Sendo o Audi Q5 um dos SUV mais vendidos no segmento premium nos mercados europeus nos últimos anos, a marca de Ingolstadt acaba de tornar este modelo ainda melhor e mais atraente, num SUV que combina o caráter desportivo com a versatilidade imprescindível no dia-a-dia, disponibilizando uma ampla gama de opções de infotainment e sistemas de assistência à condução. O apurado design exterior deste modelo pode incluir, opcionalmente, as luzes traseiras OLED com três tipos de assinatura digital. Uma tecnologia inovadora, utilizada pela primeira vez no novo Q5, modelo que está no mercado com preços a partir de 60.202 euros (35 TDI S tronic MHEV com 163 cv) e 67.002 euros (40 TDI quattro S tronic MHEV com 204 cv).

Num olhar mais atento sobre este elemento da família Audi o destaque vai para os motores 50 TFSIe quattro S tronic e 55 TFSIe, os híbridos plug-in com uma potência combinada de 299 cv e 367 cv, respetivamente, e o desportivo SQ5, equipado com o motor 3.0 V6 TDI que debita uma potência de 341 cv. A sua nova linguagem de design desportivo atrai à primeira vista e o dinamismo de condução em cada viagem é garantido pela tração integral quattro.

Na expressiva linguagem de design do novo Audi Q5 encontramos elementos que denunciam o seu caráter desportivo, carisma, potência, robustez e segurança. Ao redesenharem o novo Q5, os designers da Audi enfatizaram ainda mais essa aparência, com uma série de detalhes distintos. As entradas de ar laterais mais elevadas e a grelha Singleframe octogonal com lâminas verticais marcam a sua presença de forma imponente e robusta. As saídas de escape trapezoidais, o difusor com forma oval e o friso cromado que se estende horizontalmente sob as luzes traseiras, rematam harmoniosamente o design dinâmico. 

A secção superior dos faróis LED apresenta uma nova configuração para as luzes diurnas. Visto de perfil, o Q5 tem agora linhas mais suaves, percebidas através de uma maior distância ao solo graças às redesenhadas soleiras. Com um nível de equipamento de série melhorado, o novo Q5 pode ainda ser personalizado com uma vasta gama de equipamentos opcionais. Duas das doze cores exteriores disponíveis são novas – o verde district e o azul ultra. As jantes de liga leve disponíveis opcionalmente têm uma dimensão entre as 18 e as 21 polegadas. 

Tecnologia OLED com assinatura digital na traseira 

A tecnologia de iluminação OLED de última geração está disponível pela primeira vez no novo Q5. Os OLED são díodos orgânicos emissores de luz que geram uma superfície de luz mais homogénea. As luzes traseiras OLED, opcionais, são divididas em três partes de seis segmentos cada, o que permitiu aos designers da Audi criar diferentes designs e assinaturas de luz a partir de um único item de hardware.

“Além do contraste perfeito, os benefícios da tecnologia OLED são a homogeneidade e uma interrupção mínima entre os segmentos”, explica Stephan Berlitz, diretor de desenvolvimento de novos elementos de iluminação da Audi. “Olhando para o futuro, o OLED digital é, portanto, a tecnologia perfeita para a execução de design de luz personalizada, com um elevado nível de precisão e uma ampla versatilidade. Esta tecnologia disponibiliza múltiplas oportunidades para desenvolvimentos futuros.” 

Agrupar os OLED em pequenos segmentos reguláveis individualmente, com um layout tridimensional, produz um arranjo de luz impressionante, que torna possível criar diferentes cenários de iluminação. Ao configurar o novo Audi Q5, existem três opções de assinatura das luzes traseiras, para dar um toque pessoal. Além disso, dependendo do modo de condução, esta assinatura é adaptada automaticamente quando as luzes traseiras estão em funcionamento. As luzes traseiras OLED digitais são equipadas com um sensor de proximidade: quando o veículo está parado e outro veículo se aproxima a uma distância traseira de dois metros, todos os segmentos OLED são ativados automaticamente, de forma a alertar os outros condutores para a sua presença.

