AndriyPits04Andriy Pits rodava na terceira posição na corrida final da terceira prova do Campeonato de Portugal de Karting da categoria Júnior, mas um toque obrigou-o a abandonar a corrida . Na prova disputada este fim de semana no Kartódromo de Viana do Castelo, o piloto de Leiria não teve a melhor sorte e foi mesmo obrigado a abandonar, mas ainda assim está na sexta posição da classificação geral, depois de uma prova em que poderia ter somado preciosos pontos que o colocariam num lugar mais positivo.

AndriyPits05O jovem piloto de Leiria chegou à terceira prova do Campeonato de Portugal de Karting apostado em lutar pela vitória na competitiva categoria Júnior, uma das mais disputadas do panorama nacional. Não só o traçado de Viana do Castelo é uma pistas preferidas do piloto de Leiria como as recentes exibições tinham sido promissoras, com o quarto lugar na ronda anterior em Leiria, além de uma estreia positiva em competições internacionais, durante a primeira prova do Campeonato de Espanha de Karting, há duas semanas.

Em Viana do Castelo, os treinos cronometrados revelaram alguns problemas de carburação no motor do kart que não permitiram a Pits ir além do oitavo melhor tempo. Com o problema ultrapassado, a sua performance melhorou substancialmente na primeira manga de qualificação e terminou no quinto lugar. A segunda manga de qualificação do fim de semana – marcado por intenso calor – mostrou que Andriy Pits estava bastante rápido na pista minhota, com o piloto da Tonykart a terminar no quarto posto e, com isso, a garantir a terceira posição na grelha para a Final.

AndriyPits03Na Final, e tal como havia acontecido na primeira jornada do ano no Bombarral, o toque de um adversário logo à segunda volta levou o jovem português a embater nos pneus de proteção da pista, ficando com o kart imobilizado. Sem baixar os braços, Pits ainda colocou o kart a funcionar e regressou à pista na 15ª e última posição, mas o restante pelotão já estava muito distante e o piloto de Leiria optou por abandonar seis voltas depois, para poupar o material.

“Com os resultados nas mangas, o meu objetivo era claramente vencer a Final ou, no mínimo, terminar nos lugares do pódio”, revelou o jovem piloto de apenas 12 anos. “Mas, mais uma vez, colocaram-me fora de pista e estragaram todo o trabalho da minha equipa e todo o meu empenho em correr nestas condições climatéricas, com uma temperatura que no domingo foi de quase 40 graus. Vamos continuar a lutar até ao final da época”, frisou Pits, que conta com o apoio da Elf e dos Transportes Pascoal.

A quarta e última prova do Campeonato de Portugal de Karting será disputada no Kartódromo Internacional de Portimão, nos dias 21 e 22 de Setembro.

Pin It