O final do mês de Maio foi marcado por diversas iniciativas integradas no Centenário do Tribunal da Relação de Coimbra, tendo provavelmente a mais descontraída de todo o programa decorrido no sábado, dia 26, com o TT Centenário, quando os profissionais ligados à justiça percorreram o Ducado de Coimbra, por trilhos alternativos e fora do asfalto, para conhecer um pouco da história e das estórias do Infante D. Pedro, personagem importante na legislação portuguesa. O encontro foi organizado pelo Clube Escape Livre e pela Relação de Coimbra e no final o balanço foi apontado como um êxito.

O TT Centenário Tribunal da Relação de Coimbra contou com a presença de 80 participantes em 24 viaturas 4x4, que deixaram para trás as preocupações dos processos, das salas e corredores dos tribunais, para poderem viver um dia bem diferente em natureza e por alguns locais que marcaram a vida e o trabalho de D. Pedro, 1º Duque de Coimbra, responsável pela compilação e sistematização de todas as leis em vigor e que deram origem às Ordenações Afonsinas, em 1446, o primeiro código sistemático das leis nacionais.

Com ponto de encontro na Relação de Coimbra, por trilhos da região, os participantes passaram na Igreja do Palácio de S. Marcos e, entre arrozais, junto ao Celeiro dos Duques de Aveiro, seguindo para a visita guiada ao Convento dos Anjos em Montemor-o-Velho. Na Figueira da Foz foram recebidos pelo autarca João Ataíde, seguindo pela serra da Boa Viagem e Mira, até à chegada a Cantanhede. Ali, no jantar de encerramento com entrega dos troféus SPAL, esteve um representante do município.

CEL TTRelacao 003

O evento contou com a presença e explicações do historiador e professor Pinheiro Marques e do escultor Alves André, autor das estátuas de D. Pedro e D. António Luís de Menezes, ambas visitadas.

O presidente da Relação de Coimbra, Luís Azevedo Mendes salientou, no final, que este foi “um passeio que excedeu as expectativas”. “Proporcionou um contacto directo com o percurso do Infante D. Pedro e teve a mais-valia da colaboração do Professor Pinheiro Marques e do Clube Escape Livre", afirmou.

O TT Centenário Tribunal da Relação de Coimbra teve a Volvo como viatura oficial e contou com a colaboração da SPAL e o apoio institucional dos municípios da Figueira da Foz, Montemor-o-Velho e de Cantanhede. No apoio à divulgação esteve naturalmente o LusoMotores, lado a lado com outros meios como a RFM, a revista Auto MAG, Localvisão Guarda, Razão Automóvel, TT Verde, Diário de Coimbra e jornal A Guarda.

©LusoMotores

CEL TTRelacao 002

CEL TTRelacao 001

Pin It