Com o funcionamento de novas instalações na fábrica de Honsha, no Japão, a Toyota irá aumentar em dez vezes a actual produção de sistemas a pilha de combustível para veículos movidos a hidrogénio (Fuel Cell Electric Vehicles - FCEV).

Com vista a uma maior dedicação às novas tecnologias, também a fábrica de Shimoyama irá criar uma linha de produção em série de tanques de hidrogénio de alta pressão. A Toyota, que actualmente produz cerca de 3 mil veículos a pilha de combustível, acredita que as vendas a nível mundial de veículos a pilha de combustível (FCEV) irão aumentar de forma significativa depois do ano 2020, para pelo menos 30 mil unidades por ano.

De forma a preparar-se para este aumento, a marca apresentou os seus planos para duas fábricas no Japão. Um novo edifício dedicado à produção em série de pilhas de combustível, junto a uma das fábricas existentes de produção de veículos Toyota e uma nova linha de produção de tanques de hidrogénio de alta pressão, numa fábrica já existente.

A pilha de combustível produz electricidade a bordo do veículo a partir da mistura de hidrogénio (armazenado em tanques) e o oxigénio. Essa mesma electricidade alimenta um motor eléctrico que serve de propulsão ao veículo. Produzir estes componentes em série e em maior escala é fundamental para reduzir o custo e permitir uma maior disponibilidade e venda de veículos a pilha de combustível.

ToyotaMirai 002

Toyota BusFuelCell 001

Expansão em Fábricas Toyota

Para aumentar a produção de sistemas a pilha de combustível, a Toyota irá mudar o local actual de produção — dentro da fábrica de Honsha — para um novo edifício, com oito andares e as mais recentes tecnologias. Este novo edifício é muito próximo do local onde em 1938 se produziram os primeiros automóveis da marca nipónica.

A produção de tanques de alta pressão será realizada numa nova linha de produção dedicada, dentro da fábrica de Shimoyama (nº 3) na cidade de Miyoshi (em Aichi). Esta produção era anteriormente realizada em menor escala na fábrica de Honsha. Os tanques de alta pressão de hidrogénio são em fibra de carbono e projetados para resistir a impactos elevados.

Toyota Hidrogeneo 002

Toyota Honsha 001

Pin It