Se lhe disserem que em Agosto vai haver neve em Lisboa naturalmente irá duvidar e achar que é uma mera piada, mas se é verdade que não deveremos esperar que possa nevar na capital no pino do Verão, também é verdade que, ainda assim, no próximo mês de Agosto a neve deverá chegar até Lisboa, na sequência de uma acção planeada pelo Clube Escape Livre, a Toyota e a Marinha do Tejo, em estreita colaboração com o Turismo Centro de Portugal. A ideia é recriar uma tradição secular que começou há mais de 400 anos, em 1614, resultante de uma ideia original de Carvalho Rodrigues, cientista natural de Casal de Cinza, no concelho da Guarda, que parece ter surgido à medida para o espírito de aventura do clube da Guarda.

“Há medida que se desvendava o novelo desta tradição secular, mais certezas tínhamos que não podíamos recuar deste desafio.” – afirmou Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, no momento de esclarecer o plano que irá permitir refrescar a capital, afinal a exemplo do que se fez no passado segundo factos registados na história que hoje são fáceis de recordar e contar.

Outrora, a neve era cortada na Serra da Estrela e depositada em “geleiras”, que mais não eram senão buracos ou poços onde não chegava o sol, para depois ser transportada para a capital. A neve seguia em burros e cavalos até Vila Velha de Rodão ou outras portas do Tejo e a partir dali era transportada de barco para Lisboa. A neve era entregue a sua majestade o Rei, para que pudesse saborear bebidas frescas e gelados nos meses mais quentes do ano, e depois distribuída aos almocreves para que os comerciantes a vendessem como gelado também aos lisboetas.

Todos os anos, tinham de ser transportados para Lisboa entre 450 a 600 quilos de neve por dia, para sua majestade “tomar neve”, ou seja, à falta de máquinas de gelo na época, derreter a neve e beber a água fresca.

NeveLisboa 2

NeveLisboa 5

Perante os factos registados na história, eis que agora, nos dias 5 e 6 de Agosto de 2021, com a tradição e experiência todo terreno do Escape Livre, vai ser recriado todo o processo. A comitiva irá ser recebida na Serra da Estrela ao fim do dia de 4ª feira, 4 de Agosto, onde também já estará a nova estrela offroad da Toyota, a Pickup Hilux Invincible, o veículo oficial desta iniciativa e que terá a enorme responsabilidade de transportar a neve pelos trilhos fora de estrada até ao seu destino.

Para Ricardo Amaral, Diretor de Comunicação, Marketing e Produto da Toyota, “é com muito gosto que a Toyota se associa a este evento. O Escape Livre é um parceiro com provas dadas, tal como a nossa Toyota Hilux, que pelas suas características de robustez e fiabilidade foi a escolha natural para superar este desafio”.

Depois de ser recolhida a neve da Serra da Estrela, na 5ª feira, dia 5 de Agosto, será transportada pelos antigos trilhos da montanha nos modernos “cavalos” da novíssima Toyota Hilux Invincible até à Moita, onde a caravana pernoita para no dia seguinte, 6ªfeira, dia 6 de Agosto, embarcar nos barcos da Marinha do Tejo até ao Cais das Colunas, em Lisboa, onde, como antigamente, será entregue aos representantes oficiais do país e posteriormente aos comerciantes para que a possam distribuir nos seus estabelecimentos. O objetivo? Levar a neve da Serra da Estrela até à capital em Agosto!

NeveLisboa 1

NeveLisboa 4

LusoMotores
Pin It