Marca pioneira no segmento dos monovolumes e dos veículos multiusos, a Citroën dá mais um passo na eletrificação da sua gama e num segmento onde sempre procurou ser inovadora. Assim, já a partir deste mês de janeiro, os veículos de Passageiros Citroën Berlingo, Citroën Jumpy Combi e Citroën Spacetourer passam a estar disponíveis exclusivamente nas versões 100% elétricas alimentadas a bateria: ë-Berlingo, ë-Jumpy Combi e ë-SpaceTourer.
Sem quaisquer cedências na habitabilidade, modularidade e versatilidade destes três modelos concebidos para as empresas, famílias e pessoas ativas de todas as idades, o ë-Berlingo, o ë-Jumpy Combie o ë-SpaceTourer passam assim a oferecer todas as vantagens, aliada à suavidade e ao conforto da mobilidade elétrica, com custos de utilização reduzidos. Este reforço na ofensiva de eletrificação da Citroën aplica-se às novas encomendas de versões de passageiros destes três modelos na Europa e não engloba os veículos comerciais que, além das versões elétricas, mantêm as propostas BlueHDi.
Assim, já a partir deste mês de janeiro de 2022, os clientes podem encomendar os veículos de passageiros Berlingo, Jumpy Combi e SpaceTourer exclusivamente nas suas versões 100% elétricas, com a Citroen a procurar com isso reinventar o segmento das viaturas multiusos, dotando-as de uma fonte de energia de futuro, que permitirá aos clientes continuar a viajar livremente e com custos de utilização controlados, beneficiando, ao mesmo tempo, da habitabilidade e da versatilidade oferecida por estas três silhuetas.
A Citroën acelera assim a eletrificação da sua gama em benefício dos clientes e do ambiente. Esta estratégia abrange as versões de passageiros destes modelos na Europa. As versões com motor a combustão irão continuar disponíveis na gama de veículos comerciais e em mercados fora do continente europeu. De salientar que o Grand C4 SpaceTourer, com lotação para acolher até sete ocupantes, continua presente na gama Citroën, na sua versão térmica.
Esta decisão da Citroen vem reafirmar o seu total envolvimento na transição energética e o desejo de conduzir os seus clientes para soluções do futuro. Fiel à sua tradição, a Citroën mostra a sua ousadia ao serviço da mobilidade, integralmente alinhada com as necessidades e as preocupações da sociedade. Deste modo, a Citroën passa a disponibilizar em Portugal 7 veículos de passageiros com soluções eletrificadas.
A nova orientação da Citroen é possível graças à relevância e versatilidade dos modelos propostos. A estratégia de eletrificação da Citroën baseia-se em modelos que oferecem mais conforto, mais tranquilidade, custos de utilização mais baixos e um impacto ambiental reduzido, mantendo, simultaneamente, as suas qualidades em termos de espaço a bordo e de modularidade. A Citroën disponibiliza também uma gama de serviços conectados, tais como o Charge my Car, para facilitar a experiência de condução em modo elétrico.
Citroën ë-Berlingo — sempre funcional
Olhando para cada um destes modelos um a um, começamos por dar conta da realidade do Citroën ë-Berlingo, um modelo que pretende apresentar todas as funcionalidades reconhecidas do Berlingo, sem fazer quaisquer concessões, adaptando-se a todas as necessidades graças a um interior espaçoso, com ampla modularidade e versatilidade. O ë-Berlingo está disponível em dois comprimentos, podendo acolher até sete ocupantes. Mantém a mesma generosa habitabilidade interior, com três bancos traseiros independentes, espaço de arrumação multifunções no tejadilho Modutop e óculo traseiro com abertura.
Cada viagem a bordo do Citroën ë-Berlingo é um momento de descontração para todos os passageiros. O motor elétrico, com 136 cv de potência e uma velocidade de 130 km/h, permite um arranque suave graças ao binário imediatamente disponível. A condução é suave, sem vibrações, silenciosa e isenta de emissões de CO2. A bateria de iões de lítio de 50 kWh do ë-Berlingo permite uma autonomia máxima de 280 km, permitindo cumprir a maioria das deslocações diárias sem preocupações.
Pode ser recarregado a 80% em apenas 30 minutos num posto público de carregamento rápido até 100kW, e em cerca de 7 horas através de uma Wallbox monofásica de 7,4kW, que pode ser facilmente instalada por utilizadores de veículos de lazer, os quais tendem a residir maioritariamente em moradias. O aumento da disponibilidade da rede de carregamento tornará possível enfrentar, com total serenidade, as poucas viagens de longo curso que podem ocorrer durante o ano.
Citroën ë-SpaceTourer — grande até na capacidade de resposta
Já a propósito do Citroën ë-SpaceTourer, estamos perante um monovolume de grandes dimensões, moderno, versátil e gratificante, capaz de transportar entre seis e nove ocupantes com total tranquilidade. Graças aos seus três comprimentos de carroçaria e opções de configuração interior, oferece uma nova solução 100% elétrica para profissionais, famílias ou grupos de amigos, acrescentando às qualidades do SpaceTourer todas as vantagens da propulsão elétrica em termos de conforto e de condução responsável e económica.
Permite ainda este modelo ë-SpaceTourer uma grande liberdade de movimentos para várias pessoas graças aos dois níveis de autonomia, de cerca de 230 km se equipado com a bateria de 50 kWh e até 330 km quando equipado com a bateria de 75 kWh (ciclo WLTP). Além disso, oferece a mesma facilidade de carregamento do ë-Berlingo e proporciona, igualmente, todo o prazer da condução em modo elétrico.
Citroën Jumpy Combi — competente e profissional
Dentro do lete de modelos abrangidos por esta determinação da Citroen encontramos um monovolume de grandes dimensões, o Citroën Jumpy Combi, ideal para os profissionais e as empresas com atividades de transporte de pessoas. Do tamanho M até ao grande XL, pode acomodar 9 pessoas a bordo juntamente com as suas bagagens, propondo inúmeras configurações de bancos “à escolha” (“à la carte”) e podendo obter um volume de 5,3m3 no tamanho M e até 6 m3 no tamanho XL.
Será importante referir que o Citroën Jumpy Combi disponibiliza as mesmas soluções 100% elétricas que o ë-Spacetourer, com dois níveis de autonomia, de cerca de 230 km se equipado com a bateria de 50 kWh e até 330 km quando equipado com a bateria de 75 kWh (ciclo WLTP), oferecendo a mesma facilidade de carregamento e proporcionando, do mesm o modo, todo o prazer da condução em modo elétrico.