Apresentado pela Mercedes-AMG, o novo SUV Mercedes-AMG GLC Coupé tem características ímpares que damos aqui conta para os amantes da tecnologia automóvel. Inspirada pela Formula 1, desenvolvida em Affalterbach, encontramos desde logo neste modelo automóvel uma bateria de ióes de lítio de elevado desempenho da AMG cujo desenvolvimento foi inspirado pelas tecnologias comprovadas nos monolugares híbridos de Formula 1 da equipa Mercedes-AMG Petronas F1. A bateria AMG High Performance combina assim um baixo peso com uma elevada potência sempre disponível, para aumentar o desempenho geral do veículo. A isto acrescenta-se ainda a capacidade de fornecimento rápido de energia e a elevada densidade de armazenamento de energia.

Com uma potência contínua de 80 kW e potência máxima de 150 kW, a bateria de elevado desempenho do GLC 63 S E Performance Coupé tem uma capacidade de armazenamento de energia de 6.1 kWh, fornecendo aqueles valores de potência contínua bem como a potência máxima de 150 kW durante um máximo de dez segundos. O carregamento processa-se através da recuperação de energia, ou do carregador de bordo de 3.7 kW com corrente alternada num posto de carregamento, wallbox ou através de uma tomada elétrica doméstica. A bateria foi projetada para fornecer e absorver energia rapidamente e não para a máxima autonomia possível. Todavia, a autonomia elétrica de 12 quilómetros permite uma utilização prática do veículo no dia a dia, por exemplo, para uma condução silenciosa e totalmente elétrica em zonas residenciais, nos arredores de cidades ou até em vias rápidas.

23c0328 011

23c0329 004

23c0329 003

A base para o elevado desempenho da bateria de 400 V da AMG é o inovador sistema de arrefecimento direto: um líquido de arrefecimento tecnologicamente avançado circula em torno das 560 células e arrefece-as individualmente. Todas as baterias necessitam de funcionar a uma determinada temperatura para uma ótima entrega de energia. Se a bateria arrefecer ou aquecer demasiado, perderá energia ou será necessário desligá-la temporariamente por forma a evitar que seja danificada se a temperatura for demasiado elevada. Um controlo uniforme da temperatura da bateria tem, portanto, uma influência decisiva no seu desempenho, vida útil e na segurança. O sistema AMG foi projetado para assegurar uma distribuição homogénea de calor na bateria.

Estratégia de funcionamento: energia elétrica sempre disponível

A estratégia de funcionamento básica deriva do sistema híbrido dos monolugares da equipa Mercedes‑AMG Petronas de Fórmula 1. Tal como na classe rainha do desporto automóvel, a propulsão máxima está sempre disponível quando é solicitada pelo condutor ao pressionar totalmente o pedal do acelerador - para uma forte aceleração à saída das curvas ou para ultrapassar rapidamente. A energia elétrica pode ser sempre solicitada e frequentemente recuperada através do elevado desempenho de recuperação e da recarga de energia em função das necessidades. 

A cadeia cinemática híbrida proporciona vantagens adicionais para o controlo da dinâmica do veículo. Ao invés da intervenção nos travões pelo ESP, o motor elétrico também pode controlar a tração logo que seja detetado um escorregamento excessivo numa roda. Para esta finalidade, o controlo inteligente reduz o binário do motor elétrico transmitido à roda em questão através do diferencial traseiro. Como resultado, o ESP não intervém de todo, ou intervém apenas mais tarde. Como vantagem, o motor de combustão pode ser utilizado com um binário mais elevado. Desta forma, a agilidade e a eficiência são melhoradas. Além disso, a energia cinética, que de outra forma seria desperdiçada durante a travagem, pode ser utilizada para carregar a bateria.

23c0329 005

23c0329 006

23c0329 010

GLC 43 4MATIC: 421 CV de potência e 500 Nm de binário 

Na versão de entrada do modelo, a GLC 43 4MATIC Coupé, o motor de quatro cilindros em linhas e 2.0 litros de cilindrada fornece uma potência máxima de 310 kW (421 CV) às 6750 rpm. O binário máximo de 500 Nm está disponível às 5000 rpm. Em função da situação, o sistema também fornece durante um curto período uma potência suplementar de 10 kW (14 CV) pelo motor de arranque / alternador (RSG).

