Ao volante dos destemidos e versáteis Dacia Duster e um ou outro Dacia Sandero, quase meia centena de equipas ultrapassaram obstáculos e caminhos mais duros ao longo de um fim-de-semana dedicado ao todo-o-terreno turístico e de lazer na sétima edição da Aventura Dacia 4X2, organizada pela Dacia Portugal e o Clube Escape Livre entre Mondim de Basto, com uma primeira etapa marcada por uma visita à Senhora da Graça, e Lamego, ali bem à beira da Senhora dos Remédios onde em Setembro é promovida aquela que é para muitos “A Romaria de Portugal”.

A junção de um programa apelativo e exclusivo com uma marca automóvel em crescimento em Portugal, mas também com o interesse dos portugueses por actividades em natureza só podia resultar no sucesso sem precedentes que foi permitido por esta iniciativa, a qual está cada vez mais próxima de garantir uma caravana de meia centena de equipas. Nos caminhos do Marão ou no Alto Douro vinhateiro, com sol mas também com chuva que, de tão forte, chegou a transformar meros caminhos em ribeiras de caudais cheios, a caravana Dacia viajou, conheceu e venceu todos os desafios do território nortenho com uma satisfação ímpar.

As 46 equipas e 120 participantes vindos de norte a sul do país e da vizinha Espanha registaram novo recorde de inscrições e voltaram a mostrar a fibra e a boa disposição da família Dacia. Em relação às máquinas, os modelos Duster e Sandero Stepway percorreram, em alguns casos com maiores cuidados e atenção, os corta-fogos, estradões, trilhos em altitude, vales à beira rio e o empedrado das aldeias mais rurais, um leque de percursos que veio enriquecer a experiência de condução dos participantes. Para trás ficou um fim-de-semana que passou pelas serras do Alvão, Cabreira, Marão e Meadas, e que teve percursos em diversos concelhos.

A etapa nocturna na sexta-feira, até ao alto da Senhora da Graça, foi feita sem chuva e com uma paisagem marcada pelas luzes das povoações, embora mesmo lá no alto, durante a visita ao Santuário, o nevoeiro limitasse as vistas.

AventuraDacia4X2 001

AventuraDacia4X2 002

AventuraDacia4X2 004

Sábado também amanheceu com nuvens e temperatura amena e a caravana partiu para a expedição nortenha, passando pelas Minas Fonte Figueira até chegar, já com sol, para a visita à igreja de S. Gonçalo em Amarante. Mas foi já depois de almoço e após a passagem no centro de interpretação do Castelo de Arnóia, que os mais ousados quiseram sentir a adrenalina promovida pela passagem nos troços do Rali de Portugal, incluindo o salto de Lameirinha onde alguns Dacia perderam por instantes o contacto com o solo bem ao jeito de outras máquinas e de outras “aventuras”. No final do dia, a visita à pacata aldeia de Agra e os serviços de spa do Agua Hotels de Mondim de Basto repuseram a tranquilidade no seio da caravana.

No Domingo os trilhos mais enlameados obrigaram a novos cuidados mas proporcionaram novas emoções até à cascata de Fisgas do Ermelo. Contudo, seria já a caminho da travessia da Serra do Marão que a chuva intensa e o nevoeiro surgiram em pleno, limitando a observação da beleza da paisagem e mostrando que também nos elementos da natureza em terras do Marão mandam os que de lá são.

Ultrapassado o Marão, com a descida para o Peso da Régua e a travessia do Douro a caminho de Lamego e da Serra das Meadas, à vista do Santuário da Senhora dos Remédios, o sol apareceu de novo e permitiu uma despedida em grande da sempre bem-humorada e aventureira família Dacia, num último desfrutar da paisagem ímpar do norte de Portugal permitido a partir da encosta daquela serra no espaço ímpar do restaurante Paraíso Douro.

No final, e antes de cada uma das equipas rumarem aos seus locais de origem, um pouco por todo o país mas também a Espanha, no caso de algumas equipas que vieram desde o país vizinho para esta Aventura, houve tempo para ouvir Ricardo Oliveira, Director de Comunicação e Imagem da Dacia Portugal, para quem este “foi mais um passeio extraordinário onde saíram evidenciadas todas as capacidades dos Dacia, numa altura em que a nova geração Duster vai iniciar a sua comercialização em Portugal.“

AventuraDacia4X2 005

AventuraDacia4X2 006

AventuraDacia4X2 007

Curiosamente, nesta iniciativa meia dúzia de equipas foram distinguidas pela Dacia Portugal por terem participado em todas as edições da Aventura Dacia 4X2, tendo-lhes sido permitido realizar os percursos dos dois primeiros dias desta sétima edição ao volante de igual número de unidades de Dacia Duster 4X2 da nova geração, modelo que começará a ser comercializado no final do corrente mês. Entre os que puderam assim testar as novas máquinas da Dacia as opiniões dividiram-se, entre os que, possuindo Duster 4X4 da actual geração gostaram dos novos 4X2 mas preferem manter a aposta na tracção integral, e os que, tendo modelos 4X2, verificaram a evolução da nova proposta da Dacia não lhe negando elogios.

Certo é que o ensaio dos novos Dacia Duster realizado por entre a caravana terminou no final do segundo dia desta 7ª Aventura Dacia 4X2 pelo que todas as equipas rumaram no domingo à tarde às suas terras ao volante dos seus automóveis, depois de um fim-de-semana marcado por mais este evento do Clube Escape Livre que na oitava edição deverá rumar aos trilhos do Alentejo. Para trás fica assim uma edição que contou com o apoio institucional dos municípios da Guarda e Amarante e o patrocínio da Valorpneu, Bridgestone, First Stop e SPAL, com o LusoMotores entre os meios que participaram no apoio à divulgação deste evento.

Jorge Reis

AventuraDacia4X2 009

AventuraDacia4X2 008

AventuraDacia4X2 011

AventuraDacia4X2 021

AventuraDacia4X2 022

AventuraDacia4X2 023

Pin It