AudiA3Cabriolet01O bonito cenário da Marina de Cascais e do respectivo Clube Naval foi o escolhido pela SIVA para apresentar o novo Audi A3 Cabriolet, um modelo desportivo, elegante e versátil , capaz de seduzir num primeiro olhar pelo traço fluido das suas linhas equipado com a já tradicional capota têxtil. Do ponto de vista tecnológico também ocupa uma posição líder na sua categoria, com uma consequente construção de baixo peso, motorizações que prometem eficiência e evoluídos sistemas de assistência.

AudiA3Cabriolet02Da primeira observação às duas unidades presentes neste evento, uma em branco e outra em azul, verificámos desde o início estarmos perante um descapotável de quatro lugares com uma postura desportiva. Em comparação com o modelo antecessor, verifica-se um aumento no comprimento de 4,24 para 4,42 metros, de 2,58 para 2,60 metros na distância entre eixos e de 1,77 para 1,79 metros na largura, maiores dimensões para uma maior habitabilidade e um consequente maior conforto. No entanto, o peso em vazio da versão base é de apenas 1.345 quilos, cerca de 60 quilos mais leve que o seu antecessor, isto porque muitos dos componentes do novo Audi A3 Cabriolet foram fabricados em aço de alta resistência, enquanto o capot do motor foi construído em alumínio.

O alumínio, aliás, tem uma presença importante neste novo Audi A3 Cabriolet, isto porque este material aparece na moldura do para brisas, mas também em todo o contorno do veículo, rodeado por uma faixa decorativa em alumínio. Os grupos ópticos transmitem-lhe uma imagem precisa ao mesmo tempo que as entradas de ar e o pára-choques enfatizam a sensação de largura do Audi A3 Cabriolet, um modelo que surge também disponível com faróis com tecnologia LED como equipamento opcional.

Capota abre ou fecha em apenas 18 segundos

AudiA3Cabriolet03Particularmente importante em todo o conjunto do Audi A3 Cabriolet é a capota têxtil montada através de uma leve estrutura de magnésio e de aço. A abertura ou o fecho da mesma é feita através de um sistema electrohidráulico em apenas 18 segundos, mesmo se o veículo estiver em movimento até uma velocidade máxima de 50 km/h. Quando está aberta, a capota é guardada num compartimento, ficando assim reduzida a volumetria da bagageira a uma capacidade de 275 litros. Com a capota fechada, a bagageira aumenta a respectiva capacidade para os 320 litros litros, podendo este valor ser aumentado com o rebatimento dos bancos traseiros. Como alternativa é oferecida uma capota acústica completamente automática, com uma espuma interior mais espessa que reduz ainda mais o nível de ruído no habitáculo do A3 Cabriolet.

AudiA3Cabriolet06O deflector de vento e o aquecimento para a zona da cabeça (Airscarf) nos bancos dianteiros estão incluídos no equipamento opcional. Em caso de acidente, um sistema activo de protecção anti-capotamento protege os passageiros.

No habitáculo encontramos um desenho limpo do interior, com um painel de instrumentos estreito e elegante incorporado numa consola central ligeiramente orientada para o condutor. Os grandes difusores de ar, redondos com desenho inspirado na turbina de um avião, o painel de instrumentos do sistema automático do ar condicionado e as inserções decorativas com desenho tridimensional conferem ao Audi A3 Cabriolet a aparência de um modelo do segmento superior.

Três blocos a gasolina e um motor 2.0 TDI

AudiA3Cabriolet09O coração do novo Audi A3 Cabriolet pode diferenciar-se entre três blocos a gasolina TFSI, com cilindradas de 1.4 e 1.8 litros, e potências de 125 CV, 140 CV e 180 CV, respectivamente, e o motor 2.0 TDI que debita uma potência de 150 CV. Comparativamente com os motores usados no modelo anterior, o consumo médio das três motorizações base é inferior em cerca de 13 por cento, isto apesar das prestações serem superiores. Um elemento que merece atenção especial é ao sistema COD (cylinder on demand) que desliga dois cilindros com cargas baixas no bloco 1.4 TFSI de 140 CV. Será importante referir ainda assim que a oferta de motores irá ser alargada.

Em relação às transmissões, o novo Audi A3 Cabriolet também aposta nos mais avançados e recentes desenvolvimentos tecnológicos com os AudiA3Cabriolet07motores a poderem ser acoplados ao sistema automático S tronic que, em conjunto com o sistema dinâmico de condução Audi drive select, oferece a função roda livre no modo efficienty, que reduz ainda mais o consumo de combustível. A tracção integral permanente quattro é outra novidade no Audi A3 Cabriolet.

O carácter desportivo deste descapotável de quatro lugares deve-se principalmente à equilibrada repartição do peso entre os eixos, a qual na variante quattro é de 56:44. Este valor foi assegurado graças à utilização da plataforma modular transversal (MQB) em que é baseado o Audi A3 Cabriolet. Na MQB, todos os motores apresentam o mesmo posicionamento de montagem e, em comparação com o modelo anterior, o eixo dianteiro foi deslocado 40 milímetros para a frente.

Opcionais de topo de série em versões superiores

AudiA3Cabriolet10Em termos de equipamento, e entre as propostas opcionais, encontramos o sistema dinâmico de condução da Audi (de série no nível de equipamento Sport), o Audi drive select, o qual permite ao condutor optar por diferentes modos de funcionamento da gestão do motor, da direcção assistida, do sistema S tronic e do sistema automático de ar condicionado. A regulação é extensível até outros sistemas opcionais como o controlo de amortecimento Audi magnetic ride, o adaptive cruise control, o sistema adaptive light e a direcção assistida progressiva, cuja relação de desmultiplicação é mais directa à medida em que é incrementado o ângulo de viragem da direcção.

Atraente neste Audi A3 Cabriolet é a oferta de componentes de entretenimento, destacando-se o sistema de som da Bang & Olufsen e o sistema de navegação MMI plus. AudiA3Cabriolet11O ecrã plano de 7 polegadas surge electricamente no tablier enquanto que, no terminal de comando MMI, o botão giratório foi combinado com o MMI touch para dar lugar ao touch wheel (ou roda tátil), em que a sua parte superior inclui o campo táctil que pode ser usado para introduzir letras e números.

O sistema Audi connect engloba ainda todas aquelas tecnologias que ligam o condutor com o veículo, e com a internet, sendo que no novo Audi A3 Cabriolet a ligação à internet é efectuada, sempre que possível, através do ultra-rápido protocolo LTE. Este sistema permite aos passageiros navegar pela internet e gerir o seu correio electrónico através de um ponto de acesso sem fios WLAN. AudiA3Cabriolet04Para o condutor, o sistema descarrega para o veículo os serviços de internet personalizados da Audi, desde a navegação com imagens do Google Earth e Google Street View, passando pela informação de tráfego Audi online, até ofertas como as redes sociais Facebook e Twitter.

Restará referir a propósito deste novo Audi A3 Cabriolet, que teremos oportunidade de fazer regressar aqui ao LusoMotores após o respectivo ensaio dinâmico, que estamos perante um modelo produzido na fábrica húngara de Győr, estando disponível desde já na rede de concessionários da Audi com preços que, para as versões a gasolina, começam nos 38.060 euros (1.4 TFSI Attraction de 125 Cv) e terminam nos 51.910 euros para o 1.8 TFSI Sport S tronic quattro. Já na nos blocos diesel, a oferta está compreendida entre os 43.560 euros para o 2.0 TDI Attraction e os 49.060 euros para o 2.0 TDI Sport quattro.

texto: Jorge Reis

AudiA3Cabriolet12


Pin It