Segundo dados da ACAP, um em cada quatro veículos eletrificados que se venderam em Portugal no mês de maio pertencem a uma das marcas da Stellantis, uma proporção que demonstra a liderança do Grupo Stellantis neste mercado a nível nacional e como persegue as ambições estabelecidas no plano estratégico ‘Dare Forward 2030’, de se tornar um ‘campeão’ nas vendas de veículos de baixas emissões.

Assim, entre nós, com uma quota de mercado de 26,1% no mercado dos LEV - veículos de baixas emissões – a Stellantis liderou a tabela de vendas nacional de veículos elétricos a bateria BEV e PHEV (Híbridos Plug-in) no mês de maio com 667 unidades entregues. Além disso, colocou quatro modelos no Top 8 do mercado BEV - Citroën e-C4, Peugeot e-2008, Peugeot e-208 e o Novo Fiat 500 – e dois modelos no Top 5 do mercado PHEV – Citroën C5 Aircross e novo Peugeot 3008.

Relativamente aos resultados acumulados desde o início do ano, a liderança do Grupo Stellantis em Portugal é, também, inequívoca. Com 2.600 unidades entregues a clientes, o que representa uma quota de mercado de 20,5%, a Stellantis lidera as vendas nacionais de veículos de baixas emissões, considerando a soma dos números referentes aos veículos de passageiros e comerciais ligeiros. Uma liderança que se repete quer se considere individualmente o mercado de passageiros, quer o de comerciais ligeiros, onde o Grupo também se posiciona fortemente com a sua oferta eletrificada.

Atualmente, a Stellantis comercializa em Portugal mais de 40 modelos eletrificados das suas marcas Alfa Romeo, Citroën, DS Automobiles, Fiat, Jeep, Maserati, Opel e Peugeot; abrangendo praticamente todos os segmentos de mercado, dos compactos urbanos aos SUV, berlinas, 4x4, comerciais ou supercarros.

e 2008

Stellantis na frente de ofensiva liderada pela Peugeot

Considerando a totalidade do mercado automóvel português e todas as fontes de energia, a Stellantis destacou-se, novamente, como líder absoluto em maio com 3.790 unidades entregues a clientes, o equivalente a 26,4% de quota de mercado. No caso dos veículos de passageiros, o grupo liderou com 25,8% de quota – 3.285 veículos vendidos – e no que diz respeito aos comerciais ligeiros, a respetiva quota é de 31,1% com 505 matrículas registadas.

O registo acumulado ao longo de 2022 não é menos impressionante, com o grupo Stellantis a ser responsável pela entrega de 20.299 viaturas novas a clientes, uma quota de 29,1%. Do lado dos veículos de passageiros, a quota atinge os 26,5% com 15.888 unidades entregues e na vertente dos comerciais ligeiros, a quota ascende a 45,1%, com 4.411 viaturas matriculadas.

Durante o passado mês de maio, a Peugeot voltou a ser a marca líder de mercado, considerando quer apenas veículos de passageiros, com 1.321 automóveis entregues e uma quota de 10,4%, quer no combinado destes com os veículos comerciais ligeiros, o que totaliza 1.522 unidades e uma quota de 10,6%.

No acumulado do ano, a Peugeot lidera entre os veículos de passageiros com 6.944 automóveis comercializados (quota de 11,7%), lidera, também, entre os comerciais ligeiros, com 1.763 automóveis (quota de 18,0%), bem como considerando a soma das vendas dos veículos de passageiros com as dos comerciais ligeiros, o que se traduz numa quota de 12,6%, o resultado de 8.757 unidades comercializadas.

No mercado BEV, a Peugeot lidera, desde o início do ano, o ranking das vendas de veículos elétricos a bateria com 613 unidades e uma quota de mercado de 10,2%.

e C4 1

Citroën esteve em destaque no mês de Maio

A Citroën foi a marca que mais elétricos alimentados a bateria vendeu em maio, um mês de sucesso para esta marca que conquistou pela primeira vez o primeiro lugar da tabela de vendas de veículos BEV – puramente elétricos alimentados a bateria – com 152 automóveis com zero emissões de escape comercializados e uma quota de mercado de 11,5%.

O modelo 100% elétrico mais vendido em Portugal no passado mês de maio foi o Citroën ë-C4, com um total de 147 unidades vendidas. No entanto, também o 100% elétrico AMI continua numa posição de destaque no mercado nacional, com a liderança no mercado total dos quadriciclos no mês de maio com 40 unidades comercializadas, volume que se traduz numa quota de 30,5%. Até ao momento, em 2022, a Citroën entregou 185 unidades do quadriciclo AMI.

Pin It