Salão Motorclássico regressa à FIL em AbrilO Motorclássico – Salão Internacional de Automóveis e Motociclos Clássicos vai regressar à FIL – Feira Internacional de Lisboa nos dias 8, 9 e 10 de Abril . A 12ª edição do maior evento português relacionado com a temática dos Clássicos e da História Automóvel reunirá mais de 150 expositores de vários países, sendo organizado pelo Museu do Caramulo em parceria com a AIP – Feiras Congressos e Eventos.

Para esta edição, a organização do Salão Motorclássico anunciou ter preparado um programa variado e estimulante, que conta a participação de várias entidades comerciais e institucionais e se dirige a aficionados do mundo dos clássicos mas também ao público em geral.

A programação da 12ª edição do Motorclássico inclui duas novas exposições temáticas dedicadas à BMW e às motorizadas Vespa, o tradicional leilão de automobilia e passeios e concentrações de clássicos, entre outras actividades que visam celebrar o universo motorizado clássico. Em 2015, o Salão Motorclássico recebeu mais de 40 mil visitantes.

BMW 100 Anos e 70 Anos Vespa

2016 é um ano especial para a BMW, uma vez que o gigante alemão da indústria automóvel celebra o centenário da sua fundação e o Salão Motorclássico assinala os 100 anos de história da marca com uma exposição temática inédita. “BMW 100 Anos” apresenta uma viagem pela história da marca através de alguns dos automóveis mais emblemáticos produzidos pelo fabricante germânico, como o BMW 507, o BMW Série 3 e o BMW Isetta, o microcarro produzido a partir de 1955 e que vendeu mais de 160.000 unidades.

A BMW (Bayerische Motoren Werke) foi fundada em 1916 por Karl Rapp e pelo aviador Gustav Otto, no seio da indústria aeronáutica, com o objectivo de produzir motores de aviões. Com o fim da I Guerra Mundial, o Tratado de Versalhes proibiu a construção dos mesmos e a BMW viveu a sua primeira reinvenção, voltando-se para a produção de motorizadas e automóveis. Foi assim o princípio de uma história fascinante que será possível revisitar no certame.

Um pouco mais a sul, em Itália, e um pouco mais tarde, em 1946, nasceu um dos maiores ícones da cultura motorizada de sempre: a Vespa. No Motorclássico, a icónica mota italiana será a protagonista de uma exposição temática, denominada “70 Anos Vespa”, que traçará sete décadas de história deste pequeno grande vulto da engenharia e do design.

Desenhada por Corradino D’Ascanio, para muitos um dos melhores designers aeronáuticos de Itália, a Vespa foi a resposta da Piaggio, dizimada após a II Guerra Mundial, para enfrentar os desafios do pós-guerra.

Inspirado no modelo de Henry Ford, o criador de um carro simples e barato, Enrico Piaggio pediu ao seu melhor designer que desenvolvesse um modelo de motorizada capaz de devolver à população a tão desejada mobilidade. O resultado foi a Vespa, uma moto nunca antes vista, que rompia todos os tabus e que todos podiam conduzir. Com o seu inconfundível chassis com suporte para pés, que permitia que as mulheres conduzissem de saias, e escudos que protegiam o condutor em quaisquer condições meteorológicas, a Vespa marcou um antes e depois não só na história da indústria motorizada mas também na cultura popular como um todo.

Passeios, Leilão de Automobilia e Salão Motor Racing

Além das referidas novidades, não vão faltar os habituais passeios, com destaque para o “Passeio ACP ao Motorclássico”, o “Passeio de Motos Antigas”, o passeio do Clube Fiat de Portugal, o Passeio Clássicos em Setúbal, o Passeio Loures Clássicos e o Passeio UMM, entre outros.

No dia 9 de Abril (sábado), a partir das 17:00, decorrerá o Leilão de Veículos Clássicos & Automobilia, uma rara oportunidade para assistir, vender ou comprar num leilão especializado em automobilia, automóveis e motociclos antigos em Portugal. Realizado em parceria com a leiloeira Leilosoc, o leilão está aberto a coleccionadores e visitantes, que poderão inscrever-se no site do Salão Motorclássico. O catálogo do leilão estará disponível, nas semanas antes do evento, na página www.leilao-motorclassico.com.

À semelhança das edições anteriores, vai decorrer em paralelo o Salão Motor Racing, um evento que dá visibilidade ao mundo da competição, abrangendo campeonatos, provas nacionais e internacionais, troféus de várias classes e categorias, profissionais do sector, pilotos, patrocinadores, organizadores, marcas e preparadores, entre outros.

Segundo a organização, o crescimento do número de visitantes e de volume de negócios em cada uma das edições demonstra o impacto e influência do Salão Motorclássico no mercado dos Clássicos em Portugal.

Pin It