A Jaguar acaba de apresentar uma Special Edition da XF Berlina que se junta à gama de modelos para o “Model Year 2019”, sendo proposta a berlina 300 Sport disponível com um motor diesel de 300 CV e tracção traseira ou com um motor a gasolina com tracção integral e características exclusivas de design exterior e interior.

Acoplado ao sistema de tracção integral da Jaguar, o motor Ingenium 2,0 litros a gasolina de quatro cilindros e 300 CV impulsiona o XF para que consiga chegar dos 0 aos 100 km/h em 5,9 segundos, enquanto o motor 3,0 litros V6 Biturbo diesel de tracção traseira e 300 CV disponibiliza 700 Nm de binário, para uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 6,4 segundos.

O 300 Sport Berlina encontra-se disponível em três cores exteriores — Yulong White, Indus Silver e Santorini Black —, e inclui um logótipo 300 Sport exclusivo na grelha e tampa da bagageira. Em complemento, a moldura da grelha, grelhas laterais, tampas dos espelhos, spoiler da tampa da bagageira e jantes em liga leve apresentam o acabamento Dark Satin Grey, enquanto as pinças de travão Black com o logótipo 300 Sport proporcionam uma solução subtil para a performance disponível.

No interior, a Special Edition da berlina executiva da Jaguar apresenta um conjunto de pormenores arrojados de design que a distinguem dos restantes XF da gama. Estes pormenores incluem a costura contrastante amarela no painel de instrumentos, o revestimento das portas, o seletor de velocidades nos modelos automáticos ou a alavanca de velocidades nos veículos manuais, os apoios de braços, bancos e volante, e um logótipo 300 Sport nos encostos de cabeça dianteiros, volante e proteções das embaladeiras.

JaguarXF MY19 002

JaguarXF MY19 000

JaguarXF MY19 003

Todos os restantes modelos da gama de berlinas XF estão equipados com o Sistema de Informação e Entretenimento Touch Pro com um ecrã táctil de 10 polegadas que proporciona grande funcionalidade e visibilidade. Irão estar disponíveis de série também várias funções interiores para o 19MY, assegurando a manutenção da atração do XF Premium. Os clientes dispõem agora de um revestimento interior em Suedecloth, botões cromados para os bancos de 10 movimentos, bem como pedais metálicos brilhantes e frisos metálicos iluminados com o anagrama Jaguar. Todos os modelos da berlina XF estão agora equipados com um espelho interior.

O Jaguar XF conjuga assim design, luxo, tecnologia e requinte capazes de justificarem a ambição do construtor de conseguir liderar o segmento de veículos executivos. O design dinâmico, tipo coupé, surge com base na arquitetura com elevado conteúdo de alumínio e conjuga correctas proporções, superfícies elegantes e linhas perfeitas que podem ser encontradas nos veículos Jaguar. O habitáculo resulta da conjugação de materiais e acabamentos modernos com a qualidade de acabamentos artesanais e tecnologia de ponta, com características como o tablier reconfigurável com Ecrã Interativo do Condutor de 12,3 polegadas, Head-Up Display com tecnologia laser e o sistema de informação e entretenimento Touch Pro.

JaguarXF MY19 004

JaguarXF MY19 005

JaguarXF MY19 006

Perante esta realidade, Ian Callum, director de Design da Jaguar, não hesita em afirmar que acredita “que o XF é o veículo mais atraente do seu segmento”. “Elegante, bonito e de proporções imbuídas de um grande sentido de integridade, o XF mantém-se fiel à tradição das berlinas desportivas Jaguar e é um verdadeiro reflexo da sua época”, disse.

Recorde-se que o Jaguar XF utiliza a arquitetura com elevado conteúdo de alumínio para proporcionar uma combinação de estrutura leve e dinâmica de condução otimizada. A suspensão dianteira de triângulos duplos e a suspensão traseira Integral Link, em conjunto com uma distribuição de peso de virtualmente 50:50, proporcionam aquilo que o construtor pretende que seja o equilíbrio ideal entre requinte e comportamento.

Especificações técnicas

Jaguar XF 2.0 Diesel 180 CV AWD Automático

Motor e Caixa de Velocidades 

Cilindrada (cc)

1.999

Cilindros

4 em linha

Válvulas por cilindro

4; DOHC, distribuição variável das válvulas de escape

Diâmetro/Curso (mm)

83,0/92,4

Relação de compressão

15,5:1

Injeção de combustível

Sistema Common Rail – 1.800 bar

Sistema de sobrealimentação

Turbo de geometria variável

Potência CV (kW)

180 (132) @ 4.000 rpm

Binário Nm (lb ft)

430 (318) @ 1.750-2.500 rpm

Caixa de velocidades

ZF 8HP45 de 8 velocidades automática

Chassis 

Suspensão dianteira

Triângulos duplos

Suspensão traseira

Integral Link

Direção

Pinhão e cremalheira, eletromecânica

Dimensões 

Comprimento (mm)

