A Lamborghini acaba de anunciar o Aventador LP780-4 Ultimae: uma celebração do icónico supercarro desportivo V12 e motor de combustão num modelo de produção final, concentrando os recursos mais puros de todas as edições do Aventador no que pretende ser um final perfeito. O Lamborghini Aventador LP780-4 surge assim no topo do desempenho unido à elegância sofisticada do Aventador S, convergindo design e dinamismo em uma peça de colecionador nas formas coupé e roadster. Para já, o LusoMotores dá-lhe conta da primeira variante, um coupé de sonho para (muito) poucas carteiras.

Segundo afirmou Stephan Winkelmann, presidente e diretor executivo da Automobili Lamborghini "o Aventador LP780-4 denota a produção final mais pura e atemporal naturalmente aspirada do V12 Lamborghini, oferecendo a experiência essencial de doze cilindros em termos de design inimitável, soluções de engenharia e a experiência de direção mais emocionante, sendo o Aventador definitivo que conclui uma era extraordinária. É o último de seu tipo: oferece a potência máxima e desempenho conclusivo esperado do motor V12 atual da Lamborghini, combinado com o ADN de design inimitável O Aventador estava destinado a tornar-se um clássico desde o lançamento e o Aventador LP780-4 é a mais bela expressão de design atemporal e soluções técnicas em uma edição final: Ultimae.”

Depois de mais de um ano em que eventos em todo o mundo foram cancelados devido à pandemia, o Lamborghini Aventador LP780-4 Ultimae coupé e roadster será exibido no Festival de Velocidade de Goodwood de 2021 do Reino Unido para entusiastas e proprietários de automóveis.

Lamborghini Aventador 2021 12

O motor 'Longitudinale Posteriore' (LP) de 12 cilindros e 6,5 litros oferece 780 CV: 40 CV a mais que o Aventador S e 10 CV sobre o SVJ para sua tração nas quatro rodas permanente. O LP780-4 Ultimae celebra o caráter visceral, a potência e o desempenho da evolução de dez anos do Aventador da Lamborghini, incluindo o know-how do trem de força SVJ recorde de Nürburgring-Nordschleife estabelecido em julho de 2018. Os avanços técnicos superdesportivos e o luxo do modo S, e a pureza do conceito original do Aventador, resultam no “grand finale” do tradicional motor de combustão V12 e o Aventador definitivo em todos os sentidos.

O monocoque de fibra de carbono exclusivo, extremamente rígido e leve do Lamborghini Aventador LP780-4 e o uso extensivo de fibra de carbono em toda a carroçaria contribuem para o seu peso de apenas 1.550 kg. A versão coupé, pesando 25 kg a menos que o Aventador S, oferece a mesma relação peso/potência que o SVJ a 1,98 kg/CV acelerando dos 0 aos 100 km/h em 2,8 segundos e uma velocidade máxima de 355 km/h , com 720 Nm de binário no máximo de 6750 rpm, e VVT ​​(Variable Valve Timing) e VIS (Variable Intake System) otimizados para uma curva de binário otimizada. Seu sistema de travões CCB permite parar o modelo a partir dos 100 km/h em apenas 30 metros.

O controle lateral é otimizado por meio da direção nas quatro rodas, introduzida no Aventador S, garantindo agilidade em velocidades baixas e médias e maior estabilidade em altas velocidades. Já em relação ao design do LP780-4 Ultimae, adota um pára-choque dianteiro específico para aumentar a carga aerodinâmica na frente, com desempenho longitudinal semelhante ao do SVJ. Oferecendo o desempenho aerodinâmico de última geração, o divisor dianteiro e a 'boca' aberta do LP780-4 direcionam o fluxo de ar adicional para otimizar a eficiência aerodinâmica e o arrefecimento do motor e do radiador.

Lamborghini Aventador 2021 02

Os modos de direção do Lamborghini Aventador LP780-4 Ultimae permitem que o piloto selecione não apenas as opções dinâmicas Strada, Sport e Corsa, mas no modo EGO tem ainda a possibilidade de escolher os seus próprios parâmetros para a configuração ideal da suspensão ativa Lamborghini (LMS), controles de tração (motor , caixa de velocidades e tração nas quatro rodas), bem como direção.

Refira-se ainda a propósito deste Lamborghini Aventador LP780-4 Ultimae que foi resultado de uma produção limitada de 350 unidades na variante coupé e ainda mais limitada de 250 unidades enquanto Ultimae, oferecendo uma representação refinada, porém dinâmica, elegante e distinta do último Aventador.

O Lamborghini Aventador LP780-4 Ultimae coupé é lançado em configuração cinza-sobre-cinza de dois tons, com linhas e detalhes como o contorno do divisor frontal e 'dentes' destacados em vermelho fosco Rosso Mimir, com a linha de destaque continuando ao longo do carro. No Aventador LP780-4 Ultimae Roadster, o tejadilho também é oferecido em fibra de carbono visível mas sobre esse falamos mais tarde aqui no LusoMotores.

Confira agora com o LusoMotores as imagens desta pérola que dá pelo nome de Lamborghini Aventador LP780-4 Ultimae...

LusoMotores
Pin It