CaetanoBus cria autocarro turístico interactivo A CaetanoBus, empresa do Grupo Salvador Caetano, adaptou um autocarro de aeroporto Cobus 2500 para ser uma loja de turismo interactiva móvel para o Turismo do Porto e Norte de Portugal , criando o TOPAS (Tourism Office Public Auto Service), que foi apresentado, na passada quinta-feira, nas instalações do grupo em Vila Nova de Gaia, num evento que contou com a presença de várias entidades públicas e privadas, do Governo de Portugal, de câmaras municipais e de entidades do sector dos transportes e do turismo.

Entre os presentes na sede do Grupo Salvador Caetano estiveram a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Emídio Gomes, o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, e José Ramos, presidente da Salvador Caetano Indústria.

A transformação do veículo em loja de turismo interactiva móvel teve como principal desafio a aplicação da tecnologia e sistemas multimédia utilizados actualmente nas lojas do Turismo do Porto e Norte num autocarro, permitindo criar uma loja ambulante. A solução final tornou possível implementar um painel contínuo de LEDs na lateral e traseira do autocarro, permitindo a visualização dinâmica de imagens em ecrã panorâmico. O facto de o Cobus ter uma construção de alumínio modular facilitou as transformações deste veículo.

CaetanoBus cria autocarro turístico interactivo

“Este projecto é a prova da elevada capacidade técnica da CaetanoBus em desenvolver soluções de mobilidade e engenharia únicas e orientadas para os seus clientes, aliás, uma característica que vem da génese do Grupo Salvador Caetano”, afirmou o presidente da Salvador Caetano Indústria.

O TOPAS nasceu de um protocolo de cooperação assinado em 2013 entre a CaetanoBus e o Turismo do Porto e Norte de Portugal, que desde então têm vindo a colaborar e explorar sinergias na dinamização e promoção dos produtos e actividades de dois sectores de actividade muito importantes para a economia portuguesa: a indústria e o turismo.

Desde o seu desenvolvimento, em 2012, este autocarro esteve já a transportar passageiros em circuito urbano e em aeroporto, tendo sido adaptado para o transporte exclusivo de deficientes (ao serviço da selecção inglesa nos paralímpicos) e foi agora transformado numa loja interactiva de turismo, que circulará pela Europa, levando consigo o melhor do Norte de Portugal.

CaetanoBus cria autocarro turístico interactivo CaetanoBus cria autocarro turístico interactivo

Pin It