eCityGold-035Carlos Martins, Secretário de Estado do Ambiente, presidiu à cerimónia de apresentação do e.City Gold, o novo autocarro 100% elétrico para transporte urbano, realizada na CaetanoBus onde marcaram presença responsáveis autárquicos de vários municípios do país que procuram alternativas limpas para o transporte urbano em Portugal. Foi assim revelado o e.City Gold, o novo autocarro urbano 100% elétrico, totalmente desenvolvido em Portugal pela CaetanoBus, em parceria com a Siemens e instituições da Universidade do Porto.

Nos próximos meses o autocarro vai estar em demonstração em várias cidades portuguesas, um forte indício de que os municípios encaram a mobilidade elétrica como uma solução capaz de dar resposta aos principais problemas de mobilidade urbana. Guimarães, Coimbra, Lisboa, Braga e Porto são alguns desses municipios onde o e.City Gold poderá ser em breve uma presença constante e familiar para as populações.

Para José Ramos, presidente da Salvador Caetano Indústria, “só a combinação de políticas ambientais ambiciosas, produtos de inovação tecnológica e uma mudança nos hábitos da sociedade poderão viabilizar os desafios da mobilidade sustentável”. Já o Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, desafiou os municípios portugueses a serem um parceiro nestes projetos, manifestando um desejo: “Que dentro em breve este seja um projeto que possamos ver a circular nas ruas das nossas cidades”.

O e.City Gold é assim o resultado da combinação da conceituada experiência da CaetanoBus no desenvolvimento de autocarros urbanos com carroçaria em alumínio, com a nova geração de veículos Caetano com uma motorização amiga do ambiente e tecnologia Siemens. Equipado com baterias de última geração, e dotado de um sistema de tração elétrica fiável e eficiente, o e.City Gold, com lotação até 88 passageiros, destaca-se pelas zero emissões de CO2, ausência de ruído, redução significativa dos custos de energia e manutenção.

eCityGold-078

Há quase três décadas que a empresa do Grupo Salvador Caetano estuda, desenvolve e testa a mobilidade elétrica como solução eficiente para o transporte coletivo. Em 1984 foram desenvolvidos os primeiros troleicarros para os circuitos eletrificados do Porto e de Coimbra. Recentemente, a CaetanoBus, também em parceria com a Siemens, foi responsável pelo lançamento do primeiro autocarro exclusivo de aeroporto 100% elétrico, com unidades já comercializadas. Esta tecnologia tem vindo a ser testada nas principais cidades europeias, como Estugarda, Genebra Viena, Helsínquia, Amesterdão, mas também em território nacional.

Entre 2010 e 2015 a Empresa investiu já direta e indiretamente cerca de sete milhões de euros em projetos de Inovação e Desenvolvimento ligados à mobilidade elétrica, uma aposta na engenharia portuguesa e na formação especializada dos seus técnicos em prol da indústria nacional.

Será ainda importante referir, a propósito da CaetanoBus, que se trata do maior fabricante de carroçarias e autocarros em Portugal. Fundada em 1946, por Salvador Fernandes Caetano, a empresa fabrica autocarros para os segmentos de turismo, urbano e serviço de aeroporto. A maioria dos seus produtos destinam-se à exportação e estão ao serviço de operadores de transporte um pouco por todo o mundo. Líder no mercado de autocarros de aeroporto de marca COBUS, a empresa apresenta uma clara vantagem competitiva a nível mundial neste segmento, com uma quota de mercado superior a 75%, correspondendo a uma frota de cerca de 3500 veículos em operação nos aeroportos de mais de 100 países do mundo.

Já em relação à Salvador Caetano Indústria, é a sub-holding do Grupo Salvador Caetano que concentra as unidades de negócio do Grupo ligadas à produção e comercialização de autocarros. Com sede em Portugal, detém também empresas de distribuição localizadas na Alemanha e Inglaterra. Na Salvador Caetano Indústria está igualmente integrada a Caetano Aeronautic, uma empresa que se dedica à fabricação e montagem de peças e estruturas para aeronaves, em materiais metálicos e compósitos para fornecimento da indústria aeroespacial e de defesa ibérica e europeia.

eCityGold-095

Pin It