“Lendas da Competição” no Museu do CaramuloO Museu do Caramulo vai inaugurar, no próximo sábado, pelas 18:00, a sua grande exposição temporária para 2014, intitulada “Lendas da Competição” e dedicada aos grandes modelos que fizeram história na competição automóvel em Portugal e no estrangeiro.

A exposição vai contar com quase duas dezenas de automóveis de competição, abrangendo oito décadas de história, desde os anos 30 até à actualidade. Entre os veículos expostos, vão estar lendas como o Bugatti 35B de 1930, o automóvel com mais vitórias de sempre na história da competição, até ao Lancia Delta HF Integrale 16V de 1991, com o qual o piloto Didier Auriol venceu o Campeonato do Mundo.

O alinhamento da exposição incluirá também veteranos das 24 Horas de Le Mans, assim como automóveis fabricados em Portugal e que participaram na era dourada das corridas nacionais nos anos 50, além dos monolugares dos anos 60 e 70 e os automóveis de rali desde os anos 60 até à actualidade.

“Cada automóvel destes tornou-se, em determinada altura, numa lenda da competição, seja pelas vitórias alcançadas, pelas inovações técnicas ou pelos pilotos que correram neles. E cada automóvel conta uma história, por vezes gloriosa, por vezes até trágica. São essas histórias que agora queremos trazer até ao público, através de uma experiência de proximidade com os automóveis e outros adereços ligados ao desporto automóvel”, afirmou Tiago Patrício Gouveia, director do Museu do Caramulo.

Além dos automóveis, a exposição “Lendas da Competição” vai apresentar um conjunto de peças históricas e originais relacionadas com as corridas, entre as quais posters, luvas, fatos, capacetes e troféus, de pilotos nacionais a internacionais, além de um núcleo de posters dedicado à relação entre a competição motorizada e o cinema.

O Museu do Caramulo apostou também na componente estética da exposição, recriando os ambientes das corridas ao longo do tempo, e nem o cartaz foi deixado ao acaso, contando com um desenho original e feito de propósito pelo reconhecido artista alemão Markus Haub, para esta exposição temporária.

Patente no Museu do Caramulo até ao dia 18 de Outubro de 2014, a exposição vai ainda contar com a edição de um catálogo oficial com a história de cada automóvel exposto, assim como imagens de época, algumas das quais inéditas.

“Lendas da Competição” no Museu do Caramulo

Pin It