O motor de arranque/alternador (RSG) de segunda geração funciona de forma parcialmente híbrida, que, além do aumento temporário da potência disponível, permite ao modelo circular em roda livre e também recuperar energia para a máxima eficiência. A tecnologia de 48 V também aumenta o conforto, pois as transições entre as funções de arranque e de circulação em roda livre são praticamente impercetíveis. O GLC 43 4MATIC acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 4.8 segundos. A velocidade máxima está limitada eletronicamente a 250 km/h.

A potência é transmitida em ambos os modelos Mercedes-AMG GLC através da caixa de velocidades AMG Speedshift MCT 9G (MCT = Multi-Clutch Transmission), na qual uma embraiagem viscosa de arranque substitui o conversor de binário. Reduz o peso e, graças à sua inércia inferior, melhora a resposta às solicitações no pedal do acelerador, especialmente em aceleração e durante as variações de carga. O software elaborado e coordenado garante tempos de passagem de caixa extremamente curtos e, se necessário, reduções múltiplas e rápidas.

Além disso, a função de duplo desembraiar nos programas de condução "Sport" e "Sport+" proporciona uma experiência de comando da caixa de velocidades particularmente emocional. A função RACE START também está equipada e assegura a aceleração ótima a partir da condição de parado. No programa de condução “Comfort”, a função ECO start/stop é ativada automaticamente enquanto a função “Coasting” pode ser ativada no programa “Individual”.

23c0329 011

23c0329 012

23c0329 013

No GLC 43, o sistema de tração integral AMG Performance 4Matic distribui permanentemente binário entre os eixos dianteiro e traseiro na proporção de 31 e 69 por cento respetivamente. O conceito de distribuição tendencialmente ao eixo traseiro assegura uma condução dinâmica, incluindo uma maior aceleração lateral e uma melhoria da tração durante a aceleração. No GLC 63 S, o sistema de tração integral totalmente variável AMG Performance 4Matic+ transfere força de tração à estrada e inclui o modo "drift" para um maior prazer de condução.

AMG Dynamics como equipamento de série

Os programas de condução AMG Dynamic Select (cinco para o GLC 43, oito para o GLC 63 S) permitem uma ampla gama de configuração das características do veículo, desde uma configuração particularmente confortável até uma configuração extremamente dinâmica. Os programas de condução individuais oferecem uma experiência de condução personalizada, precisamente adaptada às diversas condições de condução.

O controlo integrado da dinâmica de condução AMG Dynamics foi adicionado aos programas de condução AMG Dynamic Select. Expande as funções de estabilização do programa eletrónico de estabilidade ESP com intervenções de agilização na curva característica da direção e nas funções adicionais do ESP. Durante a realização de uma curva dinamicamente, por exemplo, uma breve intervenção no travão da roda interior gera um determinado momento rotacional em torno do eixo vertical do veículo para curvar com agilidade e precisão. 

A extensão e a eficácia destas intervenções dependem do programa AMG Dynamic Select selecionado, podendo o condutor determinar a configuração no programa "Individual". O ESP pode ser ajustado em três níveis. "Ligado" é a seleção padrão que oferece elevada segurança, adaptada ao carácter desportivo do modelo. O nível "Sport", permite maiores ângulos de desvio, enquanto o nível "Desligado" permite que o sistema seja desligado completamente para um estilo de condução particularmente desportivo em pista.

Suspensão AMG Ride Control com amortecimento adaptativo

Ambos os modelos estão equipados com suspensão com molas helicoidais AMG Ride Control com sistema de amortecimento adaptativo. Combina características dinâmicas para uma condução desportiva com o elevado conforto para viagens longas. A base para que tal seja possível é fornecida pelo eixo dianteiro, com rótulas da direção especialmente desenvolvidas e juntas esféricas no braço de controlo da mola da suspensão, bem como pelo eixo traseiro que também integra sinoblocos projetados para uma condução dinâmica.

