CLA45AMG-RacingSeriesAntecipando o desportivo de corridas para clientes da Mercedes-AMG, foi apresentado em Frankfurt, no IAA'2013, o protótipo CLA 45 AMG Racing Series , um modelo que pretende acompanhar o êxito mundial do asas-de-gaivota SLS AMG GT3. Genes das corridas automóveis, tecnologia competitiva e um design impressionante, o coupé de quatro portas CLA 45 AMG Racing Series de alta-performance, próximo da versão de produção, fará parte da série de automóveis de 2.0 litros com turbocompressor.

A versão standard do CLA 45 AMG, disponível desde Junho deste ano, tem os genes perfeitos para se tornar um automóvel de competição para clientes: sendo o motor de 4 cilindros mais potente actualmente em produção em série, o 2.0 litros AMG com turbocompressor debita 360 cv de potência e um binário máximo de 450 Nm. Tal como no modelo normal, a potência do modelo de corrida é transferida pela transmissão desportiva AMG Speedshift DCT de 7 velocidades.

O CLA 45 AMG Racing Series, próximo da versão de produção, é anunciado pelo construtor com a capacidade para participar em diversos campeonatos internacionais de corridas, tais como troféus nacionais específicos da marca ou o campeonato alemão VLN, provas de longa distância de Nurburgring. As especificações técnicas variam de acordo com o tipo de campeonato e as respectivas regras, e a potência do motor bem como a transmissão são variáveis, podendo ser combinadas com tracção integral ou tracção puramente dianteira na versão padrão.

Design impressionante

As características típicas de um modelo de corrida, totalmente fabricado em fibra de carbono (CFRP), tornam o design extravagante do CLA 45 AMG ainda mais impressionante: nova saia dianteira e traseira, longas asas e painéis laterais. Adicionalmente, os pneus específicos para corrida concedem uma largura impressionante ao veículo. Graças às asas traseiras em fibra de carbono e aos orifícios de refrigeração para o motor e os travões, o CLA 45 AMG Racing Series apresenta um ar imponente, mesmo parado. Para a utilização na pista, os atributos aerodinâmicos do coupé de alta-performance são ainda mais optimizados, através da utilização dos componentes em fibra de carbono recentemente desenvolvidos: a saia dianteira com separação à frente resulta numa pressão adicional, tal como o difusor traseiro com três lamelas e o aerofólio traseiro, ajustável.

A entrada de ar nos painéis laterais, à frente das rodas traseiras, garante o arrefecimento eficaz dos travões traseiros. A ventilação dos arcos das rodas, nas asas, que se estendem ao longo de seis centímetros de cada lado, aumentam a pressão nos eixos dianteiro e traseiro. Para completar o verdadeiro estilo típico do desporto automóvel, o capô e a tampa da mala estão equipados com pegas de libertação rápida. Em resumo, o ADN desportivo da AMG, a marca de performance da Mercedes-Benz, é reconhecido imediatamente no CLA 45 AMG Racing Series.

Elevado nível de segurança no interior

No interior predomina a atmosfera do mundo das corridas automóveis: as roll bars no interior são produzidas em aço de alta resistência. O elevado nível de segurança é também assegurado pela backet 1300 GT em fibra de carbono, da Recaro, preparada com o sistema HANS (Head and Neck Support), e o sistema de extintor integrado.

No cockpit, o painel de instrumentos da AMG mantém o condutor informado acerca da velocidade máxima, velocidade do motor, e temperaturas do motor e da transmissão. O volante tem patilhas para passagem de caixa, o que permite um controlo perfeito do veículo. A consola central apresenta comandos adicionais, tais como o interruptor central para a eletrónica a bordo do veículo, os interruptores para o sistema de alerta de perigo e para o sistema que controla o extintor.

Suspensão especial para competição

À semelhança do SLS AMG GT3, o CLA 45 AMG Racing Series foi desenvolvido pela Mercedes-AMG em cooperação com a HWA AG. A HWA é a empresa responsável pelo desenvolvimento e pelas presenças dos veículos AMG-Mercedes DTM em nome da Mercedes-Benz Motorsports. Os pilotos profissionais, incluindo o embaixador da marca AMG, Bernd Schneider, partilham o cockpit durante o programa de testes e desenvolvimento.

A equipa da HWA, que surgiu dentro da AMG, é uma das mais bem-sucedidas no desporto automóvel internacional: dez títulos de piloto no DTM e ITC, aos quais se juntam duas vitórias completas no Campeonato FIA GT. Nenhuma outra marca venceu tantas corridas e títulos do DTM como a AMG-Mercedes.

Já em relação ao SLS AMG GT3, possui uma presença permanente no segmento GT3 desde o Outono de 2010. Até à data, foram vendidos 67 exemplares deste modelo que possui diversos títulos em campeonatos internacionais, como o ADAC GT Masters, o Campeonato Europeu FIA GT3 e o Campeonato Mundial FIA GT1, bem como mais de 100 vitórias em corridas realizadas por todo o mundo. Destes feitos destacam-se as corridas das 12 horas de Bathurst e as 24 horas no Dubai, que confirmaram o caráter competitivo deste modelo. O SLS AMG GT3 2013 foi assim apelidado como o "grand slam" [grande êxito] das clássicas corridas GT3 de longa distância, com quatro vitórias sucessivas. Homologado de acordo com as regras da FIA GT3, este automóvel de competição disponível para clientes participa em mais de 22 séries de corridas, espalhadas nos cinco continentes.

Pin It