A chegada deste modelo está agendada apenas para bem mais tarde, ao longo do ano de 2019, mas a Opel Portugal fez questão de apresentar à Imprensa desde já o Opel Combo Life, um modelo que o construtor diz ter tudo para poder ser o novo melhor amigo das famílias e que o LusoMotores pôde conhecer através de uma unidade de pré-produção revelada no agora renovado Capitólio, no Parque Mayer, em Lisboa.

Dotado de uma nova arquitetura, o novo Combo Life terá duas variantes de comprimento de carroçaria, ambas com opção de cinco ou sete lugares, com uma capacidade da bagageira que vai dos 597 litros aos 2693 litros. Para além disso, sofisticados sistemas de assistência à condução e informação e entretenimento, ‘Head up display’ e câmara traseira de 180 graus, formas elegantes e linhas marcadas ao jeito do “design” próprio da Opel, tudo isto assente numa arquitetura nova, com enorme espaço no interior e uma particular versatilidade num modelo automóvel que poderá ser equipado com uma ou duas portas laterais traseiras de correr.

As já referidas duas variantes de carroçaria, com comprimentos totais de 4,40 e 4,75 metros, bem como com cinco ou sete lugares, ajudam à completa versatilidade de um modelo em que os banco traseiros podem ser facilmente ocupados pelos mais novos elementos da família. Na fila traseira de bancos, com três assentos individuais, equipados, todos eles, com sistema de segurança Isofix para cadeiras de criança, podemos transportar três cadeiras em simultâneo permitindo aos mais pequenos que desfrutem de uma vista desafogada, também para as estrelas graças ao tejadilho panorâmico. E se para uma viagem em família o Combo Life tem tudo para dar uma resposta cabal às necessidades, este mesmo modelo tem ainda a capacidade de se transformar rapidamente para servir de igual modo numa ida às compras à loja mais próxima de mobiliário sueco.

O novo Opel Combo Life eleva ainda a fasquia em matéria de ambição técnica neste segmento de mercado, criando novas escalas nos patamares de segurança e de conforto. O modelo da Opel está dotado de tecnologias e sistemas de assistência à condução bem conhecidos das classes de automóveis compactos ou dos SUV, como Alerta de Cansaço do Condutor, câmara traseira 180º, ‘Head up display’ e IntelliGrip, entre vários. Entretanto, do lado do conforto surgem bancos aquecidos e volante aquecido, para dar apenas dois exemplos do elevado grau atingido. Uma das novidades na longa lista de sistemas de assistência à condução são os Sensores de Flanco, que ajudam o condutor em manobras a baixa velocidade, em locais apertados. Isto com a intenção de proteger a carroçaria, que se destaca pela aparência robusta sem perder a elegância.

A propósito deste modelo da Opel, Michael Lohscheller, CEO do construtor, garante que se trata de “um modelo-chave“ na ofensiva de produto da marca, e acrescenta: “Pelo espaço e pela versatilidade, vai atrair muitas famílias que passarão a viajar mais seguras e com maior prazer graças à nossa oferta alargada de sistemas ultramodernos de assistência à condução. Este automóvel tem enorme potencial de contribuir para fazer crescer a marca Opel e dá-nos a oportunidade de fazer valer novos argumentos, com novo vigor, no importante segmento dos pequenos furgões de passageiros.”

Tecnologias e sistemas de assistência

O novo Opel Combo Life acrescenta à lista de equipamento um número considerável de sistemas avançados de segurança e de conforto que são muito pouco comuns nesta classe de veículos. A Opel responde, assim, ao desejo de muitas famílias, clientes-tipo deste género de automóveis, que passam a ter acesso a um vasto leque de tecnologias muito úteis no dia-a-dia. Entre estas soluções tecnológicas inovadoras contam-se o já referido ‘Head up display’, capaz de reduzir o risco de distração ao projetar as informações mais importantes num pequeno ecrã localizado na linha de visão do condutor, ainda o Alerta de Colisão Dianteira com detecção de peões e Travagem Automática de Emergência, que acciona alertas sonoro e visual, actua autonomamente nos travões quando a distância para o veículo da frente se reduz rapidamente e o condutor não reage.

A câmara dianteira Opel Eye, conhecida de modelos populares como Astra, Corsa e Mokka X, recolhe permanentemente dados que são processados por dispositivos de assistência como o Reconhecimento de Sinais de Limite de Velocidade e de Manutenção de Faixa. Já o Programador de Velocidade Automático ajusta a velocidade em função da distância para o veículo que circula à frente, havendo que ter em conta o sistema de Regulação Inteligente da Velocidade que informa quando surge um novo limite de velocidade detetado pelo Reconhecimento de Sinais de Limite de Velocidade. Se o Programador de Velocidade ou o Limitador de Velocidade estiverem ligados, o sistema pergunta se o condutor deseja que a velocidade seja ajustada em conformidade.