Com base nestas características, o sistema de amortecimento adaptativo ajusta continuamente o amortecimento em cada roda aos requisitos do momento - sempre considerando o nível de suspensão pré-selecionado, o estilo de condução e a condição da superfície da estrada. Além de melhorar o conforto de rolamento e de condução, também aumenta a segurança de condução. Existem três características de amortecimento diferentes à escolha: "Classic", "Sport" e "Sport+".

23c0329 018

23c0329 019

23c0329 020

Outra funcionalidade que contribui decisivamente para a afinação específica da AMG para uma elevada dinâmica de condução é o controlo ativo de estabilidade da carroçaria AMG Active Ride Control, que é um equipamento opcional no GLC 63 S E Performance. Ao invés de utilizar barras estabilizadoras rígidas convencionais, o sistema compensa os movimentos da carroçaria através de um sistema eletromecânico. Para esta finalidade, as barras estabilizadoras nos eixos dianteiro e traseiro estão divididas em dois componentes.

No centro encontra-se um atuador eletromecânico no qual está integrado um sistema de satélites de três fases. Se a superfície da estrada for irregular ou o estilo de condução for moderado, o atuador separa ativamente as meias barras estabilizadoras umas das outras, aumentando desta forma o conforto de condução. Durante uma condução dinâmica, por exemplo, em estradas sinuosas, as meias barras estabilizadoras são ligadas e torcidas uma contra a outra.

O sistema não só reduz o adornamento da carroçaria em curva, como também permite uma coordenação mais precisa da direção com a variação da carga. O sistema aumenta também o conforto de condução em reta porque, por exemplo, as oscilações num dos lados do veículo causadas por superfícies de estrada irregulares são compensadas. Os movimentos da carroçaria podem ser ativa e otimamente adaptados às condições de condução. O comportamento de condução típico da AMG em termos de dinâmica, precisão e resposta às solicitações do condutor pode ser sentido ainda mais intensamente.

Para satisfazer os elevados requisitos de energia, o sistema está equipado com um sistema elétrico parcial adicional de 48 V. Outro benefício comparativamente aos sistemas hidráulicos convencionais é a resposta significativamente mais rápida. A isto acrescenta-se ainda o menor peso dos componentes comparativamente a um sistema hidráulico.

Direção assistida progressiva AMG de três fases

A configuração da direção dos modelos Mercedes-AMG GLC contribui para o aumento da dinâmica e do conforto de condução. O sistema de direção paramétrica AMG de três fases, por exemplo, é caracterizado por uma relação de transmissão variável que se adapta ao programa de condução selecionado. A elevadas velocidades, a assistência à direção diminui; a baixas velocidades é aumentada progressivamente. Como resultado, é necessário um esforço comparavelmente muito reduzido a baixas velocidades, bem como em manobras e durante o estacionamento, enquanto o melhor controlo possível do veículo é mantido quando conduzido a velocidades superiores. Nas configurações "Sport" e "Sport+" da suspensão, o condutor também sente uma resposta significativamente superior da direção através do volante.

O eixo traseiro direcional também é um equipamento de série. As rodas são direcionadas até um ângulo máximo de 2.5°. Até este ângulo, as rodas traseiras são direcionadas para o lado oposto ao das rodas dianteiras quando o veículo é conduzido a uma velocidade igual ou inferior a 100 km/h (variável em função da configuração do AMG Dynamics). Esta solução origina uma redução virtual da distância entre eixos, que por sua vez resulta em manobras na direção mais ágeis, em menor esforço de manobra do volante e numa melhoria da capacidade de manobra do veículo.

Por exemplo, o diâmetro de viragem é notoriamente reduzido em manobras de mudança de direção ou de estacionamento. A velocidades superiores a 100 km/h (variável em função da configuração do AMG Dynamics), as rodas traseiras são direcionadas para o mesmo lado das rodas dianteiras - até um máximo de 0.7°. Este aumento virtual da distância entre eixos tem um efeito positivo na estabilidade de condução, origina um aumento mais rápido da força lateral durante as mudanças de direção e desta forma uma reação mais direta do veículo às manobras no volante. A resposta da direção do eixo traseiro depende do programa de condução AMG Dynamic Select selecionado. 

