Numa altura em que está já em distribuição a edição impressa do número #04 da revista Consilcar Magazine, publicação trimestral editada pela LusoSaber, damos conta ainda de algumas das propostas de veículos usados deixadas na revista anterior e que podem ainda ser encontradas no stock da Consilcar, empresa parceira do LusoMotores, senão na unidade que serviu de base a esta reportagem, por certo em outras idênticas e disponíveis por valores similares. Neste caso, a nossa atenção assenta sobre um modelo retirado do segmento dos “crossover”, o Fiat 500 X, que consegue o seu destaque também por força da genética própria da família 500.

FICHA TÉCNICA

FIAT 500 X 1.3 M-JET

Cilindrada | 1300 cc
Matrícula | Abril/2016
Gasóleo
Garantia de 1 ano
Preço | € 15.980(*)

(*) preço proposto pela Consilcar
à data da reportagem

Face à popularidade e sucesso do Fiat 500, a marca italiana apostou em 2014 no Fiat 500 X, um modelo inspirado visualmente no simpático Cinquecento mas com medidas bem mais imponentes, com 4,25 metros de comprimento, 1,80m de largura, 1,60m de altura e 2,57m entre-eixos, com um visual aventureiro para um modelo que até se atreve em alguns percursos off-road, sendo no entanto o seu ambiente natural a selva urbana das grande cidades, onde os buracos do asfalto ou uma ou outra berma mais alta ou um qualquer lancil de um passeio mais “destacado” deixam de constituir problema.

Construído sobre a mesma plataforma do Jeep Renegade, o Fiat 500 X é assim apontado para uma utilização mais urbana, deixando as aventuras mais radicais para o seu primo da Jeep, marca que desde há alguns anos pertence, afinal, ao mesmo grupo FCA.

AR2I1491

AR2I1522

AR2I1523

AR2I1550

Estamos assim perante um modelo automóvel que garante bons comportamentos em quaisquer pisos, fácil de conduzir e com espaço interior generoso para famílias, aqui sem dúvida mais disponível do que o pequeno 500 que lhe dá origem.

Amplamente equipado, com sete airbags, controlo electrónico de estabilidade ESP e assistente de arranque em plano inclinado, sistema de entretenimento com um “touch screen” de 6,5 polegadas, com Bluetooth, entrada auxiliar, GPS, porta USB e comandos de voz entre outros mimos.

Em termos de comportamento, a direcção mostra-se firme para trajectórias eficazes em curva que nem sequer é afectada pelo facto deste modelo ter uma maior altura ao solo, isto porque o controlo de estabilidade impede o adornar típico de veículos mais altos neste modelo que, muito importante, está classificado como classe 1 nas portagens.

Referência para o funcional sistema Start & Stop que ajuda a deixar o gasóleo no depósito e alguns euros na carteira.

texto: Jorge Reis
fotos: Carlos Rodrigues

AR2I1526

AR2I1524

AR2I1538

AR2I1539

AR2I1542

AR2I1551

Pin It