Interior: distinto, espaçoso e versátil

Dimensões generosas e funcionalidade definem o novo Audi Q5 como um veículo indispensável para quem não abdica do conforto, da segurança de condução e da versatilidade de um SUV. O novo Q5 reúne todos estes argumentos. O encosto do banco traseiro com três elementos pode ser movido para frente e para trás, conforme necessário, bem como o ajuste do ângulo do encosto. Outras soluções inteligentes são também disponibilizadas, como a abertura e fecho elétrico da porta da bagageira (de série nas motorizações híbridas plug-in) e o botão para rebaixamento do piso de carga, através da suspensão pneumática adaptativa, que facilitam a carga e descarga de bagagem. 

Com 4,68 metros de comprimento, o redesenhado Audi Q5 é agora 19 mm mais comprido, uma vez que tem para-choques maiores. A largura de 1,89 metros e a altura de 1,66 metros permanecem inalteradas. A longa distância entre eixos de 2,82 metros proporciona as espaçosas proporções interiores.

O banco traseiro deslizante da Audi com encostos reguláveis, disponível como opção (de série nas motorizações híbridas plug-in), permite um espaço para bagagem que varia entre 580 e 1580 litros. Com o banco traseiro em posição normal, a volumetria varia entre 520 e 1520 litros. 

Graças à utilização de diferentes materiais inteligentes na sua construção, a carroçaria do Q5 é uma das mais leves do segmento, enquanto o coeficiente de penetração aerodinâmico apresenta um Cx de 0,30, valor entre os melhores da sua categoria e que contribui, simultaneamente, para um ambiente interior muito silencioso. 

Este conceito de espaço proporciona viagens muito confortáveis para cinco passageiros, incluindo espaço para as pernas. A posição elevada do banco proporciona uma boa visão geral para o exterior da viatura. A linha horizontal do veículo reforça a impressão de largura e robustez. Também poderá usufruir de uma massagem relaxante, com o opcional apoio lombar para os bancos dianteiros com função de massagem. O pacote de luzes ambiente Plus, opcional, define o ambiente requintado do interior do novo Q5, que poderá ainda ser complementado com a oferta de equipamento opcional para o interior, como, por exemplo, o Audi Design Selection.

Pesquisar é coisa do passado 

Conectado com o mundo – não se espera menos do Audi Q5. Por exemplo, mostra pontos de interesse online. E permite usar dados de navegação para localizar e exibir postos de combustível ou estacionamentos próximos. As informações exibidas incluem horários de funcionamento, disponibilidade e preços. As informações de trânsito online podem ajudar o condutor a encontrar o caminho mais rápido para o seu destino, graças a informações em tempo real, detalhadas, sobre a situação do trânsito. E, através da aplicação myAudi, pode pesquisar destinos ou planear rotas, usando um smartphone. 

Dependendo das linhas de equipamento, o novo Audi Q5 apresenta um design exterior diferente, por exemplo, na grelha Singleframe, nos para-choques ou nas jantes. No caso do SQ5, alguns elementos como os espelhos exteriores com look em alumínio e as jantes de 20 polegadas distinguem esta motorização mais desportiva.

No interior, o Audi Q5 disponibiliza um ecrã de 10,1 polegadas para o sistema MMI touch, suportado pelo novo sistema MIB3, que pode ser emparelhado com um ecrã de 12,3 polegadas do Audi virtual cockpit plus, disponível opcionalmente. O novo sistema MIB3 tem um processador dez vezes mais rápido que os anteriores, estando baseado no sistema operativo Linux, oferecendo um melhor reconhecimento de voz. Trata-se de um sistema WiFi que suporta até oito dispositivos diferentes.

Com o Audi virtual cockpit plus, opcional, terá um display digital de alta resolução de 12,3 polegadas com três configurações possíveis. O condutor controla a visualização através do volante multifunções. O head-up display também está disponível como opção. 

Combinado com o sistema MMI de navegação, o Audi connect e o sistema de comando por voz pode aceder à “cloud” para uma flexibilidade ainda maior. Poderá definir uma ampla variedade de configurações pessoais – desde destinos de navegação frequentes, a posições do banco e níveis do ar condicionado –, e podem ser guardados até seis perfis de utilizadores diferentes. Os dados são armazenados no myAudi. 

