MAN-MuniqueA MAN Truck & Bus iniciou esta semana a construção de uma nova estufa de pintura de cabines, tendo sido realizada esta terça-feira, 8 de Setembro, a cerimónia de início do projecto , evento que contou com a presença de Dieter Reiter, presidente da Câmara de Munique, um projecto que irá permitir a criação de uma nova, moderna e eficiente linha de pintura base junto ao edifício de pintura actual, num espaço com uma área total de aproximadamente 18,000 m2, distribuídos por cinco andares.

A nova linha de pintura base estará operacional no fim de 2017, fruto de um investimento total de cerca de 80 milhões de euros, um montante incluído no futuro programa da MAN Truck & Bus AG. O altamente eficiente processo de pintura na nova estufa consiste num pré-tratamento, revestimento por imersão catódica através de rotação, selagem de bainhas e aplicação de revestimento. O processo de rotação na pintura por imersão permite uma redução significativa dos consumíveis e químicos utilizados, através da aplicação dos mais recentes sistemas de engenharia. Além disso, uma limpeza extremamente eficiente significa que o nível de partículas no ar de escape é reduzido em 90%, e o consumo de água diminui 80%. Por outro lado, a utilização de tecnologias inovadoras de economia de recursos permite que a MAN reduza para metade as emissões libertadas durante o processo, além de reduzir ainda a utilização de tinta em 15% e o consumo de energia em 25%.

“O investimento na nova estufa de pintura representa um marco para a fábrica de Munique. As novas instalações irão permitir um aumento significativo da eficiência na pintura de cabines e também grandes melhorias na qualidade da pintura. Os novos sistemas estarão equipados com a mais recente tecnologia ambiental, o que será outro contributo significante para o nosso objectivo estratégico de ter uma 'Fábrica Ecologica'. Este sistema permite-nos criar uma base sustentável essencial, a partir da qual podemos criar processos inovadores e ter um baixo impacto ambiental, com máxima eficiência, para as actuais e futuras gerações de camiões”, afirmou Carsten Intra, membro do Conselho Executivo de Produção & Logística na MAN Truck & Bus AG.

Saki Stimoniaris, presidente do conselho de trabalho, também salientou a importância para o futuro da fábrica de Munique: “O investimento na estufa de pintura é fundamental para assegurarmos a manutenção da fábrica e dos empregos. Isto significa que estamos a assegurar os postos de trabalho na produção de cabines, da qual a estufa de pintura faz parte, e em outros locais.”

Pin It