Eficiente, emotivo e eletrizante. Estes atributos resumem perfeitamente o Enyaq iV, o primeiro SUV 100% elétrico da Skoda através do qual a marca dá o que classifica como o maior passo na sua estratégia de eletromobilidade. O novo Enyaq iV é o primeiro modelo de produção da Škoda baseado na plataforma modular MEB do Grupo Volkswagen. É construído na fábrica principal da marca, em Mladá Boleslav, tornando-o no único modelo na Europa baseado na plataforma MEB a ser fabricado fora da Alemanha.

O novo carro emblemático da Škoda oferece espaço abundante, como é típico da marca, e, graças à sua linguagem de design emotiva, ostenta também uma aparência eletrizante. No interior, novas seleções de design substituem os níveis de acabamento clássicos, enquanto uma estrutura clara e novas opções disponíveis significa que o carro pode ser configurado de uma maneira muito simples e rápida.

O novo Škoda Enyaq iV está disponível em Portugal, numa primeira fase, com três diferentes capacidades de bateria de iões de lítio (55 kWh, 62 kWh e 82 kWh), com potências de 148 cv, 180 cv e 204 cv. A autonomia varia entre os 355 e os 537 km (WLTP) e a velocidade máxima atingida vai até aos 160 km/h.

Thomas Schäfer, CEO da Škoda Auto, destaca: “O Enyaq iV é a marca registada de uma nova era na Škoda. É o nosso primeiro modelo de produção baseado na plataforma modular do Grupo Volkswagen para carros elétricos e combina de forma inteligente a sustentabilidade com as qualidades típicas da nossa marca, um espaço abundante e um design emocionante.”

“Produzimos este modelo na nossa fábrica principal, em Mladá Boleslav, no coração da Škoda –o que significa que é o único veículo baseado na plataforma MEB do Grupo a ser construído na Europa, fora da Alemanha. Esta é uma grande prova do nosso alto nível de experiência em engenharia e destaca o grande grau de confiança que o Grupo Volkswagen tem na nossa força de trabalho.”

ENYAQ iV Arctic Silver 07

ENYAQ iV Arctic Silver 02

Preços a partir dos 35.813 euros

O Enyaq iV é o primeiro modelo de produção da Škoda com base na plataforma modular MEB (Modular Electrification Toolkit) do Grupo Volkswagen, na qual a bateria é incorporada no piso, para economizar espaço. O SUV 100% elétrico está disponível com três baterias de diferentes capacidades, três níveis de potência e tração traseira ou integral, cobrindo assim uma ampla gama de necessidades de utilização e exibindo sempre o espaço interior típico da marca.

O Enyaq iV é um parceiro versátil tanto para o trajeto diário como para longas distâncias. A sua autonomia máxima é de 537 km no ciclo WLTP e tem uma capacidade de carregamento rápida até 125 kW. A bateria de 82 kWh, por exemplo, pode ser carregada a 80 por cento em apenas 38 minutos, em potentes postos de carregamento DC.

Quanto a destaques do Škoda Enyaq iV num relance, nota para o grupo motopropulsor elétrico deste modo, concebido com base na primeira e nova plataforma para veículos elétricos do Grupo Volkswagen, denominada MEB, para o futuro 100% eletrificado do automóvel. Ao contrário do que é habitual, não é uma plataforma adaptada, mas sim uma plataforma desenvolvida de raiz para maximizar as vantagens dos veículos elétricos. A sua modularidade é tão grande que, no futuro, poderemos ver vários modelos a servirem-se da sua tecnologia, na qual a bateria é incorporada no piso, para economizar espaço.

Na fase de lançamento em Portugal, o Enyaq iV inclui três potências de bateria, três níveis de potência que variam entre 109 e 150 kW (148 e 204 cv) e tração traseira. Posteriormente, será enriquecido com versões de tração integral – 80x iV e RS iV – e potências de 195 kW (265 cv) e 225 kW (306 cv). Pode rebocar reboques com peso até 1400 kg (8% de declive) ou 1200 kg (inclinação de 12%).

E no que diz respeito a preços, este novo Skoda Enyaq iV chega a Portugal com três versões – 50, 60 e 80 – e preços a partir de 35.813 euros, 39.840 euros e 46.440 euros, respetivamente, tudo isto para um modelo que surge equipado com até nove airbags, incluindo um airbag central entre os bancos dianteiros, com numerosos sistemas de assistência de última geração que alertam o condutor sobre potenciais colisões em várias situações, novos sistemas de assistência nomeadamente o o Travel Assist, que agora tem ainda mais funções, bem como estacionamento remoto e telecomandado, Front Assist com proteção preventiva para peões e ciclistas, o Side Assist com Rear Traffic Alert, “pormaiores” neste novo SUV que ganhou o “Red Dot Award” para Melhor Design de Produto na categoria de veículos elétricos

ENYAQ iV DPL 29

ENYAQ iV DPL 16

Seis Modos de Condução

Como acontece em outros modelos Škoda, o Enyaq iV estará disponível com seleção do modo de condução. São seis modos (Eco, Eco+, Conforto, Normal, Desportivo e Individual) que o utilizador pode usar não só para controlar a resposta do veículo ao acelerador, mas também o binário disponível, a velocidade máxima e a intensidade do ar condicionado.

Para o carregamento, a marca oferece três versões de Wall box Škoda iV para carregamento em casa. Utilizando o cabo de carregamento rápido, o proprietário pode recarregar o seu Enyaq iV também em postos de carregamento rápido. A bateria pode ser carregada por corrente alternada (AC), até uma saída de carga de 11 kW, ou por corrente contínua (DC), até uma saída de carga de 125 kW.

A MOON, marca do grupo Porsche Holding Salzburg representada em Portugal pela SIVA, desenvolve e comercializa soluções de mobilidade elétrica em distintas áreas de negócio.

Para clientes particulares, disponibiliza wall boxes para uso doméstico, que vão de 3,6 kW (modelo Basic) a 22 kW (modelo Connect). Existe também um carregador portátil Power2Go, que permite total flexibilidade e mobilidade de carregamento, respeitando a mesma gama de potências (3,6 kW a 22 kW CA). A MOON também propõe carregadores rápidos, com 75 kW de capacidade.

Pin It