Apesar das primeiras unidades serem esperadas em Portugal lá mais para o Verão, porventura em Agosto, o LusoMotores já foi conhecer a nova Volvo V60, a novíssima proposta da marca sueca assente na plataforma SPA da Volvo –Scalable Product Architecture, utilizada nos modelos da Série 90 e no Novo XC60. E daquilo que pudemos ver, ficou a certeza de que se trata de mais uma proposta particularmente sedutora da Volvo, marca que tem percorrido um caminho pleno de sucesso assente em modelos em que a qualidade, a segurança e o design parecem ter conseguido a fusão perfeita.

Na apresentação desta nova Volvo V60, realizada em Belém, os responsáveis da marca em Portugal permitiram a comparação desta nova proposta com a geração actual da V60, ficando clara a evolução no estilo desta proposta, claramente alinhada com a imagem actual bem definida nos diversos produtos da Volvo. A secção dianteira é aquela em que fica mais evidente a mudança com a chegada desta nova V60 comparativamente com a que está ainda no mercado, mas as diferenças vão muito para além disso.

Num automóvel que surge para se bater com concorrentes de peso como a Audi A4 Avant, também o BMW Série 3 Touring ou mesmo o Mercedes-Benz Classe C Station, esta Volvo V60 é bem mais comprida do que o modelo anterior em 128 mm, garantindo um centro de gravidade mais baixo já que a altura do veículo é igualmente menor em menos 37 mm, sendo ainda a nova Volvo V60 mais estreita em menos 16mm. Todavia, o espaço interior acaba por ser maior, com a bagageira a ganhar cerca de 100 litros de capacidade, passando dos 430 litros para 529 litros. Deste modo, a novo Volvo V60 surge como a mais generosa em termos de capacidade de bagageira no seu segmento no qual as referências actuais são permitidas pela Audi com 505 litros, a BMW com 495 ou a Mercedes com 490.

VolvoV60-180405-01

VolvoV60-180405-02

Grande e espaçosa por dentro mas particularmente elegante e versátil no exterior, esta nova Volvo V60 surge numa fase de sucesso para a marca, como frisou Aira de Melo, director de Marketing e Comunicação da Volvo Car Portugal: “Este primeiro trimestre de 2018 foi histórico para a Volvo. Continuamos a crescer em vendas, de forma sustentada, em Portugal e no Mundo. Conquistámos, pela primeira vez, prémios internacionais de inegável importância, como o “Carro Europeu e Mundial do Ano” com o XC40 e o XC60, respectivamente, e acreditamos que temos, na V60, mais uma proposta vencedora e uma forte candidata a ser um player de peso em mais um segmento muito importante para nós.”

Inúmeras soluções tecnológicas já apresentadas nos modelos da série 90 — o LusoMotores testou recentemente o novo Volvo S90 num ensaio de que lhe daremos conta muito em breve — estão disponíveis também nesta nova Volvo V60, onde o utilizador poderá tirar todo o partido, por exemplo, do sistema de infoentretenimento Sensus Navigation, através do qual é possível ter acesso ao controlo de todos os parâmetros da V60.

E porque a condução autónoma, não sendo ainda uma realidade hoje, aparece como o caminho a percorrer amanhã, esta nova Volvo V60 apresenta uma parafernália de equipamento e propostas do mais recente que se pode encontrar no mercado. Sistemas como o Pilot Assist de condução semiautónoma (até 130 km/h) com assistência à direcção, também o Park Assist Pilot para estacionamentos automáticos, ou ainda o sistemas City Safety com nova geração Steering Support que ajuda a evitar ou atenuar colisões com outro veículo (até 50 km/h de diferencial de velocidade), peões, ciclistas e animais de grande porte, seja a travar como a desviar-se dos mesmos, estão entre as propostas da marca sueca integradas nesta novíssima Volvo V60.

VolvoV60-180405-03

VolvoV60-180405-05

A partir de Agosto deverão começar a ser entregues as primeiras unidades que podem ser encomendadas desde já, com preços a partir dos 43.500 euros para a Volvo V60 D3 Kinetic com caixa manual. Refira-se que a nova Volvo V60 estará disponível em quatro motorizações distintas (D3, D4, T6 e T8) variando o nível de equipamento entre as versões Kinetic, Momentum e Inscription. Posteriormente haverá espaço para duas variantes híbridas Plug in, através das quais a Volvo pretenderá dar continuidade ao sucesso que a actual Volvo V60 tem vindo a conhecer, uma variante com a qual conseguiu quase 30% do total das vendas.

Ainda a propósito dos preços, e para além do valor de entrada já referido de 43.500 euros, será possível a aquisição desta Volvo V60 na variante D4 Momentum com caixa manual a partir dos 48.760 euros, ou ainda a V60 T6 AWD Geartronic com preços a partir dos 57.000 euros. Quantos a outros valores, os 59,900 euros permitirão o acesso à V60 T8 Twin Engine, havendo ainda propostas para os clientes empresariais que poderão adquirir a V60 Plug-In abaixo dos 50.000 euros (sem IVA), estando prevista uma versão V60 D3 Business Edition abaixo dos 35.000 euros.

J.R.

VolvoV60-180405-04

Pin It