23c0329 021

23c0329 024

23c0329 007

Sistema de travagem AMG e som de motor desportivo

O sistema de travagem desportivo AMG garante valores de desaceleração excecionais e o melhor controlo no GLC 43. O eixo dianteiro integra discos de travão perfurados e internamente ventilados de 370 x 36 milímetros, com pinças de travão fixas de 4 êmbolos, enquanto no eixo traseiro estão instalados discos de 360 x 26 milímetros com pinças de travão flutuantes de 1 êmbolo. 

Para proporcionar as prestações extremas e o desempenho associado, o GLC 63 S está equipado de série com o sistema de travões compósitos de elevado desempenho AMG, com pinças de travão fixas de 6 êmbolos no eixo dianteiro (discos de travão perfurados e ventilados internamente de 390 x 36 mm) e pinças de travão flutuantes de um êmbolo no eixo traseiro (discos de travão perfurados e ventilados internamente de 370 x 26 mm).

O sistema de travagem impressiona com distâncias de travagem extremamente curtas, bem como com a máxima estabilidade e resistência à fadiga em condições de utilização intensiva. O sistema também marca pontos no que diz respeito ao seu longo ciclo de vida e à resposta particularmente espontânea.

O Pack Night AMG inclui os alojamentos dos espelhos retrovisores exteriores pintados, os frisos nos revestimentos das embaladeiras laterais AMG, o friso de revestimento da linha de cintura, os frisos dos vidros e o friso de revestimento no para-choques traseiro em preto brilhante. A isto juntam-se os vidros escurecidos térmicos desde o pilar B e os revestimentos das duas duplas ponteiras de escape em preto cromado do sistema de escape AMG.

O Pack Night AMG II também é caracterizado pelo cromado escuro: as aletas da grelha do radiador em cromado escuro, bem como as insígnias do modelo nos guarda-lamas e na traseira, incluindo a estrela na traseira. 

O Pack AMG exterior em fibra de carbono inclui elementos em carbono de alta qualidade para a asa A do para-choques dianteiro AMG, os frisos dos painéis das embaladeiras laterais AMG e o friso de revestimento no para-choques traseiro AMG. O Pack Style AMG confere ao GLC 43 um visual ainda mais desportivo: o repartidor dianteiro em preto brilhante com rebordos nos lados e o difusor traseiro simulado com placa difusora são elementos visuais adotados do desporto automóvel. O modelo integra ainda rebordos adicionais em preto brilhante nas saídas de ar do para-choques traseiro.

23c0329 008

Edição especial "Edition 1" no lançamento de mercado

O GLC 63 S E Performance Coupé pode ser encomendado como uma edição exclusiva "Edition 1" nas cores de carroçaria magno cinzento grafite ou magno prata high-tech, durante um ano a partir do seu lançamento de mercado. Uma película em magno carvão alonga visualmente as laterais do veículo.

As jantes forjadas AMG de 21 polegadas e raios cruzados têm acabamento em preto mate. As flanges do aro com acabamento brilhante conferem um contraste atraente. Isto também se aplica às pinças de travão pintadas de amarelo do sistema de travões compósitos de elevado desempenho AMG.

O Pack AMG Aerodinâmico reforça a impressão visual dinâmica. Os elementos aerodinâmicos incluem o repartidor dianteiro de maiores dimensões em preto brilhante com rebordos nos lados, o spoiler AMG Performance em preto e rebordos adicionais em preto brilhante nas saídas de ar do para-choques traseiro.

O Pack Night AMG I e o Pack Night AMG II também estão incluídos. O tampão do depósito de combustível AMG em cromado prateado com inscrição "AMG" enfatiza o estatuto especial do modelo de edição. 

O interior é caracterizado pelo contraste do preto e do amarelo. Os bancos AMG Performance são particularmente elegantes com revestimento em pele nappa exclusive preta, com pesponto decorativo em amarelo e insígnias "Edition 1" nos apoios de cabeça dianteiros. Seguem o mesmo design desportivo, tal como os cintos de segurança em amarelo e os elementos de revestimento exclusivos AMG em carbono, com pesponto amarelo.

