um total de nada menos que 155.582 veículos fabricados em Crewe desde 2003. Um ano revolucionário, com o lançamento da primeira geração do Continental GT, o primeiro modelo da era moderna da Bentley. Hoje, a marca produz 85 unidades/dia, um valor igual à produção mensal de há duas décadas.

Entre o primeiro ano de existência da marca (1919), até 2002, a Bentley produziu um total de 44.418 carros de luxo, 38.933 dos quais nas instalações de Crewe. Neste número total estavam muitos modelos icónicos da sua época, incluindo o Bentley Blower, o R-Type Continental, o Mulsanne, o Arnage e o Azure. Curiosamente, e segundo os registos atuais, 84 por cento de todos os Bentley fabricados para o mercado do Reino Unido ainda se encontram a circular hoje em dia. 

Desde 2003 que um grande programa de investimento na fábrica de Crewe andou de mãos dadas com o sucesso do Bentley Continental GT, o mais emblemático dos modelos Grand Tourer de luxo. A unidade 80.000 desta gama foi produzida em janeiro do corrente ano. 

O Presidente e Diretor Executivo da Bentley, Adrian Hallmark, destaca: “A produção do carro 200.000 é apenas o mais recente marco na jornada extraordinária que a Bentley tem feito desde sua fundação, em 1919. Em 2003, a introdução do Continental GT representou um momento de viragem para a marca. Só esta gama da Bentley representa 80.000 unidades vendidas do nosso total de 200.000 carros, e, ao mesmo tempo, criou um novo segmento e uma base de imagem contemporânea para os negócios da Bentley. O ritmo do progresso acelerou significativamente desde 2003, e agora estamos a iniciar o próximo período de transformação, através da nossa estratégia Beyond100, com o objetivo de posicionar a Bentley como líder global em mobilidade de luxo sustentável.”

Bentley ContinentalGT

Para testemunhar este momento marcante, o Bentayga Hybrid e o EXP 2 juntaram-se aos colaboradores mais antigos da Bentley numa cerimónia comemorativa. Entre eles esteve Steve Ward, um colaborador que se juntou à marca em 1977, seguindo os passos do pai, cuja carreira na Bentley havia começado 42 anos antes. Como Engenheiro de Ensaios, Steve teve um envolvimento ativo com todos os modelos da Bentley desde 1980, tendo realizado inúmeros testes em todo o mundo, o que lhe permitiu testemunhar em primeira mão a transformação para os modernos carros da marca.

O sucesso do Continental GT foi ampliado pelo Bentayga, capaz de oferecer uma verdadeira experiência de condução de um Bentley, aliada a um luxo incomparável. Lançado em 2015, iniciando uma nova categoria de SUV de luxo, este modelo é o mais rápido do mundo deste segmento e atingiu já as 25.000 unidades produzidas. Espera-se que o Bentayga supere as vendas totais do Continental GT numa década, e se torne no Bentley mais vendido em toda a sua história. Desde 2005, a marca também construiu 40.000 unidades do Flying Spur, o sedan desportivo de luxo de maior sucesso do mundo. 

Olhando para o futuro, os planos ambiciosos da Bentley Motors para a produção de automóveis foram delineados em novembro de 2020, com sua estratégia inovadora Beyond100. A empresa pretende ser neutra em carbono até 2030. A Bentley passará assim para a era da eletrificação – comercializando somente modelos PHEV ou 100% elétricos – em 2026, e, posteriormente, em 2030, toda a gama incluirá apenas veículos 100% elétricos, de forma a transformar a empresa em líder da mobilidade de luxo sustentável.

JR/LusoMotores
Pin It