Capaz de passar dos 350 km/h e com um pacote mecânico que surge "emprestado" do modelo de competição, o agora lançado Mercedes-Benz AMG One não é mais do que “um Fórmula 1 com roupa de passeio”, um modelo que usa o conjunto híbrido vindo da Fórmula 1, composto por um motor V6 1.6 turbo de 574 cv, a que se somam quatro propulsores elétricos, formando a chamada unidade MGU-K. Combinados, entregam 1.063 cv.

A disposição desses motores elétricos é pouco comum e bastante complexa, sendo que dois deles permitem a tração nas rodas dianteiras, o terceiro tem a seu cargo o funcionamento do turbocompressor e o quarto surge ligado diretamente ao motor de combustão. Este motor, por seu turno, possui ainda dois sistemas de injeção – direta e indireta –, permitindo combinar os dois tipos de injeção em busca da injeção mais eficiente a cada instante. A caixa de velocidades possui sete relações de operação automatizada, para um conjunto que permite que o AMG One acelere dos 0 aos 100 km/h em 2,9 segundos, chegue aos 200 km/h em 7 segundos, aos 300 km/h em 15,6 segundos e atinja a velocidade máxima limitada aos 352 km/h.

MercedesBenz AMG ONE 2023 024

MercedesBenz AMG ONE 2023 001

MercedesBenz AMG ONE 2023 002

Naturalmente que, perante este cenário de valores, não estaremos perante um modelo propriamente económico, e nem será isso que alguém estará à espera. Contudo, a Mercedes fala no consumo de 8,7 litros a cada centena de quilómetros, o que não é propriamente “muito” perante os números da ficha técnica deste AMG One. O consumo não é mais baixo porque o sistema híbrido permite que este modelo percorra até 18 km apenas em modo eléctrico. Num veículo em que o foco está apontado ao desempenho, as baterias são pequenas, com uma capacidade que não vai além dos 8,4 kWh,

Nolta para a presença de seis modos de condução disponíveis, nomeadamente o Race Safe, o modo padrão que usa a condução híbrida quando solicitada e o arranque totalmente eléctrico; o modo Race, para um funcionamento híbrido, mas com o motor a combustão a permitir o carregamento contínuo das baterias; modo EV para um funcionamento 100% eléctrico; modo Race Plus (exclusivo em pista)com a aerodinâmica ativa a permitir uma redução da altura do chassis em 3,7 cm na frente e 3 cm atrás; modo Strat 2 (exclusivo em pista), em tudo idêntico ao modo anterior mas com a disponibilidade de toda a potência de todos os motores, como na qualificação da Fórmula 1; e o modo Individual, que permite que as configurações sejam determinadas de acordo com as preferências pessoais do condutor para os modos de estrada.

MercedesBenz AMG ONE 2023 004

MercedesBenz AMG ONE 2023 005

MercedesBenz AMG ONE 2023 007

Como curiosidades, nota para a presença neste Mercedes AMG One de um sistema de asa móvel que, tal como na Fórmula 1, também aqui adota o nome de DRS, sendo o seu funcionamento determinado por um botão no volante que reduz a pressão aerodinâmica em 20%.

Já o sistema de travagem utiliza fibra de carbono com pinças de seis pistões para as rodas dianteiras e quatro pistões nas rodas traseiras. O material também está presente na estrutura monobloco do AMG One e até mesmo na cabine.

Estamos perante um modelo com capacidade para duas pessoas que equipa ar condicionado, vidros elétricos e até uma ecrâ central de 10 polegadas.

MercedesBenz AMG ONE 2023 008

MercedesBenz AMG ONE 2023 010

MercedesBenz AMG ONE 2023 011

O quadro de instrumentos é digital, o volante é inspirado nos carros de Fórmula 1 e o espelho retrovisor interno desaparece para dar lugar a um pequeno ecrã que projeta imagens recolhidas por uma câmera instalada na traseira.

Refira-se que este modelo terá uma produção limitada de apenas 275 exemplares, sendo que todo estão já vendidos ou destinados a clientes ilustres com um preço a rondar os 2,8 milhões de euros. Entre os ilustres que irão ter este AMG One na garagem estão o heptacampeão Lewis Hamilton ou o seu antigo companheiro de equipa na F1 Nico Rosberg. Os proprietários desta nova pérola terão no entanto que assinar um acordo comprometendo-se a não vender o carro durante determinado período, correndo o risco de, se o fizerem, poderem ser processados judicialmente pela Mercedes.

MercedesBenz AMG ONE 2023 033

MercedesBenz AMG ONE 2023 032

MercedesBenz AMG ONE 2023 031

LusoMotores
Pin It