Motorizações potentes e com baixas emissões 

A novo SUV premium Q5 chega a Portugal com o motor Diesel 2.0 TDI e potências de 163 e 204 cv, além dos híbridos plug-in 50 TFSIe quatto S tronic e 55 TFSIe quattro S tronic, com 299 e 367 cv, respetivamente. A versão mais desportiva deste modelo é o SQ5 TDI quattro, com 341 cv. Todas as motorizações Diesel dispõem de tecnologia mild hybrid e estão combinadas com a transmissão S tronic de dupla embraiagem de sete velocidades. O SQ5 dispõe de caixa tiptronic de 8 velocidades. O Q5 disponibiliza a tração dianteira na motorização 35 TDI S tronic com 163 cv e tração integral quattro nas restantes motorizações. 

A versão 35 2.0 TDI com tração dianteira e transmissão S tronic de 7 velocidades debita uma potência de 163 cv (120 kW), disponível entre as 3250 e as 4200 rpm, e um binário máximo de 370 Nm (1500-3000 rpm). Valores que permitem uma aceleração 0-100 km/h em 9 segundos e uma velocidade máxima de 213 km/h.

O consumo combinado de combustível é de 4,9-5,6 l/100 km e as emissões combinadas de CO2 são de 148-129 g/km. 

No Audi Q5 40 TDI quattro S tronic, a potência é de 204 cv (150 kW) entre as 3800 e as 4200 rpm, e o binário máximo é de 400 Nm (1750-3250 rpm). A aceleração 0-100 km/h é de 7,6 segundos e a velocidade máxima de 222 km/h. O consumo combinado de combustível é de 6,4-5,6 l/100 km e as emissões combinadas de CO2 de 167-147 g/km.

Conforto, agilidade e eficiência 

As suspensões multilink dianteira e traseira são excecionalmente leves, melhorando não apenas as manobras, mas também a eficiência. Disponível como opção para o Q5, a direção dinâmica da Audi regula a assistência na relação do ângulo de direção à velocidade do veículo, proporcionando um irresistível desportivismo e maior conforto no contacto direto com a estrada. Os clientes Q5 podem escolher entre quatro opções de configuração. 

O sistema Audi drive select permite ao condutor ajustar as características do veículo ao piso, através de vários modos de condução. Pode escolher entre até sete perfis, incluindo todo-o-terreno (com suspensão pneumática). O Audi Q5 está equipado de série com jantes de liga leve 8J x 17 com 10 raios e pneus 235/65 R17 (Base), ou jantes de liga leve 8J x 18 com 5 raios duplos e pneus 235/60 R18 (Advanced), nas versões Q5 35 TDI e Q5 40 TDI. 

O novo Q5 também está disponível com vários sistemas de assistência opcionais. O sistema Audi pre sense city é de série e ajuda a evitar colisões com viaturas que circulam à frente do veículo ou a atenuar as suas consequências. O mesmo acontece com os sistemas connect emergency & service com Audi connect Remote & Control e também com o pre sense basic. O adaptive cruise assist pode apoiar o condutor controlando a aceleração, a travagem e a manutenção da faixa de rodagem por longos períodos, enquanto o assistente de eficiência preditiva usa dados do sistema de navegação para ajudar o veículo a desacelerar de forma antecipada quando é detetado tráfego lento à frente, além de reduzir o consumo de combustível.

Audi Q5 (Preços em Portugal)

Os preços em Portugal Q5 35 TDI S tronic MHEV 

163 cv 

60 202 Euros 

Q5 35 TDI S tronic Advanced MHEV 

163 cv 

61 545 Euros 

Q5 35 TDI S tronic S line MHEV 

163 cv 

62 700 Euros 

Q5 40 TDI quattro S tronic MHEV 

204 cv 

67 002 Euros 

Q5 40 TDI quattro S tronic Advanced MHEV 

204 cv 

68 240 Euros 

Q5 40 TDI quattro S tronic S line MHEV 

204 cv 

69 395 Euros 

JR/LusoMotores
Pin It