EvoqueConvertible001Acaba de ser apresentado ao mercado e também em Portugal o novo Range Rover Evoque Convertible, modelo tido como o primeiro SUV Compacto Descapotável Premium do mundo e, sem dúvida, o primeiro descapotável produzido pela Range Rover, modelo que é posicionado no topo da gama Evoque, com a capacidade de melhorar a atração da família Evoque, levando a marca Land Rover a um novo segmento de clientes que procuram uma combinação única de Convertible requintado Premium.

Já disponível no mercado português onde pode ser encomendado junto da rede oficial de concessionário da marca britânica, o novo Range Rover Evoque Convertible chega com um preço a começar nos 65.019€ para a versão 2.0L TD4 diesel de 150CV 4x4 SE, devendo as primeiras unidades chegar a Portugal na Primavera de 2016. Como quinto membro da família Range Rover e primeiro descapotável, o novo modelo combina o luxo tradicional da marca britânica com um design exclusivo de quatro lugares e bagageira ampla, para além das especificações completas e versáteis do Evoque com uma sofisticada capota de lona ideal para todas as estações do ano.

As variantes nas escolhas têm a ver com os dois acabamentos luxuosos que podem ser escolhidos, nomeadamente o SE Dynamic e o HSE Dynamic, apresentando-se o novo Evoque Convertible com um habitáculo de quatro lugares onde será possível encontrar a última geração do sistema de informação e entretenimento da Jaguar Land Rover, InControl Touch Pro, e uma capacidade todo-o-terreno ainda mais notável se nos lembrarmos que estamos perante um veículo descapotável.

Em termos de dimensões, o Range Rover Evoque Convertible mantém as proporções elegantes das versões Coupé e cinco portas, com uma calibração suprema da capota que promete um conforto acústico semelhante, quer se encontre aberta ou fechada. Também o espaço interior e a capacidade da bagageira mantêm a versatilidade inerente ao modelo, independentemente da posição da capota.

EvoqueConvertible002EvoqueConvertible003EvoqueConvertible004

Diferente pela sua condição de descapotável, o novo Evoque Convertible promete manter o caráter distinto do Evoque capaz de atrair ainda mais clientes à marca. O design requintado mantém-se neste modelo como já era conseguido no Evoque dito “normal”, com a capota de lona, dotada de uma arquitectura sofisticada de arcos, a revelar-se capaz de manter a tensão para criar um perfil cuidado fiel ao design original. O mecanismo de abertura em Z torna possível a recolha para dentro da secção traseira, mantendo as linhas simples e elegantes, sendo ainda necessário dar conta da forma como os novos pilares das portas foram desenvolvidos para assegurar um perfil limpo com a capota aberta.

Abertura da capota em 18 segundos

A arquitetura de arco sob tensão complementa as proporções bem definidas do Evoque e o vidro traseiro com desembaciador complementa o isolamento acústico luxuoso para o máximo requinte. Ao premir o botão incorporado na consola central, a capota do Evoque abre-se em 18 segundos e fecha-se em 21 segundos, com o Evoque Convertible a rodar até 48 km/h, accionando simultaneamente as janelas para maior conveniência. Opcionalmente, é possível incorporar um defletor de ar para os lugares traseiros, de instalação fácil e rápida, que reduz a turbulência e o ruído de vento com a capota aberta.

No centro do habitáculo deste modelo de gama alta encontra-se um novo ecrã táctil de alta resolução, de 10,2 polegadas, que incorpora a última geração do sistema de informação e entretenimento da Jaguar Land Rover, InControl Touch Pro, que se estreia neste Land Rover. Elevando os níveis de conectividade da marca, o InControl Touch Pro disponibiliza uma resposta melhorada bem como uma boa integração para smartphones, navegação porta a porta, ligação 3G e um equipamento de som premium de alta qualidade, de acordo com a marca.

