Yohan Sousa campeão nacional Júnior de KartingYohan Sousa conquistou o título de campeão nacional da categoria Júnior após um final “dramático” no Kartódromo Internacional do Algarve , palco da quarta e última prova do Campeonato de Portugal de Karting de 2013. Em igualdade pontual com Diogo Pinto, esta foi desfeita pelo maior número de vitórias ao longo de época, pelo que o piloto do Entroncamento sagrou-se campeão nacional.

Yohan Sousa campeão nacional Júnior de KartingA tarefa de Yohan Sousa na última prova do Campeonato de Portugal de Karting não parecia fácil. O piloto da YKart Competition Team, cujo kart equipado com chassis CRG é preparado por Paulo Barreiro, partia para a final algarvia com uma desvantagem de 14 pontos face ao líder do campeonato, Diogo Pinto.

O fim-de-semana de Yohan Sousa tinha começado com um sétimo lugar nos treinos cronometrados, seguido por um quarto e um segundo lugares nas mangas de qualificação, ambas ganhas pelo seu grande rival na luta pelo título, Diogo Pinto. No entanto, o jovem piloto que completou apenas 13 anos de idade em Abril não baixou os braços perante a adversidade e realizou uma final de grande nível. Largou do segundo lugar, passou pela liderança, e a três voltas do final para a amostragem da bandeira xadrez viu o portuense Ricardo Borges assumir o comando para vencer.

Yohan Sousa garantiu o segundo lugar e, como o seu adversário Diogo Pinto teve um resultado menos positivo, o nono lugar, os dois ficaram em igualdade pontual nas contas do campeonato. Só que o factor de desempate premiava o piloto com maior número de vitórias ao longo do ano e foi esse critério que permitiu que Yohan Sousa celebrasse um novo título de campeão nacional, depois de já ter conquistado o da categoria Juvenil em 2011.

Yohan Sousa campeão nacional Júnior de Karting“Foi muito difícil ser campeão”, começou por dizer o promissor piloto português, que este ano também se evidenciou no Campeonato da Europa, acrescentando: “Em 2011, fui campeão da categoria Juvenil mas este título na Júnior tem um sabor especial, por tudo o que aconteceu ao longo da época. Na primeira prova, desclassificaram-me injustamente – foi o próprio director de prova que o reconheceu mais tarde –, mas tanto eu como a minha equipa, em especial o meu mecânico Paulo Barreiro, nunca baixámos os braços e acreditámos que podíamos ser campeões e não baixamos os braços até à última corrida. Estou naturalmente muito feliz por ter conquistado este título”.

Com mais novo título de campeão nacional no seu palmarés, Yohan Sousa é naturalmente um dos grandes favoritos à vitória na Taça de Portugal de Karting, agendada para os dias 26 e 27 de Outubro e que será disputada no Kartódromo Internacional de Braga.

Pin It