Mercedes ActrosA Mercedes-Benz anunciou ter aumentado ainda mais a liderança do Actros em termos de eficiência graças ao novo motor OM 471 , que, segundo o fabricante alemão, permite baixar o consumo de combustível até 3%, enquanto as curvas de potência e de binário na gama de rotações mais baixa sobem mais rapidamente, dando aos motores novas características de performance. Este factor é utilizado pela marca para aplicar uma relação da transmissão final mais longa, o que beneficia a eficácia do consumo de combustível.

De acordo com o construtor automóvel germânico, os novos valores de performance de 530 cavalos (390kW) e 2600Nm de binário são o culminar dos melhoramentos introduzidos nos motores de série com cinco valores de potência nominal, que começa nos 421 cavalos (310kW).

Os especialistas do desenvolvimento de motores conseguiram os novos melhoramentos do OM 471, primordialmente através de quatro novas evoluções: um sistema de injecção optimizado que trabalha com maior flexibilidade e picos mais elevados de pressão de injecção; um novo turbocompressor de gases de escape fabricado internamente e adaptado ao OM 471, que tem uma nova válvula de recirculação dos gases de escape, permitindo uma eficaz divisão de trabalho entre os cilindros e que aumenta ainda mais a robustez dos motores; um controlo da combustão melhorado; e um conjunto de medidas de design que reduzem a fricção dos componentes móveis do motor.

Um dos elementos-chave do novo OM 471 é a última geração do sistema de injecção X-Pulse, um sistema common-rail original com a pressão a intensificar-se no injector e com flexibilidade sem restrições para regular o sistema de injecção. A pressão máxima na conduta foi aumentada de 900 para 1160 bar, o que permite uma pressão de injecção máxima de 2700 bar no topo do bico dos injectores. Resumidamente, a pressão só estará disponível e será apenas extremamente elevada, se servir para aumentar a eficácia do consumo de combustível.

Pin It