A Ford apresentou esta semana aos seus clientes e amigos o novo Ford Explorer, um modelo totalmente eléctrico arrojado que combina a engenharia alemã com o marcante estilo americano, o primeiro de uma vaga de novos veículos eléctricos inovadores da Ford que pretende abrir caminho para uma reinvenção completa da marca Ford na Europa. Com o Tejo como pano de fundo, pudemos ter um primeiro contacto com este crossover de tamanho médio, um modelo com assentos para cinco pessoas, totalmente equipado para colocar as famílias no caminho da aventura, apresentando um habitáculo pleno de espaço e conforto, com tenologia, arrumações e inovação.

Projetado e construído na Alemanha, o Ford Explorer totalmente elétrico oferece uma experiência digital excepcional, ajudando condutor e passageiros a permanecerem conectados e confortáveis em movimento. Os recursos incluem um ecrã sensível ao toque móvel superdimensionada SYNC Move e sistema de infoentretenimento totalmente conectado com áudio adaptado ao interior, integração de aplicações sem fio e tecnologia avançada de assistência ao condutor. Nota para o facto do ecrã ser também a porta para mais um espaço de arrumação que fica fechado quando o carro é fechado, funcionando como um cofre para pequenos objectos e volumes que requerem maiores cuidados.Explorer 01

O design preparado para a aventura e a capacidade de armazenamento de cerca de 470 litros no modo de cinco lugares tornam o mais recente veículo eléctrico da Ford ideal para explorar a cidade e mais além. A consola de 17 litros entre o condutor e o passageiro dianteiro pode acomodar um computador portátil de 15 polegadas, combinada com um cacifo privado e espaço de bagageira acessível com mãos livres, o Explorer totalmente eléctrico da Ford estabelece um novo padrão.

O estilo exterior futurista é acompanhado por um interior ultramoderno com materiais e recursos premium, como bancos desportivos esculpidos e uma barra de som sofisticada, mais típica de veículos concepts revolucionários do que de modelos familiares. Tudo isto junta-se à capacidade de carregamento rápido de 10 a 80 por cento em apenas 25 minutos e acesso, até 2024, a 500.000 pontos de carregamento em toda a Europa.

Para já os responsáveis da Ford em Portugal desconhecem o preço final e inclusivamente o momento da chegada efectiva deste modelo ao mercado nacional, havendo a expectativa de que este Explorer possa chegar aos concessionários da marca da oval azul no segundo semestre do próximo ano, altura em que deverá estar disponível em várias versões, nomeadamente com um motor elétrico sobre o eixo traseiro, ou com dois motores em versões equipadas com tração total.

Explorer 03

Do que vimos ficou a ideia de um modelo com personalidade, tecnológico, pleno de espaço, com jantes de 20 polegadas, um comprimento abaixo dos 5 metros mas uma distância entre eixos rentabilizada ao méximo com as rodas a surgirem “encostadas” às extremidades do modelo, contribuindo para um maior espaço no habitáculo e uma estabilidade melhorada deste modelo em termos de dinamismo.

Nem tudo serão rosas e para além da oval em grandes dimensões na secção dianteira do Explorer, dando a ideia de estarmos perante um enorme autocolante, os plásticos no interior do Explorer, nomeadamente nas portas, não nos pareceram da melhor qualidade, sendo necessário dar o benefício da dúvida tendo em conta que estamos perante um modelo de pré-produção. Quando chegar até nós este modelo elétrico da Ford iremos querer dar-lhe todas as indicações sobre o mesmo, ficando para já o primeiro contacto a deixar a vontade para muito mais. Depois lhe diremos!

Explorer 05

Explorer 04

Jorge Reis/LusoMotores
PUB
600 90 rodape

 

Pin It