O mercado automóvel em Portugal surge entre aqueles onde foi possível o maior sucesso pela Citroen relativamente à comercialização dos novos Citroen C4 e ë-C4 100% Electric, a berlina compacta generalista mais vendida no segmento. Comercializados na Europa desde o início de 2021, os novos C4 e ë-C4 alcançaram ótimos volumes de vendas no primeiro semestre de 2021, com 30.855 automóveis matriculados.
O ë-C4 destaca-se entre as berlinas compactas elétricas na Europa ao ocupar o terceiro lugar no segmento, após seis meses no mercado, sendo que em Portugal o C4 é a terceira berlina compacta mais vendida entre todos os construtores e o líder de vendas entre as marcas generalistas. E um em cada quatro C4 vendidos no nosso país foi 100% elétrico. Já em França, o C4 ocupa o primeiro lugar nas vendas globais a clientes particulares, entre as berlinas do segmento C, no primeiro semestre do ano. Em Espanha é o segundo modelo compacto mais vendido.
Desde a sua chegada aos concessionários europeus, no início de 2021, o C4 e o ë-C4 impuseram-se no segmento altamente competitivo das berlinas do segmento C. Os C4 e ë-C4 tornaram-se modelos ‘chave’ neste mercado e, num espaço de seis meses, já conquistaram mais de 30.000 clientes na Europa.
Segundo Arnaud Ribaud, Director da Citroen na Europa, “com o novo C4, a Citroën regressa com força ao segmento dos automóveis compactos, graças ao seu estilo arrojado e ao seu reconhecido nível de conforto. É, igualmente, o único no seu segmento a oferecer a liberdade de escolha para o tipo de motor, através de uma opção 100% elétrica que está, gradualmente, a deixar a sua marca nas vendas de veículos elétricos na Europa, subindo ao pódio das vendas dos compactos elétricos”.
Excelentes resultados no primeiro semestre
Os novos Citroën C4 e ë-C4 estabeleceram-se muito rapidamente no mercado automóvel português, ocupando a terceira posição nos Compactos do segmento C, atrás do Mercedes Classe A e do BMW Série 1, com uma quota de mercado de 11%. Por conseguinte os novos C4 são o modelo generalista mais vendido no segmento. Adicionalmente, em Portugal, um em cada quatro C4 vendidos a clientes particulares e a empresas foi 100% elétrico, denotando o potencial que este novo Citroën tem na transição energética que vivemos, designadamente para as empresas.
Em Espanha, o país onde é fabricado, o C4 ocupa o segundo lugar no segmento das berlinas compactas, imediatamente atrás do Toyota Corolla, e com uma quota de mercado de 9,5%. Já no mercado francês, os novos C4 também se consolidaram rapidamente, ocupando o primeiro lugar no segmento C Berlinas nas vendas a clientes particulares no primeiro semestre de 2021, confirmando o seu bom desempenho em julho e agosto e colocando-se à frente do VW Golf, com uma quota de 19% no segmento dos clientes particulares.
Já no que diz respeito ao segmento C Berlinas, e considerando todos os canais, o C4 ficou em terceiro lugar nos primeiros seis meses do ano, com uma quota de mercado de 13,3%. Em outras zonas da Europa, o C4 destaca-se, em particular, nos mercados de Itália e da Bélgica, ocupando a sexta posição na sua categoria.
ë-C4 deixa a sua marca entre os compactos elétricos
O ë-C4, a versão 100% elétrica do C4, também parece ter um futuro promissor, representando já 15% do total de matrículas do C4 na Europa. Nos Países Baixos, as matrículas do ë-C4 representam 38% do total das vendas do modelo, percentagens que ascendem a 27% na Alemanha e a 20,5% no Reino Unido. Em França, as matrículas do ë-C4 representam 10,2% do volume total das unidades C4, um número que está a crescer todos os meses.
Após seis meses de presença no mercado, o ë-C4 ocupa o terceiro lugar no segmento dos hatchbacks compactos elétricos na Europa, com uma quota de segmento de 8%, atrás do VW ID.3 e do Nissan Leaf.
O ë-C4 obteve resultados muito bons em alguns países: é o segundo mais vendido em Espanha, com 28,5% dos registos no segmento C dos hatchbacks elétricos, o terceiro em França, com uma quota de segmento de 22%, posição que também ocupa em Itália, com uma quota de segmento de 14,6%. Em Portugal já ascendeu à quarta posição no ranking.
C4 - Um noco conceito de berlina compacta
Com um estilo arrojado, o C4 e o ë-C4 oferecem um novo conceito no coração do segmento das berlinas compactas. Com a sua imagem de carroçaria elevada e enérgica, as formas do C4 combinam a elegância e o dinamismo de uma berlina ao mesmo tempo que adota características SUV, para robustez e personalidade adicionais. O seu habitáculo acolhedor e high-tech transmite de forma instantânea uma sensação de bem-estar, de conforto e de modernidade.
O C4 e o ë-C4 também permitem a vantagem de se escolher entre três tipos de motor: elétrico de 100 kW (136 cv) com uma autonomia de 350 km para assegurar uma liberdade de movimentos significativa, motores a gasolina Euro 6d de última geração com potências entre os 100 e os 155 cv, ou Diesel dos 110 aos 130 cv de potência.
Com os C4 e ë-C4, a Citroën mantém a sua promessa de proporcionar um nível sem igual de bem-estar e de conforto a bordo. O conforto de condução é assegurado pela suspensão com Batentes Hidráulicos Progressivos® e pelos bancos Advanced Comfort. O conforto a bordo é, igualmente, refletido na habitabilidade generosa, nos espaços de arrumação concebidos de forma inteligente e numa vasta gama de tecnologias, incluindo o head-up display.