Se a Volkswagen é claramente alemã, alguns dos seus modelos são, sem dúvida, portugueses, nomeadamente o actual T-Roc mas também o desportivo Scirocco que mereceu honras de capa na segunda edição da Consilcar Magazine, publicação trimestral editada pela LusoSaber, e que tem agora também o seu espaço no LusoMotores, numa altura em que continua a ser ultimada mais uma edição daquela revista pela sua equipa redactorial, concretamente a #Mag05.

FICHA TÉCNICA

VOLKSWAGEN SCIROCCO
2.0 TDI Sport DSG

Cilindrada | 2000 cc
Matrícula | Março/2016
Gasóleo
Garantia de 1 ano
Preço | € 27.980(*)

(*) preço proposto pela Consilcar
à data da reportagem

Certo é que, enquanto não é possível conhecer os conteúdos daquela que será a primeira Consilcar Magazine de 2019, recordamos o destaque dado ao Volkswagen Scirocco, curiosamente um modelo que continua a merecer atenções especiais no stock da Consilcar pela presença de várias unidades propostas por esta empresa parceira do LusoMotores.

Nascido em Portugal, no distrito de Setúbal e no concelho de Palmela, o Volkswagen Scirocco, começou por ter alguma dificuldade em se assumir como uma escolha consensual para o espaço mais nobre da Mag #03, mas depois de alguns quilómetros ao volante vimos que tinha todas as condições para se assumir como o protagonista.

Bem sentados, com um conforto assinalável que este modelo permite nos bancos ergonómicos em que facilmente encontramos a melhor posição para uma condução eficaz, accionamos a ignição do motor 2.0 de 150 cv de potencia, perdemos (ou ganhamos) um primeiro minuto a ouvir o “cantar” deste motor da Volkswagen antes de arrancar, e acabamos por sair para a estrada num automóvel que permite prazer na condução... entre outros aspectos positivos.

01CR1420

01CR1430

01CR1431

01CR1433

Veículo com matrícula de Março de 2016, com pouco mais de 11 mil quilómetros, equipado com a caixa automática DSG, porventura uma das melhores caixas de velocidades no mercado, com um comportamento simplesmente impecável que lhe granjeou inúmeros elogios nos últimos anos, apoiada por patilhas no volante para uma condução ainda mais intuitiva, o Scirocco convence nos primeiros quilómetros percorridos. O ar condicionado automático permitiu o melhor ambiente no caminho para a praia a bordo do carro com o qual enfrentámos os primeiros dias do Verão que entretanto já começou.

Sem ser propriamente um carro novo, continua a não passar indiferente e motiva mesmo alguns torcicolos a quem o observa a passar. Capaz de curvar como poucos, graças a um chassis particularmente equilibrado, permite uma condução desportiva para um comportamento igualmente desportivo.

A bordo, e depois de um acesso fácil até para os lugares traseiros – mesmo sendo um veículo de três portas, a verdade é que o comprimento das portas laterais e o seu ângulo máximo de abertura ajudam ao melhor acesso ao banco traseiro –, há espaço para quatro adultos, os quais poderão transportar alguma bagagem, isto porque a mala, por ser particularmente funda, consegue uma boa capacidade, mesmo sendo um carro com um perfil desportivo em que a traseira surge mais baixa a melhorar a aerodinâmica do conjunto.

01CR1422

01CR1434

01CR1435

01CR1437

Scirocco português surgiu em 2008

Nascido em 1974, o Scirocco foi fabricado de forma ininterrupta até 1992, passando por uma segunda geração que começou em 1981. Como sucessor daquele Scirocco, a Volkswagen lançou o Corrado que, no entanto, ficou bem distante do sucesso que o Scirocco havia conseguido. Era quase obrigatório regressar ao Scirocco e o construtor alemão fez isso mesmo, em 2008, com o “nosso” Volkswagen Scirocco, apostando num design inovador e na qualidade permitida pela fábrica Autoeuropa, em Palmela, onde foi produzido ao longo de mais nove anos, até 2017.

Será importante dar conta que esta “receita” continua a merecer as melhores atenções por parte da Volkswagen que poderá vir a apostar agora no Scirocco para permitir a produção de um modelo eléctrico, a construir sob a mesma plataforma MEB que a Volkswagen desenvolveu a pensar nos futuros eléctricos da marca. Aquela plataforma, aliás, deverá ser usada pela primeira vez no "hatchback" I.D., o primeiro veículos cem por cento eléctrico a produzir em série pelo construtor germânico.

A referência ao “Scirocco eléctrico”, numa edição da Consilcar Magazine que lhe propõe um dossier sobre veículos eléctricos, permite-nos perceber, afinal, que a receita que permitiu o Scirocco, mesmo sendo este um modelo agora ausente da linha de produção da Autoeuropa, continua a estar perfeitamente actual. E se nos concentrarmos na proposta da Consilcar permitida por este Volkswagen Scirocco, com um motor diesel de 150 cv, modelo que no final do ano passado era vendido enquanto novo com preços que rondavam os 50 mil euros, está agora disponível no stock da Consilcar por menos de 28 mil euros.

Produzido em Portugal, este Volkswagen Scirocco permite argumentos para poder ser o seu novo automóvel... com marca Consilcar!

texto: Jorge Reis
fotos: Carlos Rodrigues

01CR1498

01CR1438

01CR1439

EQUIPAMENTO

ABS; Sensores de estacionamento; Automático; Faróis bixenon; ISOFIX; Seis airbags; ESP; Sistema de ajuda ao arranque em plano inclinado; Chave inteligente; Fecho automático das portas em andamento; Sensores de chuva; Câmara de marcha atrás; Suspensão desportiva; Sistema de controle de pressão dos pneus; Faróis diurnos; Sensores de luzes; Luzes traseiras LED; Cruise control; Computador de bordo; Direcção assistida; Fecho central com comando; Apoio de braço; Bancos traseiros com configuração individual; Encostos de cabeça traseiros; Bancos desportivos; Rádio com CD; Volante em pele, regulável e multifunções; Retrovisores aquecidos com anti encandeamento; Retrovisores com regulação eléctrica; Vidros escurecidos; Vidros eléctricos dianteiros; Jantes de liga leve.

01CR1440

01CR1442

01CR1447

01CR1483

InstagramLM Botao 

Pin It