EvoqueConvertible021EvoqueConvertible020EvoqueConvertible022

As vantagens da capota de lona em comparação com uma capota rígida incluem o peso inferior e um centro de gravidade mais baixo, em complemento à possibilidade de poder abri-la ou fechá-la a velocidades inferiores a 48 km/h. A capacidade da bagageira do Evoque é de 251 litros com a capota aberta ou fechada.

O pára-choques dianteiro com entradas de ar de maiores dimensões e faróis requintados com luzes diurnas em LED, que são também utilizadas como faróis de nevoeiro (apenas na versão HSE Dynamic), bem assim como as embaladeiras, na mesma cor dos pára-choques, a tornar o veículo visualmente mais baixo, e ainda as ponteiras de escape duplas, características do modelo, são apontamentos que, em conjunto, contribuem para um dinamismo adicional permitido a toda a imagem deste SUV peculiar.

Curiosamente, apesar de parecer idêntico ao Evoque Coupé abaixo da linha de cintura, a verdade é que a carroçaria foi substancialmente redesenhada para acomodar o mecanismo da capota. A secção superior dos guarda lamas traseiros foi redesenhada para incorporar os requisitos do Evoque Convertible, enquanto a tampa da bagageira e o spoiler são integralmente novos. O spoiler traseiro, que optimiza a aerodinâmica para melhorar o comportamento dinâmico, incorpora a luz de stop central elevada em LED.

EvoqueConvertible032EvoqueConvertible030EvoqueConvertible031

A carroçaria do Evoque Convertible encontra-se disponível em 13 cores, incluindo dois tons novos denominados Baltoro Ice e Waitomo Grey, ambos metalizados. Desta forma, é criada uma linha de horizonte distinta para complementar a capota de lona em Ebony Black, com os espelhos retrovisores e a secção superior do spoiler traseiro em Narvik Black, disponibilizados como equipamento de série.

Protecção contra capotamento activo em 0,09s

Nota para a presença neste modelo do Dispositivo de Proteção contra Capotamento (Roll-Over Protection Device - RPD), um sistema oculto de barras incorporado sob painéis atrás dos bancos braseiros que, em caso de capotamento, activa automaticamente, em apenas 90 milésimas de segundo, duas barras de alumínio que criam um espaço seguro para os ocupantes.

A bagageira dispõe de uma capacidade de 251 litros, um espaço que se mantém constante com a capota aberta ou fechada. Depois, para maior segurança, uma nova função do fecho centralizado ativa automaticamente o fecho do porta luvas quando a capota está aberta.

Apresentado como o primeiro SUV descapotável no segmento Premium, os responsáveis da marca garantem que o Evoque Convertible não é apenas o primeiro descapotável do mundo para todas as estações do ano, mas é também um verdadeiro Land Rover. A caixa automática ZF de nove velocidades e a tração às quatro rodas integram o equipamento de série do novo Evoque Convertible em conjunto com os motores diesel ou a gasolina.

Aliás, por falar em motores, este modelo é disponibilizado com os motores de quatro cilindros diesel e a gasolina da Land Rover, produzidos integralmente em alumínio e disponíveis com potências que atingem os 240 CV no Si4 a gasolina. A gama Diesel baseia-se nos motores Ingenium de 2,0 litros, com consumos desde 5,1 litros/100 km e emissões de CO2 de apenas 139g/km. As opções habituais de transmissão são combinadas com a caixa automática de nove velocidades da marca, o sistema Terrain Response, o Sensor de Passagem a Vau e o sistema All-Terrain Progress Control, tudo isto para um modelo Evoque Convertible que será produzido nas instalações da Land Rover em Halewood, no Reino Unido, em conjunto com as versões com carroçaria de cinco portas e Coupé, para uma comercialização efectiva na Primavera de 2016 em mais de 170 mercados, entre os quais Portugal.

fotos: ©Land Rover

EvoqueConvertible040EvoqueConvertible041EvoqueConvertible015EvoqueConvertible018EvoqueConvertible011EvoqueConvertible005EvoqueConvertible008

Pin It