O veículo elétrico da Renault com inspiração retro em redor do velhinho Renault 5 vai mesmo chegar à linha de produção para estar na estrada ao longo do ano de 2024, dentro dos planos do construtor que apontam para uma ofensiva de produtos eletrificados de 10 novos modelos EV (veículos elétricos) até ao final do ano de 2025. Dentro desse esforço de electrificação, o Renault 5 EV foi assim confirmado durante o evento online promovido pelo construtor — ElectroPop – que decorreu na manhã desta quarta-feira acompanhado pelo LusoMotores.

Sobre o Renault 5 EV, usará um pacote de novas tecnologias a utilizar pela Renault, nomeadamente com baterias construídas à base de níquel, manganês e cobalto as quais deverão permitir um custo final para o Renault 5 EV por cerca de 33% menos do que os valores actuais do Renault Zoe, o actual 100% elétrico da marca francesa. Deste modo, e se tivermos em conta que o actual Zoe é vendido com preços a partir dos 32 mil euros, será de esperar que o novo Renault 5 EV possa chegar ao mercado com preços ligeiramente acima dos 21 mil euros... mas apenas em 2024.

Renault5 EV 02

Renault5 EV 03

Ainda a propósito do novo Renault 5 EV, deverá chegar com uma autonomia na casa dos 400 quilómetros, o que lhe permitirá rivalizar, ou mesmo superar, o sucesso do actual Renault Zoe.

Em termos de design, o futuro Renault 5 EV será em tudo aproximado ao desenho já conhecido do concept, com o estilo e inspiração de design do modelo R5 clássico da marca, um automóvel que antecedeu o bem conhecido Clio tendo sido produzido de 1972 a 1996. “Urbano, elétrico e atraente", assim o definiu o novo diretor de design da Renault, Gilles Vidal, que aponta este novo produto como “uma lufada de ar fresco do minimalismo ultrafuturista que vimos em outros veículos elétricos”, e que pretenderá, dizemos nós, conquistar uma grande fatia do mercado desde já disponível para a vaga de modelos elétricos que aí vem.

Renault5 EV 04

Renault5 EV 08

JR/LusoMotores
Pin It