O volante AMG Performance, revestido em pele nappa / microfibra Dinamica com pesponto decorativo em amarelo, e os painéis de proteção das embaladeiras AMG com designação "AMG" iluminada na cor amarelo, são uma combinação perfeita. Os toques finais são a insígnia Edition exclusiva no interior e bem como os tapetes específicos da AMG com pesponto decorativo amarelo e a inscrição "Edition 1".

23c0329 009

Para proteger o veículo, cada cliente recebe uma capa de proteção AMG à medida para espaços interiores, com uma insígnia “Edition 1”. Com esta proteção exterior respirável, fabricada em tecido sintético resistente no lado exterior e tecido de flanela antiestático no lado interior, o veículo na garagem é protegido contra o pó e riscos.

Mercedes-AMG GLC 43 4Matic Coupé

Dados técnicos

Motor

Número de cilindros/disposição

 

4/em linha

Cilindrada

cc

1991

Potência máxima 

kW/CV

310/421 + 10/14 (BSG)

à rotação do motor de

rpm

6750

Binário máximo

Nm

500 + 150 Nm (BSG)

à rotação do motor de

rpm

5000

Relação de compressão

 

10.0:1

Formação de mistura

 

Sistema combinado de injeção direta e injeção no coletor de admissão, sistema de sobrealimentação de ar com turbocompressor assistido eletricamente

Transmissão de potência

Sistema de transmissão

 

Sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC com distribuição de binário tendencialmente para o eixo traseiro (39 % dianteiro : 61 % traseiro)

Caixa de velocidades

 

AMG SPEEDSHIFT MCT 9G (caixa de velocidades automática com embraiagem viscosa de arranque multidisco)

Relações de transmissão

1ª/2ª/3ª/4ª/5ª/6ª/7ª/
8ª/9ª velocidade

 

5.35/3.24/2.25/1.64/1.21/1.00/0.87/0.72/0.60

Marcha-atrás

 

4.80

Suspensão

Eixo dianteiro

Suspensão AMG RIDE CONTROL com duplo triângulo em alumínio, controlo antiafundamento e antimergulhante, molas helicoidais e barras estabilizadoras de baixo peso, bem como Sistema de Amortecimento Adaptativo

Eixo traseiro

Suspensão AMG RIDE CONTROL com duplo triângulo em alumínio, controlo antiafundamento e antimergulhante, molas helicoidais e barras estabilizadoras de baixo peso, bem como Sistema de Amortecimento Adaptativo e direção ativa do eixo traseiro

Sistema de travagem

Sistema de travagem hidráulico de duplo circuito, discos de travão dianteiros de 370 x 36 mm ventilados internamente e perfurados, pinças de travão fixas em alumínio de 6 êmbolos; discos de travão traseiros de 360 x 26 mm ventilados internamente e perfurados, pinças de travão flutuantes em alumínio de 1 êmbolo; travão de estacionamento elétrico, ABS, Assistente de Travagem, ESP® de 3 níveis

Direção

Direção assistida progressiva eletromecânica com sistema de pinhão e cremalheira, relação de transmissão variável (12.8:1 no ponto-morto) e assistência variável

Jantes

dianteiras: 8.0J x 19 ET 21.5 traseiras: 9.0J x 19 ET 13.5

Pneus

dianteiros: 235/55 R19; traseiros: 255/50 R19

Dimensões e pesos

Distância entre eixos

mm

2888

Largura do eixo dianteiro/traseiro

mm

1666/1666

Comprimento/largura/altura

mm

4792/1920/1603

Diâmetro de viragem

m

12.9

Capacidade da bagageira

l

545-1.490

Peso em vazio de acordo com os regulamentos da UE

kg

1995

Carga útil

kg

540

Capacidade do depósito de combustível/reserva

l

62/7

Prestações, consumo, emissões

Aceleração 0-100 km/h

s

4.8

Velocidade máxima

km/h

250 (limitada eletronicamente)

Consumo de combustível em ciclo combinado 

l/100 km

10.2-9.8

Emissões de CO2 em ciclo combinado  

g/km

232-223

 

Os valores declarados são os valores WLTP de CO2 medidos de acordo com o Nº 3 do Artigo 2 do Regulamento de Implementação (UE) 2017/1153. O consumo de combustível foi calculado tendo por base estes valores.

