Lançado no final de 2019 e com cerca de 700.000 unidades produzidas, o Peugeot 2008 esteve sempre no pódio nas vendas de SUV do segmento B na Europa e chegou mesmo a liderar essa lista em 2021, sendo por isso um “bestseller” da marca do Leão.
Parte do sucesso deste modelo deve-se também ao E-2008, pioneiro da eletrificação no seu segmento a partir de 2019, com mais de 75.000 unidades produzidas e responsável por 17,4% das vendas das versões em 2022, colocando-o no pódio das vendas europeias de SUV elétricos do segmento B. Perante tudo isto, é com naturalidade que chega o novo Peugeot e-2008 para dar continuidade ao sucesso acumulado e, naturalmente, para dar respostas actualizadas às pretensões do mercado para que possa continuar a estar na frente entre as muitas propostas deste segmento.
Matthias Hossann, Diretor de Design da Peugeot, resume o propósito da chegada deste renovado 2008: “Com o novo 2008, a Peugeot continua a fortalecer sua identidade tecnológica e felina. o estilo robusto e musculoso que tornou este SUV tão bem-sucedido em todos os mercados e ilustra a mudança de mercado que o novo 2008 está experimentando”.
Os clientes do Peugeot 2008 são atraídos em primeiro lugar pelo seu design forte, geralmente descrito como elegante, poderoso e robusto. Eles também apreciam a sua versatilidade e agilidade, tornando o novo 2008 um SUV especialmente adequado para famílias ativas.
O novo Peugeot 2008 é produzido na fábrica de Vigo, em Espanha, devendo estar à venda no verão de 2023 com uma gama baseada em três versões — Active, Allure, GT – e quatro motores, incluindo um novo motor totalmente elétrico de 115kW/156bhp com um alcance de até 406 km (ciclo combinado WLTP ). A gama será alargada em 2024 com a chegada de um novo motor híbrido.
Allure: um design SUV para uma personalidade ainda mais forte
O estilo está no centro de seu sucesso desde o lançamento do Peugeot 2008. O desafio para a equipa de design da Peugeot era fortalecer ainda mais o seu caráter, ampliando seu status de SUV e assumindo ainda mais o ataque ao mercado.
Isso mesmo fica implícito nas palavras de Jerome Micheron, Director de Produtos da Peugeot: "O novo Peugeot 2008 afirma a sua presença no mercado e entra numa nova dimensão, graças ao seu design, mais SUV do que nunca, à sua conectividade de nova geração e ainda mais autonomia para a sua versão 100% elétrica.”
“O novo E-2008 está equipado com a mais recente tecnologia elétrica e oferece uma autonomia superior a 400 km. Num mercado muito ativo, o novo Peugeot 2008 tem tudo para se manter no topo do pódio dos SUV compactos. Vai continuar a atrair uma ampla gama de clientes que procuram uma experiência sustentável, incorporando perfeitamente os valores da Peugeot”, referiu.
À frente, uma nova assinatura luminosa Peugeot
Depois das novas berlina 508 e 508 SW, o 2008 é o segundo modelo a adoptar a nova luz de assinatura Peugeot. Isso é caracterizado por três garras leves verticais que são integradas nas inserções em preto brilhante no para-choque do novo 2008. A combinação destaca a forte personalidade do 2008 e seu design robusto de SUV.
Todas as versões têm esta nova assinatura luminosa. Nas versões GT, o efeito marcante das três garras é ampliado pela primeira vez na iluminação dos faróis full LED através do uso de três módulos de luz, o que distingue as versões GT do resto da linha, dando-lhes uma assinatura dianteira exclusiva.
Já em relação à secção traseira, surge por ali uma assinatura luminosa redesenhada.
Os novos conjuntos ópticos traseiros de LED em todas as versões do novo 2008 redesenham as emblemáticas três garras que caracterizam a traseira de um Peugeot. Aqui, são compostas por três ripas duplas horizontais sobrepostas, finas e elegantes, que contribuem para ampliar visualmente a postura do carro. As luzes de marcha atrás e os piscas também são LED.
Refira-se ainda que o novo 2008 tem uma nova frente, na qual se apresenta o novo emblema da Peugeot. Na versão Active a frente é melhorada com um padrão horizontal em preto brilhante, sendo que nas versões Allure e GT a frente apresenta um padrão vertical na mesma cor da carroçaria, com a grelha integrada no pára-choque para uma aparência mais robusta.