Em redor do evento digital realizado esta quarta-feira pela Volvo Cars de que o LusoMotores já aqui deu conta, a Volvo anunciou uma série de informações sobre os rumos da empresa, desde o caminho a trilhar pela tecnologia em redor das baterias até à ajuda avançada à condução, com ideias e programas quase todos aplicados desde já concept car que aqui lhe damos conta, o Volvo Concept Recharge. E a julgar pelo que vimos, o futuro da Volvo é cheio de estilo, eletrificado e dotado de tecnologia de topo no capítulo da segurança.

Para já ainda não são conhecidos muitos detalhes relativos às especificações do Concept Recharge, mas nem terá sido esse o propósito já que a ideia foi dar conta de alguns rumos genéricos para a marca sueca, nomeadamente no capítulo do design que claramente influenciará os modelos futuros da Volvo, incluindo o próximo SUV elétrico da marca sueca que será revelado no próximo ano. Os faróis do "Martelo de Thor" vieram para ficar e deverão continuar a funcionar como assinatura luminosa da marca, sendo que na traseira, e olhando para o concept, surgem luzes de funcionamento dinâmicas que deslizam para cima e para fora dentro do conjunto óptico.

No teto, há um sensor colocado na parte superior do pára-brisas que deverá ser usado em combinação com câmeras, radar, dados em tempo real, informações conectadas e dados de mapeamento para fornecer ajuda avançada ao condutor, incluindo o que a Volvo descreve como direção "autónoma não supervisionada" em circunstâncias específicas. Basicamente, será a condução autónoma de nível 3 que inicialmente só estará disponível em estradas específicas em circunstâncias específicas e, portanto, não será ainda capaz de lidar com todas as situaçções de condução, nomeadamente a entrada em garagens ou outras acções específicas. Sobre estes desenvolvimentos, a Volvo deixou a garantia de que a empresa só começará a lançar os recursos quando eles estiverem realmente prontos.

283691 Volvo Concept Recharge

284566 Volvo Concept Recharge

283692 Volvo Concept Recharge

Além de melhorias no auxílio ao condutor, a Volvo está trabalhando em atualizações de bateria, procurando uma forma de melhorar a densidade de energia nas suas baterias de lítio em mais 50 por cento nos próximos anos. Assim, e até ao final da década, o objetivo do construtor sueco é atingir uma densidade de cerca de 1.000 watts por litro, o que, segundo a Volvo, estará no mesmo nível da tecnologia de bateria de estado sólido. Velocidades de carregamento aumentadas também estão em jogo com sistemas de carregamento de 800 volts, além de carregamento bidirecional para que a energia armazenada do carro possa alimentar casas e eletrodomésticos.

Nota ainda para as atenções da Volvo à concepção dos habitáculos reveladas em parte neste Concept Recharge no qual o interior é arejado e minimalista com materiais de qualidade. O acabamento em madeira com retroiluminação integrada é particularmente elegante e os bancos traseiros com almofadas inferiores de altura ajustável são excelentes para a segurança e visibilidade das crianças. Mais relevante, porém, é o painel de instrumentos e o sistema de infoentretenimento, dotados da próxima geração de infoentretenimento da Volvo que parece ir inteiramente para os controles táteis.

Os primeiros apontamentos deste verdadeiro pacote de novas tecnologias deverão ser conhecidos já no próximo ano quando for lançado o modelo “bandeira” da Volvo para o segmento dos SUV, o sucessor do actual Volvo XC90. Sobre este modelo sabe-se apenas que terá um nome que irá romper com aquilo que tem feito prática nos últimos anos da marca, isto porque deverá adoptar um nome real ao invés de um nome alfanumérico que tem sido tradição na marca. Antes desse modelo, resta aguardar que algumas destas novas tecnologias possam ser reveladas também no crossover Polestar 3 cujo o lançamento está para breve.

283696 Volvo Concept Recharge

283693 Volvo Concept Recharge

283695 Volvo Concept Recharge

JR/LusoMotores
Pin It