A Škoda Auto entregou mais de 730.000 veículos em 2022, num ambiente de mercado extremamente desafiante. A empresa adotou importantes medidas à prova do futuro, incluindo uma maior internacionalização, uma campanha elétrica acelerada e um design de marca totalmente novo. Graças à estratégia bem-sucedida na Índia, o fabricante de automóveis checo mais do que duplicou as suas entregas (+127,7%, Taxa de Variação Homóloga) no subcontinente.

Actualmente, a marca checa está constantemente a avançar na sua estratégia de internacionalização, entrando este ano no mercado de crescimento vietnamita, liderando estrategicamente o Brand Group Volume na região da ASEAN, reforçando a sua presença no Sudeste Asiático e expandindo as atividades comerciais no Médio Oriente. Ao mesmo tempo, a marca está a concentrar-se na eletrificação no seu mercado doméstico.

A Škoda Auto lançou a produção de sistemas de baterias MEB na sua fábrica de Mladá Boleslav em maio de 2022, com uma segunda linha de produção aberta este ano para expandir as capacidades para 1.500 unidades por dia.

Além disso, a Škoda Auto intensificou a sua ofensiva de mobilidade elétrica; a empresa vai lançar mais três veículos elétricos a bateria (BEVs) até 2026, com mais a seguir. A Škoda pretende aumentar a quota de entregas de BEV na Europa para mais de 70% até 2030 e investirá 5,6 mil milhões de euros em eletrificação até 2027.

A este propósito, Klaus Zellmer, CEO da Škoda Auto, disse: "A Škoda demonstrou a sua resiliência ao longo de 2022. Apesar dos vários desafios que a nossa indústria enfrenta, intensificámos o nosso foco estratégico ao revelar uma nova linguagem de design e identidade corporativa, lançando a produção dos nossos sistemas de baterias MEB, acelerando a nossa ofensiva de mobilidade elétrica e avançando com a internacionalização da Škoda Auto.”

“Vamos utilizar a nossa entrada no mercado vietnamita para impulsionar o crescimento do Grupo Volkswagen em toda a região da ASEAN, para o qual assumimos recentemente a liderança estratégica do Brand Group Volume. Ao mesmo tempo, vamos concentrar-nos em expandir significativamente as nossas atividades comerciais no Médio Oriente. Através destas medidas, estamos a preparar a empresa para o futuro e a posicioná-la para melhor servir os nossos clientes com produtos atrativos e altamente eficientes de ambos os mundos - EV e ICE."

O Škoda Octavia continuou a ser o bestseller da marca em 2022 com 141.100 unidades entregues aos clientes, sendo que a procura também se manteve elevada para o SUV Kamiq (96.300 unidades) e Kodiaq (94.500 unidades), seguidos pelo Fabia (92.700 unidades).

O lançamento do dinâmico, eficiente e sustentável Enyaq Coupé iV deu um novo impulso à bem-sucedida família Enyaq iV totalmente elétrica: Em 2022, 53.700 unidades foram entregues aos clientes. A versão top RS do Enyaq Coupé iV foi introduzida como o primeiro BEV na gama desportiva do Škoda RS no final de janeiro.

Em dezembro de 2022, o fabricante de automóveis checo lançou também o Enyaq RS iV SUV. Além disso, a Škoda apresentou a o popular Monte Carlo para a quarta geração Fabia, complementando a oferta no segmento de entrada.

Em junho, a Škoda Motorsport apresentou o Fabia RS Rally2. Como sucessor do Fabia RS Rally2 evo - o carro de rali de maior sucesso na sua categoria - o Fabia RS Rally2 tem todas as credenciais para continuar o legado do seu antecessor.

Skoda Auto 01

Mais baterias MEB para o Grupo Volkswagen

Em termos de produção de componentes, a Škoda Auto deu um passo importante no sentido de estabelecer a República Checa como um centro de mobilidade elétrica no ano passado. Em maio de 2022, a empresa lançou a produção de sistemas de baterias para BEVs baseados no Conjunto de Ferramentas de Eletrificação Modular (MEB) do Grupo Volkswagen na sua fábrica principal em Mladá Boleslav. O investimento na linha de produção recentemente construída ascendeu a cerca de 130 milhões de euros.

Uma outra linha de montagem será acrescentada este ano, elevando a capacidade total para 1.500 baterias por dia. Os sistemas de baterias MEB fabricados em Mladá Boleslav não serão apenas instalados em modelos da Škoda, mas também em veículos construídos pela Volkswagen, Audi e SEAT. Mladá Boleslav é a única localização europeia fora da Alemanha onde os sistemas de baterias para veículos MEB são produzidos.

Outra medida destinada a garantir o fornecimento de componentes demonstrou ainda mais a resistência da Škoda em condições muito difíceis em 2022. No primeiro semestre do ano, a produção do Enyaq iV totalmente elétrico teve de ser suspensa durante oito semanas devido a impasses de fornecimento causados pela guerra na Ucrânia.

Para melhor satisfazer a procura dos clientes e reduzir a elevada acumulação de encomendas, o fabricante de automóveis transferiu parte da sua produção de componentes ucranianos para Mladá Boleslav, em estreita cooperação com os fornecedores. Estas medidas permitiram duplicar as capacidades de fabrico na Europa e no Norte de África em apenas algumas semanas.

No âmbito da sua Next Level - Škoda Strategy 2030, a empresa avalia continuamente potenciais novas entradas no mercado. O fabricante de automóveis está assim a avançar com a sua estratégia de internacionalização, alavancando o potencial de crescimento do Grupo Volkswagen em mercados de crescimento promissores.

A estratégia está a produzir resultados no mercado chave da Índia. A Škoda mais do que duplicou as suas entregas lá em 2022 (+127,7%, Taxa de Variação Homóloga) e vai reforçar a sua presença no Sudeste Asiático. O fabricante de automóveis está prestes a de entrar no dinâmico mercado vietnamita e é também estrategicamente líder do Brand Group Volume na ASEAN, o que representa uma porta estratégica para a área mais vasta Indo-Pacífica.

As sinergias também desempenham um papel importante no envolvimento da Škoda no Médio Oriente, onde a empresa projeta um potencial aumento das vendas anuais para cerca de 5.000 unidades ao longo dos próximos três anos. A 1 de fevereiro de 2023, a Škoda juntou-se à Audi Volkswagen Middle East para integrar o fabricante de automóveis checo na Companhia Nacional de Vendas existente para as marcas Audi e Volkswagen.

LusoMotores
Pin It