SalaoFrankfurt2015-14Já abriram as portas do Salão Automóvel de Frankfurt, um dos maiores certames do sector que traz àquela cidade alemã, a cada dois anos, as novidades automóveis dos diversos construtores . Ao longo desta terça-feira, mas também amanhã, o acesso será ainda vedado ao público em geral, sendo estas datas dedicadas para a apresentação das novas propostas das marcas aos jornalistas de todo o mundo que ali se deslocam, ávidos de conhecer o que aí vem.

Com um total de 1.098 expositores, de 35 países, espalhados numa área gigantesca  de 235 mil metros quadradros, as estrelas serão os modelos que irão chegar posteriormente às nossas estradas, mas também outras propostas apresentadas como concepts que poderão até nunca chegar à fase de produção, mas que apontam caminhos e soluções para os automóveis do futuro mais ou menos próximo.

Modelos como o novo BMW X1, um SUV que poderá apresentar tracção dianteira nas versões mais "acessíveis" e que agora apresenta uma bagageira ampliada dos 420 litros da anterior geração para os 505 litros. Nota ainda neste modelo do construtor bávaro para a aposta em motores de três ou quatro cilindros, sempre com turbo. O espaço interior é mais requintado e poderá equipar bancos traseiros ajustáveis, que aumentam o espaço para as pernas em até 13 cm. Lado a lado com o novo X1, a BMW terá ainda como proposta neste certame o novo Serie 7, modelo revelado nos últimos dias aos jornalistas nas estradas de Portugal.

Outro destaque importante deste Salão Automóvel de Frankfurt surge de uma marca que nem sequer é alemã. Falamos da Jaguar, que neste certame aposta todas as fichas no Jaguar F-Pace, um SUV de aspecto imponente que chegou à Alemanha depois de um aventureiro looping apresentado pelo construtor a dar conta do espírito radical com que este modelo poderá ser encarado. Ainda assim, e apesar de radical, o F-Pace surge assente na mesma plataforma do luxuoso Jaguar XE, procurando permitir adrenalina... com o requinte próprio de quem dificilmente esquece o fato e gravata.

SalaoFrankfurt2015-15SalaoFrankfurt2015-29SalaoFrankfurt2015-19

Referência ainda para o novo Audi A4, agora na sua quinta geração, maior do que o anterior, com 4,7 metros de comprimento, o que acresce em mais três centímetros referente ao modelo agora "reformado". Apesar disso, o novo A4 da marca de Ingolstadt surge 120 kg mais leve, com um habitáculo espaçoso no qual se destaca um painel de instrumentos digital costumizável.

Continuando a dar conta das novidades, espreitamos agora a sempre surpreendente Kia, marca sul-coreana que continua a inovar e a crescer em qualidade nas suas propostas. Desta vez, no stand da Kia surge a nova geração do Sportage, um modelo agora curiosamente muito parecido com um Porsche Cayenne, que além do visual completamente renovado ganhou qualidade nos acabamentos no interior e equipamentos de última geração no que se refere à conectividade e à segurança.

Ainda sem indicações quanto a datas de lançamento deste novo Kia Sportage no mercado nacional, ficamos também sem saber os preços e, uma curiosidade, sabermos o que irá acontecer relativamente à classificação deste modelo em termos de classes nas portagens, isto depois do anterior Sportage ter provocado polémica e confusão ao ser apontado como classe 2 depois da sua comercialização ter sido iniciada enquanto modelo de classe 1, o que obrigou a uma intervenção da marca ao nível da suspensão dianteira do modelo.

Modelo de inegável qualidade e com uma imagem particularmente agradável já na preente geração, o novo Kia Sportage tem assim todas as condições para voltar a ser um "best seller" a nível global e, naturalmente, também em Portugal.

SalaoFrankfurt2015-20SalaoFrankfurt2015-22SalaoFrankfurt2015-23

E porque é entre os SUV que surgem muitas das principais propostas neste Salão Automóvel de Frankfurt, nota para mais uma, apresentada pela germânica Mercedes Benz. Falamos do novo GLC, modelo que vem ocupar o lugar do agora "velhinho" GLK, mas com as vantagens de ser 80 kg mais leve, de contar com mais espaço interior e de ter  quatro opções de motores eficientes. O objectivo deste modelo da Mercedes Benz será lutar por um lugar cimeiro de vendas no segmento onde surgem propostas como o BMW X3, Audi Q5, ou Volvo XC60.