Mercedes-AMG GLC 63 S E Performance Coupé

Dados técnicos

Sistema híbrido

Layout

 

P3: motor de combustão no eixo dianteiro, motor elétrico no eixo traseiro

Potência do sistema 

kW/CV

500/680

Binário do sistema

Nm

1020

Capacidade de energia (bruta/útil)

kWh

6,1/4,8

Autonomia elétrica

km

12

Motor

Número de cilindros/disposição

 

4/em linha

Cilindrada

cc

1.991

Potência máxima 

kW/CV

350/476

à rotação do motor de

rpm

6750

Binário máximo

Nm

545

à rotação do motor de

rpm

5.250-5.500

Relação de compressão

 

9.0:1

Formação de mistura

 

Combinação de injeção direta de gasolina com injeção no coletor de admissão, sobrealimentação por turbocompressor assistido eletricamente

Motor elétrico

Tipo

 

Motor síncrono de excitação permanente

Potência máxima

kW/CV

150/204

Binário máximo

Nm

320

Transmissão de potência

Sistema de transmissão

 

Sistema de tração integral totalmente variável AMG Performance 4MATIC+

Caixa de velocidades

 

AMG SPEEDSHIFT MCT 9G (caixa de velocidades automática com embraiagem viscosa de arranque multidisco)

Relações de transmissão

1ª/2ª/3ª/4ª/5ª/6ª/7ª/
8ª/9ª velocidade

 

5.35/3.24/2.25/1.64/1.21/1.00/0.87/0.72/0.60

Marcha-atrás

 

4.80

Suspensão

Eixo dianteiro

Suspensão AMG RIDE CONTROL com duplo triângulo em alumínio, controlo antiafundamento e antimergulhante, molas helicoidais e barras estabilizadoras de baixo peso, bem como Sistema de Amortecimento Adaptativo e controlo ativo de estabilidade da carroçaria

Eixo traseiro

Suspensão AMG RIDE CONTROL com duplo triângulo em alumínio, antiafundamento e antimergulhante, molas helicoidais e barras estabilizadoras de baixo peso, bem como Sistema de Amortecimento Adaptativo, controlo ativo de estabilidade da carroçaria e direção ativa do eixo traseiro

Sistema de travagem

Sistema de travagem hidráulico de duplo circuito, discos de travão dianteiros de 390 x 36 mm ventilados internamente e perfurados, pinças de travão fixas em alumínio de 6 êmbolos; discos de travão traseiros de 370 x 26 mm ventilados internamente e perfurados, pinças de travão flutuantes em alumínio de 1 êmbolo; travão de estacionamento elétrico, ABS, Assistente de Travagem, ESP® de 3 níveis

Direção

Direção assistida eletromecânica progressiva de pinhão e cremalheira, com relação de transmissão variável (13.1:1 no ponto morto) e assistência variável

Jantes

dianteiras: 9.5J x 20 ET 32, traseiras: 10.0J x 20 ET 24

Pneus

dianteiros: 265/45 R20; traseiros: 295/40 R20

Dimensões e pesos

Distância entre eixos

mm

2888

Largura do eixo dianteiro/traseiro

mm

1645/1646

Comprimento/largura/altura

mm

4792/1920/1603

Diâmetro de viragem

m

12.9

Capacidade da bagageira

l

390-1335

Peso em vazio de acordo com os regulamentos da UE

kg

2310

Carga útil

kg

550

Capacidade do depósito de combustível/reserva

l

65/10

Prestações, consumo, emissões

Aceleração 0-100 km/h

s

3.5

Velocidade máxima

km/h

275 (limitada eletronicamente)

Consumo de combustível em ciclo combinado, ponderado 

l/100 km

7.51

Emissões de CO2 em ciclo combinado, ponderadas

g/km

1701

Consumo de energia elétrica em ciclo combinado, ponderado

kWh/100 km

12.7

 

Também em relação a esta tabela, os valores declarados são os valores WLTP de CO2 medidos de acordo com o Nº 3 do Artigo 2 do Regulamento de Implementação (UE) 2017/1153. O consumo de combustível foi calculado tendo por base estes valores. O consumo de energia elétrica foi determinado com base na Diretiva 2017/1151/UE.

LusoMotores
Pin It