Continuamos a dar conta da nova geração de veículos comerciais da Renault, agora através do novo Renault Trafic, uma proposta agora na quarta geração com a ambição de se manter como uma referência entre os furgões comerciais urbanos. O novo Renault Trafic, apresentado nesta quarta geração entre nós em Cascais para jornalistas de toda a Europa, surge depois do Trafic 1 (1980), Trafic 2 (2000) e Trafic 3 (2014), agora com uma grelha dianteira mais expressiva e faróis Full LED, caixa automática EDC para um maior conforto e suavidade nas manobras do dia a dia e em estrada. Quanto às motorizações, este Trafic IV chega equipado com os novos motores 2.0 dCi para se manter como referência no seu segmento, ou não estivéssemos a falar de um modelo que, comercializado em quase meia centena de países, posiciona-se no Top 3 dos furgões médios na Europa.

Apresentando uma identidade visual comum aos restantes modelos da gama de comerciais ligeiros da Renault, o novo Trafic propõe novos faróis Full LED mais dinâmicos, eficientes e evoluídos tecnologicamente, a assinatura luminosa LED em forma de C (C-Shape) transversal aos diversos modelos Renault, ainda uma grelha dianteira mais proeminente com o logótipo em destaque e um interior particularmente confortável. Segundo o construtor, desde os estofos até à alavanca de velocidades em couro, passando pela harmonia do painel de bordo, cada detalhe foi recriado para melhorar a experiência do condutor e dos passageiros.

Como pudemos verificar, a posição de condução reforça a sensação de estarmos ao volante de um qualquer veículo particular, reforçada pelo conforto e elementos como um painel de bordo modernizado, incluindo pormenores em cromado acetinado nos arejadores, enquadramento da consola central, comandos do ar condicionado, alavanca de velocidades e manómetros.

IMG 5849 

IMG 5887

IMG 5889

Os motores propostos por este novo Renault Trafic são de última geração, encontrando-se em conformidade com as normas Euro 6d-temp. Com um turbocompressor de geometria variável, oferecem potência e binário elevados, até 170 cv e 380 Nm, permitindo obter uma redução do consumo de combustível até 0,6 l/100 km (valores NEDC 2).

Como não poderia deixar de ser, também no novo Renault Trafic a conectividade a bordo é permitida com as mais recentes soluções multimédia para um verdadeiro escritório móvel conectado, integrando o R-Link Evolution ou o Media Nav Evolution com ecrã multitoque (compatível Android Auto e Apple CarPlay), mas também um novo rádio 1DIN R&Go e um novo microfone, para uma melhor qualidade das comunicações.

Restará referir que o novo Renault Trafic continua a propor uma das maiores capacidades de arrumação do mercado, com 90 litros, incluindo um compartimento de 54 litros sob o banco do passageiro, o encosto de banco rebatível, disponibilizando espaço para um computador, ainda espaço de arrumação e mesa para escrever com mola para folhas, suportes para smartphone e tablet e uma zona de carga optimizada, até 4,15 m de comprimento útil.

IMG 5888

IMG 5890

IMG 5893

Nota final para alguns equipamentos propostos pelo novo Renault Trafic, nomeadamente a iluminação LED reforçada da zona de carga para maior conforto de trabalho, nova chave retrátil com 3 botões ou cartão Renault mãos livres, com opção Single Door Opening para simplificar o acesso, ainda a fechadura reforçada adicional Extra Security lock, para maior segurança e um novo revestimento em polipropileno, para facilitar a limpeza da zona de carga.

Em termos de configuração, o Renault Trafic pode ser pretendido de acordo as opções existentes, nomeadamente dois comprimentos, duas alturas, volume útil entre 3,2 e 8,6 m3, grande número de variantes de carroçarias, superfícies vidradas, divisórias, portas e também cabinas alongadas, entre outras.

Jorge Reis / ©LusoMotores

IMG 5894

IMG 5895

IMG 5897

IMG 5899

IMG 5892

Pin It