A Volvo Cars recebeu a classificação mais elevada pelo seu desempenho em sustentabilidade, uma distinção atribuída pela EcoVadis enquanto agência fornecedora de avaliações de sustentabilidade corporativa. Esta distinção reforça ainda mais a posição da Volvo Cars como uma das empresas da indústria automóvel mais preocupadas com a sustentabilidade.

De acordo com a metodologia EcoVadis, o ranking de desempenho de sustentabilidade da Volvo Cars é considerado Advanced, tendo sido atribuído a Medalha de Platina que coloca a empresa no restrito lote de 1% de empresas com classificações mais elevadas entre todas as mais de 75.000 empresas avaliadas pela EcoVadis. Esta classificação credibiliza ainda mais o anúncio feito recentemente pela Volvo Cars quando, no início do mês de Março, assumiu a elevação do seu compromisso ambiental ao mesmo nível do compromisso histórico que desde sempre tem mantido para com a segurança.

“Para nós, a sustentabilidade é tão importante quanto a segurança. Estamos a atuar de uma forma abrangente para garantir um ambiente de negócios mais sustentável com redução da nossa pegada de carbono. É motivador ver que a EcoVadis, através dos seus rigorosos métodos de avaliação, confirme que estamos no caminho certo”, referiu nessa altura Anders Kärrberg (Head - Global Sustainability - Volvo Cars).

Volvo 11

EcoVadis – Metodologia de Avaliação Rigorosa

A metodologia utilizada pela EcoVadis é baseada em padrões internacionais de sustentabilidade e supervisionada por uma comunidade científica de especialistas em sustentabilidade e cadeias de valor. A EcoVadis avalia especificamente o modo como as empresas implementam a sustentabilidade nas suas cadeias de valor. Muitas empresas multi-nacionais e em particular grandes gestoras de frotas, utilizam as classificações publicadas pela EcoVadis na sua tomada de decisão de compra para assim se afastarem de fornecedores potencialmente mais insustentáveis ​ou ​anti-éticos.

A EcoVadis já classificou mais de 75.000 empresas em todo o mundo, tendo no seu método de avaliação a divisão do seu relatório em quatro categorias principais: Meio Ambiente, Trabalho e Direitos Humanos, Ética e Compras Sustentáveis.

Na avaliação da Volvo Cars, a EcoVadis destacou várias atividades e iniciativas de sustentabilidade atualmente em vigor. Menciona em concreto as ações com vista à redução de emissões de CO2 em todas as suas operações e produtos, a verificação da estratégia de sustentabilidade através dos SBTI - Science Based Targets Initiative e o trabalho com vista a melhorar a eficiência energética e o uso eficiente de materiais e recursos.

Por outro lado, a EcoVadis destaca ainda o trabalho da Volvo Cars em prol da diversidade e da inclusão, as iniciativas em torno da proteção dos direitos dos trabalhadores, o extenso programa de formação em ética de negócios em vigor na empresa e o foco em concretizar compras sustentáveis ​​em todas as regiões do globo.

Volvo Cars - Um ambicioso plano ambiental

Enquanto fornecedor de mobilidade, a Volvo Cars reconhece que faz parte do problema das alterações climáticas e entende ter a responsabilidade de agir. A transição para a eletrificação faz parte do ambicioso plano climático da Volvo Cars, que pretende reduzir, de forma consistente, a pegada de carbono associada ao ciclo de vida de cada automóvel e ainda vir a ser uma empresa com impacto climático neutro até 2040.

Como medida intercalar, até 2025, a empresa pretende reduzir em 40% a pegada de carbono associada a cada modelo, através da redução de 50% ao nível das emissões de escape dos automóveis, de 25% ao nível das matérias-primas e fornecedores e de 25% no total das operações relacionadas com a logística.

Ao nível das suas unidades produtivas, a ambição é ainda maior pois a Volvo Cars pretende, neste ponto, ter um impacto climático neutro já em 2025. Atualmente, as unidades produtivas da empresa são já alimentadas por mais de 80% de eletricidade com impacto neutro no clima. Todas as fábricas europeias são, desde 2008, já alimentadas com energia hidroelétrica.

Pin It