Electromobilidade, condução autónoma, digitalização – a indústria dos veículos comerciais está a mudar a uma enorme velocidade encontrando-se a MAN Truck & Bus preparada pra o futuro da indústria dos veículos comerciais, pelo menos a julgar pelas suas acções e afirmações. À porta do salão de veículos comerciais IAA 2018, que decorre em Setembro e onde a MAN Truck & Bus deverá apresentar os respectivos destaques nestes sectores, este construtor promete desenvolver sistematicamente esforços para o aumento da eficiência, visando com isso compensar os elevados investimentos associados a estas tecnologias.

Joachim Drees, CEO da MAN SE e da MAN Truck & Bus, afirma: "A nossa estratégia corporativa Future Lion tem como objectivo definir um foco claro da MAN para os mercados e produtos. Isto significa que vamos analisar minuciosamente o nosso portfólio de produtos e a nossa presença em mercados internacionais, para conhecer ainda melhor as necessidades dos clientes, reduzir custos e priorizar os nossos investimentos. O caminho é claro – a MAN Truck & Bus tem de se tornar mais lucrativa para conseguir continuar a investir em desenvolvimentos futuros. Colocando as coisas de forma simples, vamos concentrar-nos em coisas que são essenciais para o futuro da empresa, e vamos ter a coragem de deixar para trás outras coisas."

Neste enquadramento, o Conselho Executivo da MAN Truck & Bus AG decidiu simplificar o portfólio de produtos com a interrupção da produção e vendas do MAN CLA, um veículo direccionado especificamente para as necessidades de mercado de economias emergentes, estando abaixo dos veículos da série TG, com muito pouca expressão ao nível de vendas de camiões da empresa. A MAN vai descontinuar a produção em Pithampur, na Índia, assim que estiverem prontas todas as encomendas colocadas até à data.

A MAN Truck & Bus chegou a acordo com a Force Motors Ltd. relativamente à venda da fábrica em Pithampur. A empresa vai adquirir a fábrica e fazer uma oferta para manter os postos de toda a força de trabalho. "Foi para nós uma grande satisfação termos conseguido encontrar uma solução positiva para todos os envolvidos, e que garante o emprego dos nossos colaboradores", indicou Jörg Mommertz, responsável pela MAN Trucks India. Foram também lançadas outras iniciativas para aumentar a eficiência da MAN Truck & Bus, e que visam sobretudo a priorização de investimentos e o foco na redução de custos assinalados; exceptuando a rede de produção, isto também se aplica em casos de operações de vendas e desenvolvimento, bem como a custos indirectos e compromissos com fundos.

Em relação a esta estratégia, Joachim Drees afirma: "Estamos a preparar a MAN para o futuro. As bases forma lançadas com o programa PACE 2017, durante o qual muitos processos foram reestruturados de forma a se tornarem mais eficientes. Agora estamos a desenvolver essas bases, a estabilizar aquilo que já alcançámos e com a atenção especialmente direcionada para aplicar firmemente este conceito de eficiência a toda a empresa e a longo-prazo."

A MAN Truck & Bus é uma das principais empresas da Europa no fabrico de veículos comerciais e no fornecimento de soluções de transporte, com uma facturação anual de cerca de 10 mil milhões de euros (2017). O portfólio de produtos inclui carrinhas, camiões, autocarros e motores a diesel e a gás, assim como serviços no âmbito do transporte de passageiros e de mercadorias. A MAN Truck & Bus é uma empresa da Volkswagen Truck & Bus AG, em breve TRATON AG, e emprega em todo o mundo mais de 36.000 colaboradores.

Pin It