×

Erro

[SIGPLUS_EXCEPTION_SOURCE] Image source is expected to be a full URL or a path relative to the image base folder specified in the back-end but 2012/LUSOMOTORES/Automoveis/Volvo/Volvo-P1800 is neither a URL nor a relative path to an existing file or folder.

Apresentado no Salão de Bruxelas em 1960, o coupé desportivo P1800, da Volvo, cuja produção começou um ano depois, mereceu esta semana uma recordação especial por parte da marca sueca

, numa altura em que a Volvo celebra o famoso Livro do Recordes. Até 1973 foram produzidas cerca de 46.000 unidades daquele emblemático modelo desenhado pelo sueco Pelle Petterson, havendo a destacar uma unidade produzida em 1966 que entrou para a história como o automóvel com mais quilometragem do Mundo. Falamos de um Volvo P1800 que, pelas mãos do seu condutor Irv Gordon, um norte-americano de East Patchogue, no estado de Nova Iorque, percorreu qualquer coisa como 4,5 milhões de quilómetros.

VolvoP1800-IrvGordon01Em 2011 o P1800 comemorou as bodas de ouro de um modelo que se popularizou, na década de sessenta, com Roger Moore ao volante na série “O Santo”. Contudo, para além aquele actor britânico, também Irv Gordon viria a conhecer a fama com o mesmo modelo automóvel, o P1800, com o qual percorreu mais de 2,8 milhões de milhas (4,5 milhões de quilómetros) no seu desportivo vermelho. Gordon, um professor de ciências agora reformado, comprou o seu Volvo P1800 em Junho de 1966 apaixonando-se de imediato pelo seu novo carro, conduzindo qualquer coisa como 2400 quilómetros logo nas primeiras 48 horas.

Tendo que efectuar diariamente 200 quilómetros devido às deslocações entre a sua residência e o estabelecimento de ensino onde leccionava, Gordon, que manteve desde sempre uma enorme dedicação à manutenção de veículos e uma paixão por conduzir, conseguiu de modo fácil contabilizar 800 mil quilómetros em 10 anos de utilização “normal” da sua viatura, uma marca que iria, afinal, continuar a contabilizar até valores muito mais elevados.

No “Guinness Book”

VolvoP1800-IrvGordon07Em 1998, com 2,7 milhões de quilómetros percorridos, Irv e o seu P1800 entraram para o livro “Guinness World of Records”. Depois, em 2002, já com direito a cerimónia protocolar e cobertura mediática internacional ultrapassou a fasquia dos dois milhões de milhas (3,218 milhões de quilómetros), uma marca cumprida em Nova Iorque na área comercial de Times Square.

De então para cá, Irv Gordon já ultrapassou as 3 milhões de milhas (4 milhões e 800 mil Kms) com o seu Volvo P1800, quebrando desse modo consecutivamente o seu próprio recorde sempre que conduz o seu desportivo vermelho, quer o faça para tomar um simples café em Cincinnati, para almoçar em Rolla, no Missouri, ou mesmo para jantar em Green River, no estado do Wyoming.

Consciente da sua conquista e do seu legado, Irv Gordon sabe bem que ele e o seu Volvo P1800 estabeleceram um recorde difícil de bater por outros e por si mesmo: “O automóvel já provou que conseguirá ir muito mais longe, mas não estou assim tão certo em relação a mim. De qualquer forma, o que conseguirmos para além destes números será mais uma prova fantástica para o génio da engenharia da Volvo, bem como para a resiliência das pessoas da minha idade”.

O futuro para o P1800

VolvoP1800-IrvGordon02Olhando para o futuro, muito se interrogam sobre o que irá acontecer ao recordista P1800, matéria sobre a qual Irv Gordon, agora com mais de 70 anos de idade, não hesita em afirmar que o seu Volvo, depois de mais de três milhões de milhas, lhe sobreviverá, certamente. Em jeito de brincadeira conta: "Pensei em entregá-lo a um museu onde as pessoas o pudessem admirar e imaginar, aquele motor, o mesmo rádio, mesma transmissão e, claro, o mesmo motorista, percorrendo mais de 3 milhões de milhas, mas agora tenho outra ideia, vendê-lo por 3 milhões de dólares - um dólar por milha percorrida!”

Esta “ideia” Irv Gordon motiva uma segunda pergunta em redor daquilo que faria com aquele dinheiro, e a resposta do condutor recordista, em jeito de conclusão do diálogo, surge tão imediata quanto trocista: “Gastava todo esse dinheiro a viajar, mas sempre por estrada”.

Navegando na internet, nomeadamente no Youtube, não é difícil encontrar imagens e entrevistas com Irv Gordon, nomeadamente uma entrevista concedida à Volvo Cars US que os diversos distribuidores da marca no território norte-americano partilham nas respectivas presenças nas redes sociais, e que que aqui deixamos para os visitantes do LusoMotores a partir do distribuidor da Volvo no estado do Illinois, a Volvo Oak Park. Nesta entrevista, Irv Gordon conta como acumulou tantos quilómetros ao volante do seu P1800, deixando claro que ainda tem muitos mais quilómetros para percorrer porque afinal, ninguém tem dúvidas de que tanto ele como aquele Volvo vermelho nasceram para a estrada.

{gallery}2012/LUSOMOTORES/Automoveis/Volvo/Volvo-P1800{/gallery}

Pin It