Igualmente importantes e incontornáveis neste certame germânico são modelos dos quais o LusoMotores já aqui falou oportunamente e que resumem grandes apostas comerciais e de meios por parte dos respectivos construtores. Falamos nomeadamente dos novos Renault Mégane e Talisman, este último agora também enquanto carrinha, modelos que farão certamente uma importante quota da actividade comercial do construtor francês nos tempos mais próximos, lado a lado com outras propostas como o Twingo, o Clio ou o monovolume Espace.

Nota ainda para outra proposta da Renault, a pick-up Alaskan, para já ainda enquanto concept na qual se destaca a grelha enquadrada por conjuntos ópticos em LED, luzes traseiras em C, saída central de escape em alumínio e jantes de 21 polegadas com desenho ousado. Esta incursão da Renault no terreno das pick-ups procura permitir uma proposta que dê para conciliar os momentos de aventura e lazer com a utilização no dia a dia, num modelo que equipa um motor 1.6 biturbo diesel capaz de uma potência de 160 cavalos.

SalaoFrankfurt2015-24SalaoFrankfurt2015-25SalaoFrankfurt2015-26

Outro dos modelos incontornáveis em Frankfurt, e neste caso a "jogar em casa", será o novo Opel Astra, agora na quinta geração, um modelo que o LusoMotores teve oportunidade de conhecer em apresentação estática em Lisboa e que muito em breve teremos oportunidade de testar em termos dinâmicos. Mais leve do que o anterior, o novo Astra promete qualidade de condução e acima de tudo conectividade, permitindo que quem circule a bordo deste modelo possa estar em permanência ligado às principais plataformas de comunicação.

Também a "jogar em casa" está a Volkswagen, construtor que apresenta neste certame a nova geração do SUV Tiguan que, entre outras coisas, carrega uma série de recursos de segurança e conectividade. Como sistemas de aviso de saída da faixa, cruise-control adaptativo, sistemas de detecção de peões, uma câmera de visão de 360 graus e um sistema de emergência que pode detectar se o motorista está consciente e imobilizar o veículo, se necessário, são sistemas aqui possíveis no Tiguan, um modelo que apresenta um novo aspecto visual e novo espaço interior. Os motores ganharam em eficiência, com a gama a apresentar propostas capazes de potência entre 115 cavalos e 240 cavalos.

Última referência aqui a propósito das novidades germânicas no Salão Automóvel de Frankfurt, a propósito da qual se poderá dizer que os últimos são os primeiros, isto porque falamos agora do novo Porsche 911 Carrera, sem dúvida uma das sensações deste evento. A prata da casa deixou os motores aspirados de lado e adoptou propulsão turbo em toda a linha, em blocos associados a caixas manuais de sete velocidades. Estamos assim perante novos motores 3.0 de 6 cilindros que contam com dois turbocompressores, capazes de aumentarem a potência para 370 cavalos na opção de entrada desta proposta da Porsche, e 420 cv se estivermos a falar no Porsche Carrera S.

SalaoFrankfurt2015-27SalaoFrankfurt2015-10SalaoFrankfurt2015-28

Em termos visuais, a Porsche procurou deixar o desenho mais refinado, com novos faróis com quatro pontos de luzes diurnas, tampa traseira redesenhada e novos conjuntos ópticos traseiros. A cabine oferece o novo padrão Porsche Communication Management com display multi-touch e funções inéditas. Além disso, o superesportivo passa a oferecer a suspensão activa de série, graças à qual o carro pode aproximar-se 10 milímetros do chão.

Notas finais para outros modelos que concentram atenções neste certame, nomeadamente o Citroen Cactus M, um estudo resultante do bem sucedido Cactus do construtor francês e da "fusão" possível com o icónico Mehari que resulta numa proposta arrojada e divertida que poderá chegar à produção bem mais depressa do que seria imaginável inicialmente. Nota para outra proposta francesa, neste caso da Peugeot, que leva a Frankfurt o 308 R mas também o concept Fractal, para um certame que iremos acompanhar nos próximos dias para aqui dar conta das diferentes propostas que se destacam em terras germânicas.

Sobre outros construtores, como a Fiat com o renovado 500, ou a Honda com um concept desportivo, ou ainda a já referida Porsche com um modelo eléctrico simplesmente fantástico, entre tantas outras propostas, aqui iremos trazer a informação nos próximos dias, deixando da parte da equipa do LusoMotores o convite para que possa saber tudo sobre o Salão de Frankfurt connosco, diariamente aqui com toda a informação... para si!

texto: Jorge Reis

SalaoFrankfurt2015-13SalaoFrankfurt2015-37SalaoFrankfurt2015-39SalaoFrankfurt2015-40Hyundai-New-SantaFeSalaoFrankfurt2015-41SalaoFrankfurt2015-11

Pin It