O Alerta de Cansaço do Condutor procede a uma avaliação do nível de fadiga mediante o tipo de condução adotado e sugere uma paragem para descanso, sendo que até para a poder estacionar o Opel Combo Life tem a capacidade de tornar as manobras de estacionamento mais fáceis com os Sensores de Flanco, uma novidade no vasto conjunto de sistemas da Opel de ajuda ao estacionamento e às manobras, a Câmara Traseira Panorâmica, que alarga o ângulo de visão para trás para 180 graus, o que permite, em manobras de marcha-atrás, visualizar tráfego que se aproxima dos dois lados, e tudo isto sem esquecer o sistema de Assistência Avançada ao Estacionamento, capaz de identificar espaços de estacionamento adequados e estacionar o automóvel automaticamente (ou retirá-lo do estacionamento), deixando para o condutor apenas a missão de comandar os pedais e a caixa de velocidades.

Em passeios de fim-de-semana, por exemplo, as famílias podem aventurar-se em caminhos que levam a locais menos acessíveis, fora do alcatrão, graças a uma solução inteligente como o controlo de tracção Intelligrip, conhecido do Opel Grandland X e constituído por um diferencial dianteiro controlado eletronicamente que adapta a distribuição de binário entre as duas rodas da frente. Dá margem para alguma ‘patinagem’ de rodas, quando necessário, e modifica os pontos de troca de mudanças da caixa de velocidades automática, bem como a resposta do acelerador. Tudo isso contribui para a melhor tração e a melhor estabilidade quando o automóvel circula em pisos com água ou com lama, areia ou neve.

Equipamento, espaço e versatilidade

A bordo deste Opel Combo Life é ainda possível encontrar o volante forrado a couro com aquecimento, bancos dianteiros aquecidos e um sistema auxiliar de aquecimento do habitáculo, que funciona sem recurso ao motor e pode ser programado para pré-aquecer o interior do Combo Life antes da partida. A mais recente geração de sistemas de informação e entretenimento, compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto, comandados através de ecrãs tácteis que podem ir até oito polegadas de diagonal, ou ainda o recarregamento sem fios de baterias de telemóveis compatíveis, possível numa placa de indução situada na consola central, sob os comandos do ar condicionado, são sistemas e dispositivos permitidos nesta nova proposta da Opel que garante, como características determinantes da sua realidade, aquilo que as famílias querem — espaço, conforto e versatilidade —, para além de diversas soluções tecnológicas.

O novo Opel Combo Life, que irá sair da linha de montagem da fábrica da marca em Espanha, mas também da unidade da PSA em Magualde, estará disponível na variante ‘standard’, com carroçaria de 4,4 metros de comprimento total, e uma variante com carroçaria 35 cm mais longa, podendo ser equipado com duas portas laterais traseiras de correr. Ambas as variantes têm altura de 1,8 metros e ambas disponibilizam versões de cinco e de sete lugares, o que significa que a linha Combo Life terá sempre solução mesmo para uma família mais numerosa e os seus dois ‘golden retrievers’.

Na apresentação deste modelo os 'golden retrievers' não estavam lá, mas a Opel Portugal não deixou de preencher a unidade exposta com inúmeros “amigos dos mais pequenos”, peluches de todos os tamanhos colocados nos mais diversos espaços de arrumação do Combo Life, nomeadamente num compartimento na parte interior do tejadilho sobre o espaço da bagageira, sem dúvida uma solução de arrumação particularmente interessante.

Referência em espaço disponível

Falando em arrumação, para viagens de férias, com muita bagagem a transportar e até mesmo os animais de estimação, o Combo Life é um excelente parceiro, isto porque a variante de base, com carroçaria ‘standard’ e cinco lugares, oferece uma bagageira com capacidade a partir de 597 litros. O compartimento de bagagens da variante mais longa tem capacidade mínima de 850 litros.

Com os bancos traseiros rebatidos a capacidade de carga da variante ‘standard’ mais do que triplica, para 2126 litros, o que quer dizer que o transporte de equipamento de campismo, bicicletas ou outros grandes volumes não é problema. E será ainda menos na variante mais longa, cuja capacidade máxima de carga atinge notáveis 2693 litros.

Os ‘designers’ e os engenheiros pensaram também em melhores formar de transportar objetos longos, podendo as costas do banco do passageiro da frente ser rebatidas, abrindo espaço para grandes pranchas de ‘surf’, por exemplo. Registe-se que é possível encomendar o Combo Life com óculo traseiro de abrir.

O novo Combo Life pode ser encomendado com gancho de reboque retrátil. A capacidade de reboque chega até 1500 kg, dependendo das versões. Nesta configuração é acrescentado ao equipamento o sistema de Controlo de Estabilidade de Atrelado, uma função adicional do ESP capaz de anular movimentos de oscilação e guinada. O sistema atua automaticamente sobre o motor e os travões para reduzir a velocidade e, com isso, a eliminar a instabilidade do conjunto.

O novo Opel Combo Life deverá permitir um leque completo de versões a gasóleo e a gasolina, com motores com turbocompressor e injecção direta, acoplados a caixas manuais de cinco ou seis velocidades. No capítulo das transmissões há a registar a entrada no segmento de uma inédita caixa automática de oito velocidades, que ficará disponível em opção.

J.R.

Pin It