4.954

Largura com/sem espelhos (mm)

2.088/1.987

Altura (mm)

1.457

Distância entre eixos (mm)

2.960

Via dianteira/traseira (mm)

1.597 - 1.605/1.586 - 1.594

Tara desde (kg)

1.771

Capacidade da bagageira (litros)

540 (1)

Depósito de combustível, útil (litros)

66

Performance e Consumo 

0-100 km (segundos)

8,0

0-100 km/h (segundos)

8,5

Velocidade máxima em km/h

222

Consumo de combustível litros/100 km UE combinado

Desde 5,6 (2)

 

Emissões de CO2 (g/km) UE combinadas

Desde 148 (2)

 

(1) Com sistema de reparação de pneus (505 litros com roda de reserva de dimensão reduzida)

(2) Equivalente NEDC – Combinado – Pneus Classe 2. Valores oficiais do teste UE

A direção assistida elétrica (EPAS) procura manter a liderança da Jaguar em termos de sensibilidade da direção e optimiza os consumos, permitindo ainda a EPAS outras funções como a compensação de camber e os sistemas de assistência avançada ao condutor (ADAS), incluindo o Aviso de Saída de Faixa, o Monitor da Condição do Condutor e Park Assist.

O Sistema Dinâmico Configurável da Jaguar encontra-se disponível de forma independente do Sistema Dinâmico Adaptativo em todas as versões XF equipadas com caixa automática, excepto na versão base de 163 CV, permitindo este sistema ao condutor ajustar individualmente as configurações da direção, motor e caixa automática de oito velocidades.

Tal como anteriormente, o Sistema Dinâmico Configurável, juntamente com Sistema Dinâmico Adaptativo, permite aos condutores do Jaguar XF ajustar as configurações de amortecimento, em complemento à direção, motor e caixa de velocidades. A tracção às quatro rodas AWD fez parte integral da concepção do veículo desde o primeiro dia com o sistema de binário conforme necessário, enquanto a caixa de velocidades incorpora uma corrente de transmissão mais leve, silenciosa e eficiente.

O Jaguar XF beneficia também do avançado sistema de controlo utilizado pela primeira vez no F-TYPE AWD — Intelligent Driveline Dynamics (IDD) —, um sistema que permite um comportamento em tudo idêntico ao de um veículo de tracção traseira com a performance e vantagens da tracção integral.

Nota ainda para o Sistema All Surface Progress Control (ASPC), desenvolvido para a condução a baixa velocidade em condições adversas, que gere automaticamente os travões e o acelerador para proporcionar a melhor tracção possível, permitindo o arranque fácil do veículo, sendo necessário da parte do condutor apenas a preocupação com a direção. O ASPC é disponibilizado em todos os modelos equipados com caixa automática e encontra-se ativo entre os 3,6 km/h e os 30 km/h, sendo a velocidade desejada programada pelo condutor utilizando os botões do controlo de velocidade de cruzeiro.

Questões como o Sistema de Informação e Entretenimento e o Sistema de Conectividade mereceram atenções especiais por parte dos responsáveis da Jaguar, sendo possível encontrar no Sistema de Informação e Entretenimento Touch Pro as aplicações InControl Apps, Remote e um ponto de acesso Wi-Fi 4G através do avançado ecrã táctil intuitivo de 10 polegadas do veículo.

O Reconhecimento de Sinais de Trânsito (TSR) activa o Limitador de Velocidade Adaptativo da Jaguar que passa a monitorizar os sinais de limite de velocidade, comparando-os com os dados de navegação para que, quando ocorre uma alteração no limite de velocidade, seja possível ajustar a velocidade do veículo, acelerando ligeiramente o veículo até um limite de velocidade superior, ou reduzindo a velocidade até um limite inferior.

Assim, para a gama XF da Jaguar são considerados os XF Pure, XF Prestige, XF R-Sport, XF Portfolio, XF S e ainda o E 300 SPORT – Special Edition. Já em termos de motores, podemos contar nesta gama com as seguintes propostas..

Diesel

  • Motor Ingenium 2,0 litros turbo diesel de quatro cilindros e 163 CV com caixa manual ou automática e tração traseira (E-Performance)
  • Motor Ingenium 2,0 litros turbo diesel de quatro cilindros e 180 CV com caixa manual e tração traseira ou automática e tração traseira/integral
  • Motor Ingenium 2,0 litros Biturbo diesel de quatro cilindros e 240 CV com caixa automática e tração integral
  • Motor 3,0 litros V6 Biturbo diesel de 300 CV, caixa automática e tração traseira

Gasolina

  • Motor Ingenium 2,0 litros turbo a gasolina de quatro cilindros e 250 CV com caixa automática e tração traseira
  • Motor Ingenium 2,0 litros turbo a gasolina de quatro cilindros e 300 CV com caixa automática e tração integral

©LusoMotores

JaguarXF MY19 007

JaguarXF MY19 008

JaguarXF MY19 009

JaguarXF MY19 010

Pin It