Salão Auto do Porto espera 40.000 visitantesO Salão Auto do Porto arranca esta quinta-feira na Exponor, em Matosinhos, tendo a organização do evento a expectativa de acolher 40.000 visitantes até ao próximo domingo , de modo a relançar um "evento de referência" que já não se realizava desde 2008 e contará com cerca de 500 viaturas novas e usadas, abrangendo 80% das marcas disponíveis no mercado luso.

A organização do evento está a cargo do centro de congressos Exponor e da Associação Nacional do Ramo Automóvel (ARAN), cujo presidente, António Teixeira Lopes, encara este regresso como um sinal de recuperação do sector, conforme referiu em declarações à agência Lusa: "O Salão Auto do Porto era um evento de sucesso nos anos 90 e tornou-se uma referência pela procura impressionante que motivava, mas, após a sua transferência para Lisboa, realizou-se pela última vez em 2008 e nunca mais foi retomado".

"Agora que há indícios de retoma, as empresas apostaram em força neste regresso e isso é particularmente significativo se tivermos em conta que, em alguns casos, esses expositores não têm o apoio dos importadores nos custos desta representação", completou o presidente da ARAN.

Durante os quatro dias do certame, o público poderá encontrar na Exponor mais de 500 viaturas novas e usadas de 80% das marcas disponíveis em Portugal, em diferentes gamas de produto. Entre as marcas presentes estarão: Alfa Romeo, Audi, Citroen, Dacia, DS Automobiles, Ferrari, Fiat, Kia, Lancia, Land Rover, Mazda, Mercedes-Benz, Mitsubishi, Nissan, Opel, Peugeot, Porsche, Renault, Seat, Skoda, Smart, Suzuki e Volkswagen.

Filipe Gomes, director do evento, referiu, à Lusa, que, além da diversidade de oferta, o Salão Auto do Porto se destaca também por dar a conhecer "as principais novidades do sector" e por proporcionar aos interessados na aquisição de uma viatura "simulações financeiras feitas na hora".

Para contribuir para o sucesso do evento, a organização apostou também na redução dos preços das entradas (o bilhete individual custa três euros e o duplo cinco) e em actividades paralelas como test-drives, simuladores de corrida, exposições de clássicos e uma campanha de sensibilização para a utilização regular de vestuário retro-reflector por parte de peões e ciclistas.

Em termos de horário, o Salão Auto do Porto estará de portas abertas entre as 15:00 e as 22:00 na quinta e na sexta-feira, entre as 10:00 e as 22:00 no sábado e das 10:00 às 19:00 no domingo.

Simultaneamente, a Exponor acolherá, de sexta-feira a domingo, a segunda edição do ExpoMecânica - Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto, que se anuncia como a mostra do "estado da arte no domínio da manutenção e reparação automóvel em Portugal". Organizada pela Kikai Eventos, a exposição espera receber cerca de 15.000 profissionais e mobiliza mais de 140 operadores económicos do pós-venda automóvel nacional, com o objectivo de dar a conhecer as novidades em áreas como "a viatura e a oficina online, a evolução dos veículos sem condutor e o multimédia e infotainment dos habitáculos".

Pin It