Proposto pela Ford para clientes empresários em nome individual (ENIs) ou frotistas, em ambos os casos com condições especiais, o Ford Kuga, cuja última geração está no mercado desde 2016, altura em que o facelift então efectuado pela marca da oval azul foi apresentado no Salão de Genebra daquele ano, tendo chegado ao mercado em Outubro do mesmo ano, mantém uma qualidade assinalável num SUV que, até pelas suas dimensões, adapta-se perfeitamente ao trânsito citadino, podendo ao mesmo tempo, e de forma versátil, ser um bom companheiro de aventuras em fins de semana mais alargados por caminhos onde o asfalto até pode escassear, de preferência sem que desapareça totalmente. Afinal, o Kuga é apenas e só um SUV e não, de modo nenhum, um veículo TT, pelo que o melhor mesmo é pensar as aventuras mas com conta, peso e medida.

O sistema de infotainment Sync 3, com ecrã táctil de 8 polegadas, e o motor Diesel 1.5 TDCi com 120 cv são argumentos de peso para a afirmação deste modelo da Ford que adopta algumas formas mais esculpidas, nomeadamente um capot em que é possível encontrar a tecnologia de proteção de peões em caso de colisão. Depois, em termos de comportamento dinâmico, o Ford Kuga é particularmente estável e capaz de permitir um conforto assinalável, sem grandes balanceamentos nem adornos em curva, mantendo facilmente uma trajectória “limpa” mesmo quando somos tentados em nos aproximarmos um pouco mais dos limites.

FordKuga eu 01

FordKuga eu 03


FICHA TÉCNICA


Ford Kuga Business 4X2 1.5 TDCI
Carroçaria Sport Utility

MOTOR
1.5 TDCi 120CV
Auto-Start-Stop
Transmissão Manual 6 velocidades 4x2
Gasóleo


HABITÁCULO
Cor Blazer Blue
Acabamentos em Tecido Charcoal Black


DIMENSÕES E PESOS
Comprimento/largura/altura - 4531/2086/1689 milímetros;
Peso - 2100 kg;
Bagageira - 456 litros (5 lugares); 1653 litros (2 lugares);


PRESTAÇÕES
Aceleração 0-100 km/h - 12,7 segundos;
Velocidade máxima - 173 km/h;

 

CONSUMOS
Extra-urbano/urbano/misto - 4,2/4,8/4,4 (l/100 km)
Emissões de CO2 – 115 (g/km);

 

PREÇO
(ENI’s e Frotas) 24.990 Euros

Robusto e agressivo o quanto baste, sem ser demasiado ousado no seu design, este modelo da Ford propõe uma linha dinâmica muito apelativa, para um desempenho sem compromisso e uma eficiência que certamente agradará ao condutor mais exigente. Se juntarmos a tudo isso o equipamento disponível que permite um alargado conjunto de funcionalidades e tecnologias inteligentes, práticas e úteis, estamos perante uma proposta que tem tudo para se impor junto dos clientes da marca mais exigentes.

Este Ford Kuga tem assim capacidades para responder de positiva aos que procuram um automóvel capaz de “vestir a camisola” das empresas e frotas nos dias de trabalho, mas pode igualmente nos períodos de lazer ser o automóvel ideal para as famílias ou grupos de amigos que não dispensam um automóvel espaçoso, confortável e plenos de dinamismo.

Segundo a marca, este Ford Kuga garante um consumo combinado de 4.4 litros de gasóleo a cada 100 quilómetros percorridos, com emissões de CO2 de 115 g/km.

Em termos de equipamento, é possível encontrar nesta proposta sistema auxiliar de estacionamento atrás, vidros escurecidos, sistema de navegação com o já referido sistema de infotainment Ford SYNC 3 e um ecrã táctil de oito polegadas, ar condicionado automático, jantes de liga leve de 17” e pintura metalizada, tudo isto para um modelo considerado no sistema de portagens das nossas autoestradas como classe 1 e para um preço que a Ford tem vindo a propor nos 24.990 euros para os já referidos clientes ENIs e frotistas.

Em jeito de veredicto final, estamos perante um modelo que vai ao encontro da tendência do mercado que aponta preferências para os SUV, num modelo actualizado, bem equipado, capaz de um bom comportamento dinâmico, rebelde o suficiente sem ser um modelo clássico mas ainda assim sem ousar em sair muito para além dos padrões convencionais, merecendo por isso certamente a aprovação nos ambientes profissional e familiar.

Jorge Reis

FordKuga eu 02

FordKuga eu 04

Pin It