A Nissan acaba de anunciar o início das vendas do Nissan Leaf 100% elétrico de 2021, um modelo renovado que transporta agora funcionalidades de segurança melhoradas para uma experiência de condução elétrica mais segura, tanto para os condutores como para as pessoas em torno do automóvel. Deste modo, o Nissan Leaf MY21 surge equipado com um novo "Acoustic Vehicle Alerting System" (AVAS) denominado "Canto" pela Nissan, o qual, em total conformidade com os novos regulamentos europeus, foi especificamente concebido para transmitir sons de condução simulados artificialmente, alertando os utilizadores da estrada para a presença de um automóvel 100% elétrico.

Como pioneira na eletrificação, a Nissan integrou um som de alerta desde a primeira geração do Nissan Leaf, para garantir que todos os utilizadores da estrada se apercebem da aproximação de um automóvel elétrico. Em 2017, durante a sua estadia na equipa da Nissan no Japão, Marco Fioravanti, vice-presidente regional de Planeamento de Produto na Nissan AMIEO, teve a oportunidade única de impulsionar a criação do que se tornaria o som de marca exclusivo para todos os automóveis elétricos Nissan. Ao abraçarem o processo de desenvolvimento do 'Canto', Marco e a sua equipa garantiram que a satisfação e segurança dos clientes foram fundamentais para a composição deste recurso.

“A segurança das pessoas é fundamental, não só para aqueles que se encontram ao volante, mas também para quem se encontra em torno do automóvel”, afirmou Marco. “À medida que o mundo se torna cada vez mais eletrificado, este novo som irá em breve fazer parte da sonoridade das nossas estradas, como a assinatura sonora da Nissan, aproximando-nos do nosso objetivo de uma experiência de condução com zero fatalidades.”

O Leaf MY21 promete oferecer a mistura perfeita de condução inteligente, conectividade e mobilidade sustentável, estando equipado de série com WiFi, Apple CarPlay e Android Auto, assim como com Intervenção Inteligente de Ângulo Morto e Retrovisor Interior Inteligente com Câmara de Visão Traseira, para uma condução cativante e uma experiência tranquilizadora ao volante.

Apresentação do "Canto"

Os motores 100% elétricos têm emissões zero não apenas em termos de CO2, mas também de poluição sonora, ao serem mais silenciosos do que os motores de combustão. Para maximizar a perceção de todos os utilizadores da estrada, a Nissan associou-se a uma equipa de elite de criadores de som para criar o som "Canto", a identidade sonora personalizada da empresa para os seus automóveis elétricos.

O "Canto" foi cuidadosamente criado por engenheiros e criadores de som na Nissan Motor Co. e adaptado localmente para a Europa por engenheiros e produtores de som no Centro Técnico da Nissan Europa, utilizando um vasto espetro de paletas sonoras. O som foi composto propositadamente para garantir que varia de tom e timbre dependendo se o automóvel está a acelerar, desacelerar ou a fazer marcha-atrás.

Ativado automaticamente quando se circula a velocidades até 30km/h, o "Canto" complementa cuidadosamente o espaço envolvente e é claramente audível, sem ser demasiado alarmante para os peões, moradores e passageiros.

Experiência personalizada 

O som do "Canto" no Nissan Leaf foi concebido e otimizado tendo o cliente europeu em mente. Desde considerar a forma como os humanos ouvem e processam as ondas sonoras, até garantir que a composição é claramente audível nas cidades e estradas, esta edição personalizada do "Canto" será um complemento à sonoridade das estradas europeias. “Após concebermos o som "Canto", instalámo-lo no Leaf MY21 para nos permitir realizar avaliações subjetivas e objetivas a fim de melhor corresponder às expetativas dos clientes europeus”, referiu Paul Speed-Andrews, diretor de Desenvolvimento na Área do Ruído e Vibrações no Centro Técnico da Nissan Europa.

Sobre Paul Speed-Andrew será importante dar conta que se trata de quadro da Nissan que passou mais de 20 anos na indústria automóvel a trabalhar sobretudo em investigação de Ruído e Vibrações. Após se juntar à Nissan, em 2005, Paul assumiu a Direção de desenvolvimento na área de Ruído e Vibrações, Aerodinâmica e Aeroacústica, no Centro Técnico da Nissan Europa, tendo a seu cargo um grupo de trabalho que adaptou o "Canto" para a Europa e desempenhou um papel crucial para garantir que o som era adequado para o cliente europeu e que cumpria os novos regulamentos.

“Não era apenas importante que criássemos um som que cumprisse os novos regulamentos, mas que também correspondesse à imagem de marca da Nissan. Sempre fomos pioneiros em segurança e inovação e é fantástico saber que estamos a ajudar a moldar o futuro da eletrificação”, continuou Paul. 

O Leaf MY21 está disponível em Portugal com baterias de 40kWh e de 62kWh nas versões Acenta, N-Connecta e Tekna. Os preços recomendados de venda a público começam a partir de €23.900 mais IVA, incluindo campanhas em vigor. Para empresas e profissionais liberais o IVA é totalmente dedutível.

LusoMotores
Pin It