Prevista uma aventura para fora da estrada, os magistrados, advogados, solicitadores e funcionários do Tribunal da Relação de Coimbra, que este ano assinala o seu centenário, vão ter uma aventura exclusiva pela região centro, efectivamente fora da estrada mas, naturalmente, perfeitamente dentro da lei, como aliás nem poderia ser de outro modo. No âmbito das comemorações do aniversário, aquele órgão de soberania, em colaboração com o Clube Escape Livre, resolveu assim organizar o TT Centenário Tribunal da Relação de Coimbra, evento agendado já para o próximo dia 26 de Maio.

O TT Centenário é um passeio todo terreno turístico e de lazer com um tema específico: através dos veículos 4x4 e SUV 4x4 dos participantes, propõe-se um evento que parte à descoberta da história do Infante D. Pedro, 1º Duque de Coimbra, responsável pela compilação e sistematização de todas as leis em vigor e que deram origem às Ordenações Afonsinas, em 1446, o primeiro código sistemático das leis nacionais.

Assim, num passeio onde não se descura a lei e a ordem, acrescenta-se o conhecimento e a diversão, a paisagem e a gastronomia, percorrendo a área de jurisdição da Relação de Coimbra em busca de alguns locais que marcaram a vida do infante. A viagem privilegia as “terras do Ducado de Coimbra” e tem início na cidade dos estudantes. No programa estão as visitas à Igreja do Palácio de S. Marcos, Panteão dos Silvas, a visita guiada ao Convento dos Anjos e Castelo de Montemor, o almoço na Figueira da Foz, a paragem no Miradouro da Bandeira e junto às estátuas do Infante D. Pedro e de D. António Luís de Menezes, além do encerramento com jantar convívio na Adega de Cantanhede. Ao longo do percurso, os participantes serão acompanhados pelo historiador e professor Pinheiro Marques, que deverá adicionar informação interessante sobre os diversos locais.

CEL2018 TTCentenario RelacaoCoimbra 001

Luís Azevedo Mendes, presidente da Relação de Coimbra, fez já uma antevisão do que poderá ser esta iniciativa: “Nas celebrações do centenário da Relação de Coimbra que iniciamos, procurámos estabelecer um enquadramento que marcasse o que fomos, o que somos e o que queremos vir a ser. Temos história, vamos recordá-la e nela perspectivar o futuro. Comemoraremos uma ligação fortíssima com a região judicial, com Coimbra e com os municípios que integram o território. Procuraremos percorrer esse território, em aproximações culturais ou mesmo descentralizando sessões deste tribunal e promoveremos reflexão sobre o território natural e identitário de jurisdição da Relação de Coimbra.”

O encontro dos profissionais de justiça será recheado de experiências de condução fora de estrada, gastronomia e grandes paisagens, um evento limitado a 30 viaturas 4x4 e SUV 4x4 para o qual estão abertas as inscrições junto do Clube Escape Livre (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | 271 205 285 | 967 899 449), ou do Tribunal da Relação - Sandra Ramos (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | 239 852 951).

Restará dar conta de que este evento, TT Centenário Tribunal da Relação de Coimbra, tem a Volvo como viatura oficial e conta com a colaboração da Spal e o apoio institucional dos municípios da Figueira da Foz, Montemor-o-Velho e de Cantanhede.

CEL2018 TTCentenario RelacaoCoimbra 003

Pin It